Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/80367
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Recessão e o Coronavírus

Recessão e o Coronavírus

Publicado em . Elaborado em .

Cuidado sempre foi e sempre será a forma adequada de combatermos algo. Sendo assim, passemos a olhar um pouco adiante. Olhar para um cenário nebuloso que se avizinha.

Cuidado sempre foi e sempre será a forma adequada de combatermos algo. Sendo assim, passemos  a olhar um pouco adiante. Olhar para um cenário nebuloso que se avizinha. Uma recessão. O risco de uma recessão global que já vinha crescendo nos últimos doze meses (os benefícios tecnológicos chineses estão diminuindo, a produção industrial da Alemanha está fraca)  e, o que era uma especulação irá aumentar significativamente com esta pandemia. Todos seremos atingidos por uma escassez de recursos (commodities sobre tudo, deixam de ser vendidos, ou são a um baixo preço, matérias primas e produtos agrícolas). Nós moradores de um País emergente devemos entender que seremos atingidos sem sombra de dúvidas e, duramente. A dívida chinesa é em dólar, e o mesmo, devido a crise está em crescimento. Lembremos que são eles, os chineses   um dos principais parceiros econômicos de nosso País. Isso, é apenas uma das preocupações ou reflexões para agora, mas já é motivo suficiente para ficarmos atentos as medidas que deverão ser aplicadas pelo nosso governo. A rapidez dá resposta a ser dada será tão importante quanto o enfrentamento ao Coronavírus. Uma política fiscal já deveria estar sendo tratada. Levar a sério a possibilidade de emergentes como nós, termos taxas de juros negativas, desencorajar a acumulação de dinheiro em papel-moeda. Em verdade a próxima recessão vira! E a forma de  nossos governantes enfrentá-la será com coragem,  a saída, adotar taxas de juros ainda menores, apostar em uma política de aumento de gastos e redução de impostos.

Claiton Jair Muller

Consultor em Gestão Pública


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.