Fui intimado pela polícia para prestar esclarecimentos. E agora?

26/12/2022 às 17:19
Leia nesta página:

A finalidade da intimação policial é convocar determinada pessoa para auxiliar nas investigações de um Inquérito Policial instaurado pelo Delegado de Polícia sobre um fato considerado criminoso.

Sem ao menos esperar, você recebe uma intimação da autoridade policial para prestar esclarecimentos em determinado dia e horário, sem informar do que realmente se trata.

A finalidade da intimação policial é convocar determinada pessoa para auxiliar nas investigações de um Inquérito Policial instaurado pelo Delegado de Polícia sobre um fato considerado criminoso.

Se você foi intimado, existem três hipóteses: você é vítima de um crime, testemunhou um crime ou está sendo investigado pela prática de alguma conduta criminosa.

O QUE DEVO FAZER?

É aconselhável entrar em contato imediatamente com um advogado criminalista para que ele verifique os motivos da investigação pela qual você foi intimado e definir a melhor estratégia defensiva.

O advogado tem total acesso às investigações do Inquérito Policial antes mesmo da data determinada para o seu comparecimento na Delegacia de Polícia. Isso significa que o advogado poderá lhe informar o que de fato está acontecendo e qual é o interesse da autoridade policial em seu depoimento.

Logo, somente um advogado tem permissão para analisar o conteúdo das investigações e descobrir o motivo que você foi intimado.

SOU OBRIGADO A COMPARECER?

Absolutamente toda intimação policial deve ser atendida, exceto quando na data e horário determinado você não possa comparecer por algum motivo, nesse caso, o seu advogado deverá solicitar para a autoridade policial remarcar para um outro dia.

O não comparecimento configura o crime de desobediência, previsto no art. 330 do Código Penal. A pena varia de 15 dias a 6 meses de detenção, e multa.

Além disso, caso se recuse a comparecer sem justificativa plausível, a autoridade policial poderá determinar a condução coercitiva para que o seu depoimento seja colhido.

POSSO SER PRESO NA DELEGACIA?

Sim, é possível.

Por essa razão é de extrema importância o acompanhamento de um advogado criminalista, a fim de analisar se há algum mandado de prisão expedido em face de sua pessoa.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE SER ACOMPANHADO POR UM ADVOGADO CRIMINALISTA?

O advogado criminalista terá acesso de forma antecipada ao Inquérito Policial para traçar a melhor estratégia defensiva, além de conseguir analisar qual a sua posição naquela investigação: vítima, testemunha ou investigado.

Além disso, o advogado criminalista vai garantir respeito a todos os seus direitos fundamentais durante a colheita do depoimento e lhe orientar da melhor maneira possível.

Portanto, é fundamental contar com o apoio de um advogado altamente qualificado para que todos os seus direitos sejam resguardados.

Justicia, a inteligência artificial do Jus Faça uma pergunta sobre este conteúdo:

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui!

Acesse o site abaixo para mais conteúdos informativos: simonettogoncalvesadv.com.br

Sobre a autora
Renata Simonetto Gonçalves

Advogada criminalista. Contato: 41 99728-1928 E-mail: [email protected] Instagram: renatasg.advogada https://simonettogoncalvesadv.com.br/

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos