Dia do advogado e os mandamentos

11/08/2020 às 14:04
Leia nesta página:

rápida análise acerca dos dez mandamentos do advogado (Eduardo Couture)

                                DIA DO ADVOGADO E OS MANDAMENTOS

 

Hoje, 11 de agosto, é comemorado o dia do Advogado, data escolhida em homenagem à criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil.

Ao pensar em advogado, e seu dia, imediatamente me vem à memória o grande jurista uruguaio Eduardo Couture, que escreveu os  mandamentos do advogado. Tomo a liberdade de relembrar cada um deles[1] e apresentar brevíssimos comentários.

1º. Estuda

O Direito se transforma constantemente. Se não seguires seus passos, serás a cada dia um pouco menos advogado.

O estudo diário enriquece não apenas o advogado. Sem abrir livros, dificilmente o profissional estará apto a atuar em casos concretos. Mais que isso, o advogado se deve atualizar, ler muito, ao menos obras relacionadas à sua área de atuação. Há de estar sintonizado com os acórdãos do Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça (dentre outros tribunais) e os proferidos pelo Tribunal de seu Estado, quanto aos temas relevantes, que lhe dizem de perto; a jurisprudência é importante, assim como a leitura da doutrina de ponta; cabe a leitura dos clássicos. Há de se atualizar quanto as leis regentes da matéria e não perder de vista que o estudo é hábito.

2º. Pensa.

O Direito se aprende estudando, mas se exerce pensando.

O Direito exige interpretação de textos legais e a hermenêutica jurídica se deve fazer presente no dia a dia do advogado. Pensar se traduz em verdadeira arte. Interpretar o texto legal em harmonia com a Constituição Federal e o sistema jurídico é deveras importante. Pensar, refletir acerca do que se lê é passo primeiro para boa e sólida argumentação jurídica.  Pensar a respeito do que os clássicos da área escreveram é outro caminho a ser trilhado. Não esquecer os clássicos, jamais.

3º. Trabalha.

O Direito é uma árdua fadiga posta a serviço da justiça.

O trabalho do advogado deve se diário, metódico, amparado em agenda, anotações. Vive-se com agenda, não há outro jeito. Esse trabalho não é apenas e tão somente a redação de textos direcionados ao juiz da causa. Ele é bem mais abrangente e tem a ver com o estudo. Exige preparação, exame de documentos, reflexão sobre o rumo a tomar e quais efetivas medidas, a bem do cliente. Por outro lado, o trabalho, por vezes, está em apenas orientar clientes (ou não) acerca de questão singela ou mais complexa. Não raro, o consulente nem se torna cliente. A arte de rever este ou aquele autor mais utilizado cotidianamente também é salutar. Assim, possível até memorizar a página onde escreve acerca de determinado tema. É muito corriqueiro ocorrer.

 4º. Luta.

Teu dever é lutar pelo Direito, mas no dia em que encontrares em conflito com direito e a justiça, luta pela justiça.

Lutar pelo Direito é algo imposto a todos os advogados, mas não se crê firmemente que, em havendo conflito com a justiça, há de preponderar esta. O juiz aplica o Direito ao caso concreto e ponto final. Não faz, nunca fez justiça. A justiça absoluta seria um ideal irracional, consoante Kelsen, citado por Eros R. Grau. Comungo de tal pensamento, sem dúvida alguma. E como bem assenta Grau, justiça é com a religião, a filosofia, a história[2]. Tenho para mim que o advogado deve lutar pela defesa de seu cliente, mas não pode lutar por justiça, porquanto, distante do mundo dos homens.

5º. Sê leal.

Leal para com o teu cliente, a quem não deves abandonar até que compreendas que é indigno de ti. Leal para com o adversário, ainda que ele seja desleal contigo. Leal para com o juiz, que ignora os fatos e deve confiar no que tu lhes dizes; e que quanto ao direito, alguma outra vez, deve confiar no que tu lhe invocas.

A lealdade deve ser algo imperativo, não somente em relação ao cliente, mas também a todos os agentes que atuam no processo. Mesmo que nem sempre o advogado da parte adversa seja leal em suas manifestações judiciais, com escritos pouco recomendáveis, há de se manter a postura e responder a tudo de forma jurídica. Deixar que o tempo se encarregue de dar as respostas a atos incorretos. A lealdade para com o magistrado condutor do processo e representante do Ministério Público é outro fator que impera. É de rigor apresentar as questões de forma transparente, clara, concisa, elegante e com boa-fé objetiva. É o caminho mais natural a quem exerce a profissão com dignidade e ética. Bem diz Pontes de Miranda: nada que melhor impressione aos juízes que a elegância discreta das petições, sem encômios, que vexam, e asperezas, que desagradam e às vezes pode ser interpretadas como exuberância advocatícia para avivar as cores de direito duvidoso[3].

6º. Tolera.

Tolera a verdade alheia na mesma medida em que queres que seja tolerada a tua.

