Perito, quem é?

28/03/2024 às 08:54
Leia nesta página:

Perito, quem é?

Afinal, como podemos responder essa questão?

Bem, de acordo com o site www.michaelis.uol.com.br Perito e Perícia, podem ser definidos como.

Perito

pe·ri·to adj  sm

1 Que ou aquele que é especialista em um determinado assunto ou atividade; versado.

2 Que ou aquele que é experiente e hábil numa determinada área ou atividade.

3 JUR Que ou aquele que é judicialmente nomeado para uma avaliação, exame ou vistoria e fornece seu parecer técnico.

Perícia

pe·rí·ci·a - sf

1 Qualidade de perito.

2 Um conhecimento especial ou uma grande habilidade em uma atividade ou área específica; destreza, mestria, proficiência.

3 JUR Exame de caráter técnico, por pessoa especializada, nomeada pelo juiz, de um fato, estado ou valor de um objeto litigioso, cujos resultados servirão de meio de prova que o juiz precisará conhecer para tomar decisão.

4 POR EXT A realização desse exame.

Então, simples a definição, Perito como dito, é quem possui especialização, experiência, prática em certa atividade, para realizar uma Perícia.

Você precisa ser concursado para ser Perito?

Não, ser concursado, irá atribuir ao profissional o cargo de Perito Oficial, ou Perito Criminal, pois como definido, ser Perito é ser Especialista, embora está errado dizer-se Perito sem ter profundos conhecimentos no assunto e, desta forma, o profissional poderá responder por falsa perícia, conforme Art. 147 e Art. 158.

Mas a final, qual o motivo de tanta polêmica quanto ao uso da palavra Perito?

A resposta é simples, quando faz-se o uso da má fé, é muito comum encontrar “profissionais” que se dizem Peritos, sem ter o conhecimento necessário para a probatória, ou seja, esses “profissionais” dizem-se Peritos pois assim podem satisfazer o próprio ego e ainda conseguir clientes.

Quando for necessário solicitar os serviços de um Perito, primeiro pesquise sobre esse profissional, procure saber se ele possui certificações, se é formado e possui o conhecimento necessário para o tipo de perícia que você precisa.

O Perito é o profissional quer irá auxiliá-lo na elucidação de casos, por isso é importante você sempre contratar um Perito, pois ele é o especialista em provas, enquando o advogado e o juiz, são especialistas em Direito.

Quem pode solicitar o trabalho de um Perito?

Todo e qualquer cidadão que necessite esclarecer a verdade.

O profissional

Perito Judicial ou Perito Nomeado: é aquele nomeado pelo juiz. O Código de Processo Civil cita dezenas de vezes o termo perito, sendo por ele classificado como o cidadão que produzirá um relatório para constar como prova no processo. O perito representa a Justiça na perícia judicial.

Assistente técnico: é o profissional que representará a parte na perícia, sendo, portanto, alguém de sua confiança. O pagamento dos honorários do assistente técnico será efetuado diretamente pela parte contratante.

Perito Oficial: normalmente o profissional concursado.

Consultor: normalmente contratado por uma empresa para fazer uma investigação interna, porém o seu parecer poderá ser utilizado na corte da lei.

Uma visão jurídica a respeito do Perito e suas obrigações.

PERITO

Art. 145. Quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico, o juiz será assistido por perito, segundo o disposto no art. 421.

§ 1º Os peritos serão escolhidos entre profissionais de nível universitário, devidamente inscritos no órgão de classe competente, respeitado o disposto no Capítulo VI, seção VII, deste Código. (Parágrafo acrescido pela Lei nº 7.270, de 10/12/1984)

§ 2º Os peritos comprovarão sua especialidade na matéria sobre que deverão opinar, mediante certidão do órgão profissional em que estiverem inscritos. (Parágrafo acrescido pela Lei nº 7.270, de 10/12/1984)

§ 3º Nas localidades onde não houver profissionais qualificados que preencham os requisitos dos parágrafos anteriores, a indicação dos peritos será de livre escolha do juiz. (Parágrafo acrescido pela Lei nº 7.270, de 10/12/1984)

Art. 146. O perito tem o dever de cumprir o ofício, no prazo que lhe assina a lei, empregando toda a sua diligência; pode, todavia, escusar-se do encargo alegando motivo legítimo.

Parágrafo único. A escusa será apresentada dentro de 5 (cinco) dias, contados da intimação ou do impedimento superveniente, sob pena de se reputar renunciado o direito a alegá-la (art. 423). (Parágrafo único com redação dada pela Lei nº 8.455, de 24/8/1992)

Art. 147. O perito que, por dolo ou culpa, prestar informações inverídicas, responderá pelos prejuízos que causar à parte, ficará inabilitado, por 2 (dois) anos, a funcionar em outras perícias e incorrerá na sanção que a lei penal estabelecer.

NOVO CPC (Lei 13105/15 | Lei nº 13.105, de 16 de Março de 2015.)

Do Perito

Art. 156. O juiz será assistido por perito quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico.

§ 1o Os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal ao qual o juiz está vinculado.

§ 2o Para formação do cadastro, os tribunais devem realizar consulta pública, por meio de divulgação na rede mundial de computadores ou em jornais de grande circulação, além de consulta direta a universidades, a conselhos de classe, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil, para a indicação de profissionais ou de órgãos técnicos interessados.

§ 3o Os tribunais realizarão avaliações e reavaliações periódicas para manutenção do cadastro, considerando a formação profissional, a atualização do conhecimento e a experiência dos peritos interessados.

§ 4o Para verificação de eventual impedimento ou motivo de suspeição, nos termos dos arts. 148 e 467, o órgão técnico ou científico nomeado para realização da perícia informará ao juiz os nomes e os dados de qualificação dos profissionais que participarão da atividade.

§ 5o Na localidade onde não houver inscrito no cadastro disponibilizado pelo tribunal, a nomeação do perito é de livre escolha pelo juiz e deverá recair sobre profissional ou órgão técnico ou científico comprovadamente detentor do conhecimento necessário à realização da perícia.

Art. 157. O perito tem o dever de cumprir o ofício no prazo que lhe designar o juiz, empregando toda sua diligência, podendo escusar-se do encargo alegando motivo legítimo.

§ 1o A escusa será apresentada no prazo de 15 (quinze) dias, contado da intimação, da suspeição ou do impedimento supervenientes, sob pena de renúncia ao direito a alegá-la.

§ 2o Será organizada lista de peritos na vara ou na secretaria, com disponibilização dos documentos exigidos para habilitação à consulta de interessados, para que a nomeação seja distribuída de modo equitativo, observadas a capacidade técnica e a área de conhecimento.

Art. 158. O perito que, por dolo ou culpa, prestar informações inverídicas responderá pelos prejuízos que causar à parte e ficará inabilitado para atuar em outras perícias no prazo de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, independentemente das demais sanções previstas em lei, devendo o juiz comunicar o fato ao respectivo órgão de classe para adoção das medidas que entender cabíveis.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

NOMEAÇÃO DO PERITO

A nomeação do perito ocorre por decisão do Juiz, nos termos do artigo 465 do CPC e parágrafos, que prevê:

At 465 – O juiz nomeará o perito especializado no objeto da perícia e fixará de imediato o prazo para a entrega do laudo.

Parágrafo 1º – Incumbe às partes, dentro de 15 (quinze) dias, contados da intimação do despacho de nomeação do perito:

I    – arguir o impedimento ou a suspeição do perito, se for o caso;

II  –  indicar o assistente técnico;

III – apresentar quesitos.

Parágrafo 2º –  Ciente da nomeação, o perito apresentará em 05 (cinco ) dias:

I    – proposta de honorários;

II  – currículo, com comprovação de especialização;

III – contatos profissionais, em especial o endereço eletrônico, para onde serão dirigidas as intimações pessoais.

Parágrafo 3o – As partes serão intimadas da proposta de honorários para, querendo, manifestar-se no prazo comum de 05 (cinco) dias, após o que o juiz arbitrará o valor, intimando-se as partes para os fins do art. 95.

Paragrafo 4o – O juiz poderá autorizar o pagamento de até cinquenta por cento dos honorários arbitrados a favor do perito no início dos trabalhos, devendo o remanescente ser pago apenas ao final, depois de entregue o laudo e prestados todos os esclarecimentos necessários.

Parágrafo 5o – Quando a perícia for inconclusiva ou deficiente, o juiz poderá reduzir a remuneração inicialmente arbitrada para o trabalho.

Parágrafo 6° – Quando tiver de realizar-se por carta, poder-se-á proceder à nomeação de perito e à indicação de assistentes técnicos no juízo ao qual se requisitar a perícia.

Referências:

http://inpecon.com.br/caminhos-da-pericia-judicial/

http://www.conjur.com.br/2015-mar-04/jose-milagre-mudancas-cpc-prova-pericial

https://joseherval.jusbrasil.com.br/artigos/324024431/a-figura-do-perito-no-novo-cpc

www.michaelis.uol.com.br

https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/174276278/lei-13105-15

Sobre o autor
Petter Anderson Lopes

Neurociência 🧠 | Segurança da Informação 🔐 | Forense Digital 🖥️ | Criminal Profiling & Behavioral Analysis 🔍 | OSINT, HUMINT, SIGINT | C#, Python, ML, IA 🚀 | Professor 📚 | Autor ✍️

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos