Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/52300
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

A sociedade limitada e a responsabilidade de seus sócios

A sociedade limitada e a responsabilidade de seus sócios

Publicado em . Elaborado em .

Estudo sobre a responsabilidade do sócios na sociedade limita. Limitação da responsabilidade em razão do tipo societário.

A sociedade limitada é o tipo societário de maior presença na economia brasileira, o que pode ser verificado através do relatório mensal do Departamento de Registro Empresarial e Integração (“DREI”)[1]­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ ­, responsável pela supervisão das Juntas Comerciais do país. Segundo esse relatório, no mês de dezembro de 2015 foram constituídas mais de 12 mil sociedades desse tipo.

Esse número demonstra claramente a preferência por esse tipo societário e, consequentemente, a importância que ele ocupa no cenário corporativo brasileiro, o que, certamente, está intrinsecamente ligado à livre decisão de escolha do sócio que se quer ter, à possibilidade de redução de custos da operação e à segurança da limitação dos riscos a serem suportados pelos sócios.

Vale ressaltar que os riscos, que podem afetar sobremaneira o patrimônio pessoal dos sócios, uma vez transformados em contingências, deverão seguir os trâmites legais e sua satisfação estará limitada ao valor da participação que cada sócio detém no capital social, conforme prevê a legislação societária (Art. 1.052 do Código Civil).

É importante mencionar que tal limitação poderá ser refutada nos casos de desconsideração da personalidade jurídica, em que se verifique e comprove o desvio de finalidade (por meio de assunção de obrigações que estejam em desacordo com o objeto social) ou a confusão patrimonial (por meio de retirada recursos ou ingresso de recursos sem a apropriada distribuição de lucros ou aumento de capital social, respectivamente) (Art.50 do Código Civil).

Dessa forma, incorrendo o sócio em quaisquer dos abusos acima descritos, ainda que a sua responsabilidade seja limitada ao valor de sua participação, é possível que este responda com seus bens pessoais pelos prejuízos a der causa e pelos atos ilícitos que cometer nos termos da lei.


[1] http://drei.smpe.gov.br/assuntos/estatisticas/pasta-mensal-nacional-2015/relatorio-estatistico-mensa...


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.