Tolerar é uma virtude. Virtude que nem todos exercem. Tolerar os paralogismos e até os sofismas, colocando em prática a boa retórica, a indispensável argumentação jurídica. Observar a dialética no âmbito do processo talvez seja outro caminho salutar. Ouvir e falar, debater com propriedade técnica e respeito, buscar o convencimento do julgador, tolerando a argumentação da parte contrária. Refutar as alegações com classe e estilo. A contradição de ideias faz parte do processo. Colocar em relevo a argumentação jurídica, com base nos clássicos, no referencial teórico adquirido no decorrer da atividade profissional, é o melhor caminho.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

 Afinal, o Direito é argumentação.

7º.  Tem paciência.

O tempo se vinga das coisas que se fazem sem sua colaboração.

Outra virtude a ser exercida diariamente pelo profissional. Como dito, o tempo se encarrega de dar as respostas. O tempo do processo não é o nosso tempo. Com sabedoria, diz Plutarco que o tempo é o mais sábio dos conselheiros. A seu turno, Sófocles assenta que não se deve esconder nada; o tempo vê, escuta e revela tudo. A verdade processual sempre vem à tona e, às vezes, máscaras caem; falsas alegações são afastadas. Basta aguardar, com paciência. Os estóicos hão de ser lidos para que se possa exercitar a paciência. Persevera, sempre.

8º. Tem fé.

Tem fé no Direito, como o melhor instrumento para a convivência humana, na Justiça, como destino normal do Direito; na Paz, como substituto bondoso da Justiça; e, sobretudo, tem fé na Liberdade, sem a qual não há Direito, nem Justiça, nem Paz.

Conforme Miguel Reale, o Direito corresponde à exigência essencial e indeclinável de uma convivência ordenada, pois nenhuma sociedade poderia subsistir sem um mínimo de ordem, de direção e solidariedade[4]. O advogado deve contribuir, na justa medida do possível, para que ocorra a paz na sociedade, praticando os atos necessários à boa e correta resolução do processo, por exemplo. Há de fazer com que o devido processo legal substantivo seja colocado em prática, a bem do esclarecimento da verdade, concedendo-se, ao final, a cada um o que realmente é seu.

9º. Esqueça

A advocacia é uma luta de paixões. Se em cada batalha fores carregando tua alma de rancor, sobrevirá o dia em que a vida será impossível para ti. Concluído o combate, olvida tão prontamente tua vitória como tua derrota.

Há anos, ouvi algo que nunca mais esqueci: os clientes passam, os colegas advogados ficam. Pura verdade. Nenhum cliente é eterno. Nada o é.  Não se apaixonar pela causa, afinal, é apenas uma causa e um dia será julgada. Manter as portas abertas é algo importante, mas na medida do possível. O dever é tratar a todos com lealdade e urbanidade. Este mandamento tem estreita ligação com o pensamento estóico, ou seja, as posições adotadas por Marco Aurélio, Sêneca e tantos outros

10º. Ama a tua profissão

Trata de conceber a advocacia de tal maneira que no dia em que teu filho te pedir conselhos sobre seu destino ou futuro, consideres um honra para ti propor-lhe que se faça advogado.

Amar o Direito, em primeiro lugar. Amar o trabalho como advogado e a ele se dedicar, diuturnamente. Amar a profissão.  Viver o Direito, aprender com os erros e buscar ampliação do seu universo jurídico. Advogar é correr riscos diários; é não ter a certeza de mantença do cliente, é lutar diariamente para que as causas sejam decididas a bem dos interesses/direitos do cliente. É cuidar dos processos todos os dias e zelar para que tramitem de forma rápida e com segurança jurídica. Advogar é agir com ética, lealdade, prudência, honra e bom senso. Nunca, jamais esquecer que o advogado, por força da Constituição Federal, é indispensável à administração da justiça. Tem, por fim, evidente, insofismável função social.

 

 


[1] COUTURE, Eduardo. Os mandamentos do Advogado. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1999. Tradução: Ovídio A. B. da Silva e Carlos O. Athayde.

[2] GRAU, Eros. R. Por que tenho medo dos juízes: (a interpretação/aplicação do direito e os princípios). 7ª edição. São Paulo: Malheiros, 2016.

[3] Comentários ao Código de Processo Civil. Tomo IV. Arts. 282 a 443. 3ª edição. Rio de Janeiro: Forense, 1999, p. 10.. Atualização legislativa de Sergio Bermudes.

[4] Lições Preliminares de Direito. 27ª edição. São Paulo: Saraiva, 2005, p. 2.  

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Carlos Roberto Claro

Advogado em Direito Empresarial desde 1987; Ex-Membro Relator da Comissão de Estudos sobre Recuperação Judicial e Falência da OAB Paraná; Mestre em Direito; Pós-Graduado em Direito Empresarial; Professor em Pós-Graduação; Parecerista; Pesquisador; Autor de onze obras jurídicas sobre insolvência empresarial.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos