Saiba quais são os recursos disponíveis para usar em sua profissão e se surpreenda com alguns deles.

Advogados são profissionais que possuem muita responsabilidade. Em grande parte de sua atuação estão lidando com a vida ou patrimômio das pessoas.

Para organizar a rotina, cumprir com todas as tarefas e não perder prazos, precisam se organizar. Contar com a tecnologia para isso é uma boa estratégia.

Existem recursos diversos como lembretes, acesso às informações online, editor de vídeo e outros que são aliados. Conheça alguns dos softwares e aplicativos que os advogados deveriam conhecer e usar.

1) STJ

Esse é outro site oficial que permite acompanhar processos, mas, nesse caso, pertence ao Superior Tribunal de Justiça.

Ele permite que a consulta seja feita utilizando diversas informações, como número da OAB, classe e número do processo, número do registro e outros.

2) Legal Cloud

Esse é um recurso para os advogados que não desejam perder prazos. É uma calculadora jurídica que informa quanto tempo falta para o prazo final processual.

Com ela é possível escolher os prazos de acordo com as leis e códigos e anotar na agenda.

3) Wondershare Filmora

Esse é um editor de vídeo muito utilizado por profissionais de várias áreas devido ao layout simples e riqueza de recursos.

Ele pode ser usado de diferentes formas. Por exemplo, para criar um institucional para o escritório, produzir vídeos para a internet e até mesmo dar cursos para outros profissionais.

Pode ser útil tanto na divulgação da empresa, como também do advogado.

No próprio site do Wondershare Filmora você tem acesso a um tutorial simples para começar a usar o programa quando quiser.

4) Supremo em Ação

Para os advogados que desejam se manter atualizados, esse é um aplicativo do Supremo Tribunal Federal.

Com ele é possível fazer o acompanhamento dos processos dos Ministros do STF, verificando as movimentações e dados.

Ele garante um acesso seguro e possui um layout simples para que as informações não fiquem confusas.

5) Redes Sociais

Saber como utilizar várias redes sociais para divulgar sua marca é muito importante.

Você pode divulgar o seu trabalho e trocar opiniões com outros colegas da área.

As mídias sociais têm sido bastante usadas para fortalecer a imagem, por isso, dar dicas e mostrar conhecimento com vídeos pode ajudar nesse reconhecimento e te dar visibilidade nessas páginas também (lembre da dica que demos acima sobre o software de edição de vídeos Filmora).

6) Be Focused

Esse é um aplicativo para os advogados que possuem dificuldade de concentração e perdem o foco com facilidade.

Ele se baseia no método pomodoro, que estabelece um tempo para realizar as tarefas e um pequeno intervalo entre elas. A ideia é trabalhar com períodos curtos para que a pessoa não se canse e nem gere desgaste excessivo.

7) CamScanner

Andar com uma pilha de papel de um lado para outro já é algo ultrapassado. Com o CamScanner é possível digitalizar todos os documentos e deixar em formato de PDF.

Dessa forma, eles podem ser levados para qualquer lugar no celular, serem compartilhados digitalmente ou armazenados em nuvem. O programa ainda permite que sejam feitos recortes nas imagens e buscas.

8) DocuSign

Nem sempre é possível estar presente quando se precisa, e advogados precisam assinar muitos documentos.

Esse software permite que se faça uma assinatura digital em um documento de qualquer lugar. Existem alguns recursos que conferem maior garantia à assinatura.

Em questão de minutos é possível enviar documentos, garantir o recebimento e consentimento sobre ele com apenas alguns cliques.

9) Diligeiro

É um recurso voltado para escritórios de advocacia que precisam encontrar advogados.

Para isso, basta criar uma conta e publicar uma demanda. Ela é divulgada e os advogados que estiverem na região escolhida podem se candidatar. Depois é preciso apenas selecionar um deles para cumprir a diligência e pronto.

10) WhatsApp Business

Mais uma ferramenta de comunicação. O WhatsApp Business é voltado para os negócios e tem um foco maior no contato com os clientes.

Com ele será possível esclarecer dúvidas de clientes, passar informações sobre processos e até mesmo conquistar novos casos. Ele conta com recursos diversos como conversas por chat, voz, envio de documentos, chamadas por voz e vídeo chamadas.

11) Hours

Ideal para quando se precisa contabilizar as horas para posteriormente cobrar os honorários advocatícios.

Nele se criam categorias de acordo com a necessidade e se registra o que foi feito no dia. Ao acioná-lo, ele contabiliza o tempo e isso continua até que você interrompa.

Dessa forma, não é mais necessário fazer os cálculos manuais, o aplicativo faz essas contas e depois a cobrança é feita de forma correta.

12) Onedrive

Um dos recursos mais conhecidos para armazenamento em nuvem. Com ele é possível deixar documentos que precisam ser facilmente acessíveis em qualquer dispositivo e em qualquer lugar.

Com uma conta é possível manter arquivos pessoais ou compartilhar com outras pessoas. Quando compartilhados, podem ser trabalhados em conjunto, com mudanças feitas pelos usuários autorizados.

Nele é possível criar e armazenar arquivos em texto, planilhas, apresentações, fotos, vídeos e muitos outros.

Existem diversos sites, softwares e aplicativos que podem ajudar os profissionais de direito. Basta conhecer quais são e aproveitar as oportunidades.



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Autorizo divulgar minha mensagem juntamente com meus dados de identificação.
A divulgação será por tempo indeterminado, mas eu poderei solicitar a remoção no futuro.
Concordo com a Política de Privacidade e a Política de Tratamento de Dados do Jus.

Regras de uso