Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/97663
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Leis que todo artista online deveria saber

Leis que todo artista online deveria saber

|

Publicado em .

Assim como várias empresas migraram seus negócios para o mundo online, alguns profissionais autônomos também usaram dessa oportunidade para aumentar a visibilidade de seus produtos e serviços, mas isso não se limita apenas a eles, pois as marcas cada vez mais usam a internet para conseguir expandir os seus negócios.

Assim foi com os artistas também, eles passaram a usar a internet para promover sua marca, sua identidade e ficar mais próximo de seus clientes. Mas algumas leis existem para manter o bom funcionamento dos serviços online. Alguns recursos como o marketplace são usados para auxiliar os negócios e é preciso estar ciente de todas as obrigações ao usar o digital.

 Internet: como o online pode ajudar nos negócios

Com o mundo em constante evolução, algumas práticas precisam ser colocadas em execução para manter o bom funcionamento dos recursos disponibilizados para os profissionais que usam a internet para demonstrarem o seu trabalho. 

Um trabalho que antes era executado apenas no espaço físico de uma empresa, agora tem sido feito através dos recursos online, como o marketing para indústria. Isso dá ao profissional a facilidade e liberdade para criarem possibilidades e inovações para os negócios.

Um artista, por exemplo, sabe que para conseguir vender seus trabalhos, é preciso investir em recursos que tragam visibilidade para a sua arte, e no mundo online fica mais fácil trazer novas pessoas para conhecerem o que é feito e publicado.

Mas quando inserimos os trabalhos feitos na internet, é preciso saber que os direitos autorais precisam ser colocados em prática. Não pode uma pessoa usar o que foi feito por outra e usar isso para o seu benefício sem citar quem foi o autor do conteúdo criado.

As leis existentes para os artistas online

Quando pensamos em artistas, acreditamos que isso se limita apenas a uma criação, um desenho, uma imagem, mas isso não é verdade. Com o tempo, as pessoas passaram a colocar seus trabalhos no online também, como a apresentação de uma peça de teatro.

Você já foi ao teatro? Se sua resposta foi não, hoje com a tecnologia e modernização dos processos, um artista pode expor seu trabalho online também. Pensando na exposição, separamos algumas leis para os artistas se respaldarem:

- Lei dos direitos autorais: essa lei foi criada com o intuito de que as pessoas não copiem e vendam as obras e artes que são criadas por artistas sem que citem o seu nome ao partilharem suas criações, mantendo desta forma, sua presença digital;

- Lei do plágio: dessa forma a pessoa que compartilhar algo criado por outra pessoa, não pode copiar e colar sem dar a devida referência ao autor;

- Lei do incentivo à cultura: essa lei beneficia os artistas, dando a eles a opção de patrocínios, exposições e abatimento parcial ou total do imposto de renda.

Todo profissional tem que estar ciente das leis que os protege, desta forma é possível identificar o que pode ou não ser inserido no online.



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.