Consultoria jurídica: saiba como funciona e a sua importância!

Neste texto, nós mostramos o que faz uma consultoria jurídica e por que ela é essencial para a sua empresa.

24/06/2020 às 10:03
Leia nesta página:

Abrir uma empresa e ter sucesso no negócio exige um bom planejamento do empresário.

Abrir uma empresa e ter sucesso no negócio exige um bom planejamento do empresário. São diversos requisitos que devem ser observados para atender à legislação, e é importante contar com suporte profissional para auxiliar nessa tarefa, como a consultoria jurídica.

Essa medida ajuda a identificar as soluções necessárias para o negócio e evita diversas situações que podem prejudicar a empresa. Entre elas, erros em contratos e falta de pagamento de verbas tributárias ou trabalhistas.

Para esclarecer o assunto, preparamos este post mostrando como funciona e quais são os benefícios de contratar uma consultoria jurídica para o seu negócio.

O que é e como funciona a consultoria jurídica?

A consultoria jurídica é um serviço amplo prestado pelos escritórios de advocacia, com foco em oferecer orientações e direcionamentos para as empresas diante de dúvidas ou conflitos. A ideia é garantir a legalidade dos atos e ajudar o empreendedor a adotar as soluções mais adequadas para o crescimento do negócio.

Esse serviço é prestado, principalmente, para a prevenção de irregularidades ou conflitos. Por isso mesmo, é fundamental contar com escritórios especializados para que os advogados façam uma análise completa do cenário envolvido e apresentem as medidas que podem ser adotadas.

Além disso, é importante que o serviço seja contínuo, tendo em vista que sempre surgem novas situações que exigem o conhecimento técnico ofertado pelos advogados; diante de conflitos, eles estarão informados sobre as rotinas da empresa. Assim, ficará mais fácil encontrar as melhores alternativas para resolver eventuais problemas.

Quando recorrer ao serviço na empresa?

É importante contar com a consultoria jurídica a partir do momento em que você decide abrir a empresa. Porém, mesmo que ainda não a tenha contratado, sua organização ainda pode se beneficiar desse serviço. Confira as principais situações em que o suporte de um advogado auxilia no desenvolvimento do negócio.

Dúvidas sobre a legislação

Independentemente do ramo da empresa, é preciso observar diversas leis para garantir a legalidade do negócio. É necessário ter conhecimentos e adequar procedimentos referentes às seguintes áreas:

  • Direito Societário;

  • Direito Trabalhista;

  • Direito Tributário;

  • Direito Previdenciário;

  • Direito do Consumidor;

  • contratos;

  • Lei Geral de Proteção de Dados;

  • licitações;

  • propriedade intelectual.

Mesmo que seja importante que o empresário busque informações, a legislação e as decisões judiciais exigem preparo técnico para compreender quais são as normas aplicáveis em cada situação. Assim, a empresa pode contar com a consultoria para esclarecer todas as dúvidas e receber o suporte necessário para a tomada de decisões.

Auxílio na elaboração e interpretação de contratos

Os contratos são documentos fundamentais nas empresas, já que trazem as obrigações e os deveres das partes em diversas situações: formação da sociedade, compra e venda de produtos, contratação de empregados, entre outros fatores.

Por isso mesmo, eles devem ser elaborados seguindo os requisitos legais e mantendo o equilíbrio, sem a previsão de cláusulas abusivas ou ilegais, que podem levar à invalidade do documento. Do mesmo modo, antes de assinar, é necessário fazer uma análise detalhada para verificar se ele é realmente vantajoso e, se necessário, solicitar alterações.

Prevenção de erros

Os erros de gestão resultam em diversos prejuízos para o negócio; em situações mais graves, podem levar ao fechamento da empresa. Por isso mesmo, a consultoria jurídica deve ser usada para prevenir equívocos que possam surgir.

Um exemplo comum é a adequação às normas trabalhistas: a legislação já passou por diversas alterações nos últimos anos, como a Lei da Terceirização, a Reforma Trabalhista e a Lei da Liberdade Econômica. Nessas situações, o escritório de advocacia presta suporte, auxiliando a empresa na implementação das mudanças, inclusive para ajudar a identificar quais são as soluções mais benéficas para o negócio.

Suporte em processos judiciais

Apesar de a consultoria jurídica ser fundamental para a prevenção, existem situações que podem resultar em processos judiciais. Quando isso acontece, o escritório pode ajudar indicando as possíveis soluções, esclarecer como funcionam as ações e, se for o caso, adotar uma atuação ativa na defesa dos interesses da empresa.

Quais são as vantagens da consultoria?

Depois de explicar quando é possível recorrer à consultoria jurídica e como ela funciona, vale a pena ressaltar quais são os benefícios que esse serviço proporciona para a empresa. Acompanhe, a seguir!

Atendimento à legislação

Sem dúvidas, o primeiro benefício é a garantia de que a empresa cumprirá a legislação, ponto fundamental para não ser alvo de processos movidos por consumidores, fornecedores, empregados ou, até mesmo, pelo governo.

O suporte é prestado de forma ampla, então, sempre que surgirem dúvidas, os advogados estarão preparados para prestar atendimento e esclarecer todos os questionamentos. Dessa forma, a empresa conseguirá aplicar corretamente as leis e se manter informada sobre as atualizações que surgirem.

Segurança jurídica

O suporte dos profissionais permite que a tomada de decisão seja baseada em medidas legais. Desse modo, todos os atos praticados são feitos de acordo com a legislação e as decisões judiciais vigentes. Isso traz mais segurança jurídica para o negócio.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Além disso, com menos riscos de ter contratos e outras práticas questionadas ou modificadas judicialmente, toda a equipe poderá manter o foco nas soluções necessárias para o crescimento da empresa, sem outras preocupações.

Redução de riscos e de custos

Todas as vantagens resultam na redução de riscos do negócio e, consequentemente, dos custos. O pagamento de multas devido a irregularidades ou os gastos elevados com tributos que poderiam ser reduzidos, por exemplo, trazem grandes impactos no caixa da empresa.

As ações judiciais também são um problema: além de valores solicitados pelo requerente, há o risco de precisar arcar com indenizações por danos morais, custas judiciais e honorários advocatícios sucumbenciais — devidos ao advogado da outra parte.

Agora que você já sabe como funciona a consultoria jurídica e por que ela é tão importante para a empresa, não se esqueça de procurar um escritório de confiança para prestar esse serviço. O ideal é contar com advogados especializados em diferentes áreas para garantir um atendimento completo.

Sobre o autor
Gutemberg do Monte Amorim

Graduação em direito pela PUC- Goiás, pós-graduação em Direito Médico pelo instituto Legale Educacional, pós-graduação em Direito Empresarial – LLM pela FGV e Curso de Extensão em Direito Previdenciário - Damásio.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos