Direito Penal: Política Criminal

26/05/2016 às 18:26
Leia nesta página:

Abolicionismo Penal, Direito Penal do Inimigo e Garantismo Penal.

          INTRODUÇÃO

Falar sobre política criminal é algo que nos traz diversas reflexões, afinal de contas, para que serve o poder punitivo do Estado?

Certamente ninguém tem uma resposta pronta, nem tampouco uma resposta definitiva. No entanto, são diversas teorias que tentam de alguma forma, trazer a solução quanto ao poder punitivo do Estado. Dentre elas, podemos destacar o abolicionismo penal, o direito penal do inimigo e o garantismo penal.
 

Abolicionismo Penal

O Abolicionismo penal surgiu em meados de 1960 com o professor Louk Hulsman na universidade de Roterdã. Louk Hulsman era professor de Direito Penal e através de seus estudos ele verificou que o Direito Penal é injusto, cruel e seletivo.

Passados alguns anos, em 1989, o jurista argentino Eugenio Raúl Zaffaroni, trabalhando no livro de Louk Hulsman denominado "Penas Perdidas", escreve o livro "Em Busca da Penas Perdidas".

Em seu livro, Zaffaroni prega que o sistema prisional está deslegitimado, pois ele é seletivo, cruel e pune o pobre. Na américa latina ele é usado como opressor das camadas sociais mais altas para as camadas sociais mais baixas.

Dessa forma, o abolicionismo penal parte da premissa que o Direito Penal deveria ser abolido ou extinto. As pessoas adeptas dessa teoria, defendem que o Direito Penal não possui nenhuma função positiva para a sociedade de um modo geral. Além disso, acreditam que outras soluções seriam mais eficazes para o controle da violência, muito mais racionais e também humanas.

O sistema prisional brasileiro é horrível, se pegarmos o livro do Beccaria que foi escrito em 1764, intitulado "Dos delitos e das Penas", podemos observar que ele tem aplicação perfeita para o tempo em que estamos vivendo, a mesma falta de humanidade que acontecia na época, também acontece nos dias atuais.

Outro ponto importante a ser abordado, diz respeito a seletividade do Direito Penal, é evidente que ele atingi aquela camada da população mais frágil, tais como os pobres e os negros, ou seja, é camada social desprivilegiada. Enquanto que aqueles que não condizem com essas características, não são tratados da mesma maneira.

Ora, para os empresários sonegadores de impostos e corruptos, todos os favores. Já para os pobres furtadores de celulares, todo o rigor da lei.

É notório que o Direito Penal é seletivo, partindo de uma descriminação social, econômica e racial.

Portanto, já que o Direito Penal está deslegitimado e não exerce o papel que deveria exercer, ele tem que ser abolido.

O que se busca no abolicionismo penal, é a possibilidade de um justo sistema de solução de conflitos alheio a justiça criminal.
 

Direito Penal do Inimigo

O Direito Penal do Inimigo começou a ser desenvolvido por Gunther Jakobs na década de 1980. Durante esse período, ele intensifica o desenvolvimento da sua teoria principalmente com a reunificação da Alemanha oriental e Alemanha ocidental, então ele percebe que todo o seu trabalho não estava surtindo efeitos.  

Na década de 1990, Jakobs volta a escrever a sua teoria "Direito Penal do Inimigo", mas sem muito reconhecimento.

Um pouco mais tarde, Jakobs volta com força total para desenvolver a sua teoria, no ano de 2001, quando ocorreu o atentado terrorista contra as Torres Gêmeas em Nova York.

Portanto, o Direito Penal do Inimigo é uma teoria que começou a ser desenvolvida na década de 80, ganhou corpo em 2001, e em 2003, Jakobs publicou um livro chamado "Direito Penal do Inimigo".

Jakobs idealizou o Direito Penal fazendo uma separação dos indivíduos da sociedade, cidadão e inimigo, com tratamento penal diferenciado.

Para ele o cidadão de bem é aquele vinculado a lei e ao direito, quando este comete crime deverá ser aplicada uma pena, mas com todas as garantias previstas em lei, principalmente, o devido processo legal.

Por outro lado, o inimigo é aquele que não está vinculado à norma, são aquelas pessoas que atentam contra o Estado e fazem da sua vida uma vida dedicada a destruir o que a sociedade construiu, como por exemplo, as organizações criminosas e o terrorismo.

Segundo Jakobs, a essas pessoas caberá uma punição mais rígida, perdendo todas as garantias legais, e ainda, o status de cidadão, ficando totalmente sob a arbitrariedade do Estado.

Para sustentar sua teoria, Jakobs usou diversos filósofos, dentre eles podemos destacar Emmanuel Kant, que dizia "quem ameaça constantemente a sociedade ou o Estado Comunitário Legal, deve ser tratado como inimigo".

Outro importante filosofo para o Direito Penal do Inimigo foi Rosseau, que diz "qualquer pessoa mal-intencionada que ataque o direito social deixa de ser membro do Estado".

Portanto, o inimigo é uma fonte de perigo que se visa neutralizar, restringindo a sua liberdade de agir e até mesmo de pensar.
 

