Peticionamento e Protocolo eletrônico. Importância para a advocacia.
O peticionamento eletrônico permite aos advogados acesso as pecas processuais por meio de ambiente digital.
Isso gerou uma maior agilidade/facilidade processual, dispensando etapas que demandavam muito tempo e desgaste emocional.
Com o certificado digital também é possível o acompanhamento facilitado das petições, sejam elas, iniciais ou intermediárias, áudios e outros arquivos como meios de prova, reaproveitamento dos dados e informações autenticadas.
Ao aderir ao peticionamento eletrônico, pode-se utilizar o certificado digital para atestar a autoria das transações a serem efetuadas digitalmente. Essa é, inclusive, uma peculiaridade que a Lei determina nos processos eletrônicos brasileiros.
Muitos advogados contratam correspondentes jurídicos de determinada região para efetuarem o protocolo de determinado documento, facilitando o andamento processual daquela lide.
Ademais, inúmeras são as vantagens do protocolo eletrônico, uma vez que, é possível adaptar o documento a qualquer Tribunal do país, sem a necessidade de formatação de arquivos.
Por fim, também esclareço que, após o envio, o software para peticionamento eletrônico recebe um número de protocolo, com a devida homologação daquele documento inserido, ficando realmente prática a situação da advocacia junto do processo digital.
Amanda Grussner. OAB/SC 57.897
https://agrussner.wixsite.com/correspondencia
Comentários
0