Programado para ser a reabertura dos debates jurídicos em 2022, o 18º Encontro Internacional de Juristas será realizado em Foz do Iguaçu no período de 21  24 de janeiro, reunindo advogados, conselheiros de tribunais de contas, magistrados e integrantes de diversas carreiras jurídicas.

O evento é realizado todos os anos em cidades europeias, tendo ocorrido em última edição em Atenas, em janeiro de 2020, antes da eclosão da pandemia. O professor Léo da Silva Alves, que preside a Rede, explica que o evento tradicionalmente é um espaço de novas ideias que são objetivamente aproveitadas nos respectivos ambientes de trabalho. Trata-se de uma confraria de profissionais da América do Sul, Europa e África, unidos pela ética, a ciência e os princípios gerais do direito, esclarece o jurista de Brasília.

A organização cercou-se das cautelas de segurança sanitária, protocolos de higienização e comodidade em um centro de convenções preparado para receber com solenidade e distinção. O acesso será para um grupo seleto, sem aglomeração, e de forma que haja interação científica, diz a secretária-geral do evento Rita Agra.

A REDE DE EXCELÊNCIA

A Rede Internacional de Excelência Jurídica começou as atividades em Coimbra em 1997 e se estendeu por vários países da América do Sul, Europa e África, construindo vínculos entre operadores do direito e estimulando a produção científica de utilidade. A partir da ideia de que a ciência jurídica, nos tempos de grandes demandas sociais, não pode ser um debate estéril, foi construído um projeto de produção de soluções para o aperfeiçoamento das instituições públicas. Muitos participantes, a partir desses eventos, abriram caminhos para uma carreira acadêmica, tiveram espaços de intercâmbio com juristas de vários países e passaram a ser distinguidos no ambiente da ética, como algo essencial para a profissão e para a vida.

Entre os principais eventos, destacam-se encontros internacionais em Milão, Roma, Porto, Lisboa, Atenas, Sevilha, Granada e Bari. O evento de Foz do Iguaçu é a sequência dessa história, com personalidades da elite do pensamento jurídico.

SERVIÇO:

Informações e inscrições: www.excelenciajuridicainternacional.com


Autor

  • Léo da Silva Alves

    Professor convidado em Escolas de Governo de 21 Estados; advogado especializado em responsabilidade de agentes públicos. Atuação em Tribunais de Contas, Tribunais Superiores e inquéritos perante a Polícia Federal No meio acadêmico, preside grupo internacional de juristas, com trabalhos científicos na América do Sul, Europa e África.

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Autorizo divulgar minha mensagem juntamente com meus dados de identificação.
A divulgação será por tempo indeterminado, mas eu poderei solicitar a remoção no futuro.
Concordo com a Política de Privacidade e a Política de Tratamento de Dados do Jus.

Regras de uso