Garantismo penal

O Garantismo penal surgiu a partir dos estudos e reflexões do jurista italiano Luigi Ferrajoli, no final do século XX.

Para Ferrajoli, o termo "Garantismo" deriva de garantias, que nada mais é do que direitos, privilegios e isenções que a constituição de um país concede aos cidadãos.

Ferrajoli, traz a ideia do Garantismo penal e nos apresenta uma antítese, que de um lado é o homem buscando sua liberdade e do outro o Estado querendo fazer o seu poder punitivo prevalecer.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Dessa forma, a teoria de Ferrajoli visa aumentar a esfera de liberdade do homem e diminuir ao máximo o poder estatal.

Portanto, Garantismo penal é um modelo de direito, que consiste numa liberdade regrada e que afasta os dois extremos, nem o Estado antiliberal com o seu abuso de punir e nem a liberdade selvagem ou Abolicionismo penal.

Ferrajoli também apresenta algumas técnicas de minimização do poder institucionalizado, que nada mais é do que 10 axiomas (princípios) que pode ser dividido da seguinte forma:
 

Garantias Relativas à Pena:  

"Nulla Poena Sine Crimine" - Princípio da Retributividade  

"Nullum Crimine Sine Lege" - Princípio da Legalidade

"Nulla Lex Poenales Sine Necessitate" - Princípio da Intervenção Mínima

Garantias Relativas ao Delito:

"Nulla Necessitas Sine Injuria" - Princípio da Lesividade

"Nulla Injuria Sine Actione" - Princípio da Exteriorização

" Nulla Actio Sine Culpa" - Princípio da Culpabilidade

Garantias Relativas ao Processo

"Nulla Culpa Sine Judicio" - Princípio da Jurisdicionariedade

"Nullum Judicion Sine Probatione" - Princípio do Ônus da Prova

"Nulla Probation Sine Defensione" - Princípio do Contraditório e Ampla Defesa

"Nulla Judicion Sine Acusationes" - Princípio Acusatório

Dessa forma, podemos dizer que se um Estado obedecer aos axiomas divididos nos três grupos, esse Estado é Garantista.

Sob um aspecto histórico, essa teoria surgiu como desenvolvimento social nas mais diversas políticas criminais que já existiram como por exemplo a escola positiva da Itália e da França.

Escola positiva Italiana, o defensor dessa teoria foi Césare Lombroso. Para ele o indivíduo que comete crime já nasce com status de criminoso, devido as suas características físicas (tamanhos dos dedos, maxilar, testa) e gene hereditário.

Escola positiva Francesa, Émile Durkheim foi quem defendeu a teoria de que o indivíduo sofre influências endógenas e exógenas. Para ela a pessoa nasce disposta para cometer crime, mas só cometeria se o meio em que está inserido o influenciasse.  

O Garantismo axiológico idealizado por Ferrajoli não pode ser tachado de um modelo que sempre o maior beneficiário é o criminoso. O que o Garantismo busca é a garantia de que os direitos fundamentais previstos na Constituição Federal serão respeitados.
 

Conclusão

O Garantismo Penal surgiu com a finalidade de impor limites ao poder punitivo do Estado, ou seja, ele poderá punir o cidadão que por algum motivo vem a cometer crime, todavia, deverá respeitas os direitos e garantias constitucionais, como o devido processo legal, contraditóro, ampla defesa, e entre outros.     

É evidênte que o Garantismo Penal foi a teoria adotada pelo sistema penal brasileiro, pois refere-se a proteção dos bens jurídicos de interesse da sociedade e principalmente de quem está sendo processado. Portanto, é essencial que seja resguardado os direitos e garantias fundamentais do indivíduo.
 

BIBLIOGRAFIA

Hulsman, Louk. Penas Perdidas. O sistema penal em questão. Rio de Janeiro: Luan Editora, 1993.
            Hulsman, Louk. Curdo Livre de Abolicionismo Penal. Rio de Janeiro: Editora Renan, 2004.
            Beccaria, Césare. Dos Delitos e Das Penas. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
            Zaffaroni, Eugenio Raúl. Em Busca Das Penas Perdidas. A Perda da Legitimidade do Sistema Penal. Trad. Vânia             Romano Pedrosa. Renan, 1991.
            Jakobs, Gunther. Direito Penal do Inimigo, Noções e Críticas. ed. Livraria do advogado, Porto Alegre, 2005.
            Lombroso, Césare. O Homem Delinquente. Porto Alegre: Ricardo Lenz. Editor, 2001.
            Gomes, Luiz Favio. Direito Penal do Inimigo (ou inimigos do direito penal).
            Ferrajoli, Luigi. Direito e Razão: Teoria do Garantismo Penal: São Paulo : RT, 2002.
            Lenza, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado.16º. ed. rev. Atual e apli. São Paulo : Saraiva, 2012.
            Luisi, Luiz. Os princípios contitucionais penais, 2003

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Luís Fernando

Advogado - Atuante na área Cível, Criminal e Direito do Trabalho.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos