AJUDA

Consultas e dúvidas jurídicas

Como enviar minha consulta sobre uma dúvida jurídica?

O Jus Navigandi nao presta serviços particulares de consultoria jurídica. Não respondemos a questionamentos sobre casos práticos.

Contudo, permitimos que você exponha suas dúvidas jurídicas em nosso canal Fórum, que é um espaço colaborativo para discussões jurídicas. Sua consulta será publicada no site, para que seja respondida por outros visitantes. Perguntas e respostas ficarão publicadas no site.

É necessário realizar um cadastro prévio (gratuito) para participar do Fórum.

Vocês podem me enviar a lei número tal?

O Jus Navigandi é um site especializado na publicação de textos jurídicos (artigos, petições, pareceres, julgados).

  • Para pesquisar legislação: recomendamos visitar sites públicos especializados, tais como o da Presidência da República ou o do Senado Federal.

  • Para pesquisar jurisprudência: sugerimos visitar os sites dos tribunais, tais como Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Federal ou Tribunal de Justiça.

Vocês podem me ajudar a fazer uma pesquisa?

O Jus Navigandi não presta serviços particulares de auxílio na elaboração de trabalhos escolares, universitários ou de pós-graduação, nem elabora ou publica trabalhos sob encomenda.

Recomendamos que você navegue pela seção Revista, localizando o assunto que você deseja pesquisar.

É possível ainda compartilhar sua dúvida no canal Fórum.

Caso tenha dificuldades, utilize a nossa ferramenta de busca no site, pesquisando pelas palavras-chave que você procura.

Vocês podem me ajudar a escolher um tema para minha monografia?

O Jus Navigandi não presta serviços particulares de orientação para pesquisa monográfica.

Navegue em nosso site e utilize nossa ferramenta de busca no site, procurando encontrar um tema com o qual você se identifique.

Sobre o assunto, recomendamos a leitura deste texto.

Procurei tal assunto e nao encontrei. Vocês podem me enviar?

O conteúdo do Jus Navigandi é feito de colaborações remetidas pelos seus leitores. Todo o material selecionado de que dispomos está publicado no site. Nao prestamos serviços particulares de elaboração de textos sob encomenda.

O Jus Navigandi não tem a pretensao (impossível) de abordar todos os temas jurídicos. Não somos um manual ou compêndio completo da vastíssima Ciência do Direito.

Caso não encontre o que procura nos textos publicados no Jus Navigandi, sugerimos entrar em nosso Fórum e colocar o tema em discussão, para que outros visitantes do site possam ajudá-lo.

Também recomendamos utilizar buscadores como o Google, para localizar informações sobre o assunto em outros sites.

Por fim, consideramos que a pesquisa bibliográfica convencional (em livros e bibliotecas) quase sempre ainda é insubstituível. Sugerimos sempre que o usuário busque, inicialmente, noções sobre o assunto em livros e, depois de feito um estudo inicial, enriqueça sua pesquisa na Internet, procurando por temas que estejam dentro do escopo de seu estudo.