Artigo Destaque dos editores

A tutela inibitória como elemento concretizador das medidas anti-discriminatórias no âmbito da relação de trabalho

Exibindo página 3 de 3
07/03/2009 às 00:00
Leia nesta página:

5. Considerações finais.

As construções jurídicas, a partir de meados do século XX, consolidaram de maneira insofismável a repulsa de nosso ordenamento jurídico em relação às práticas discriminatórias. O discurso jurídico repele de maneira intransigente a ocorrência de ferimentos ao princípio isonômico, alçando-o de forma inconteste ao patamar de direito fundamental. Esta postura unívoca do direito contemporâneo irradia-se por todos os sistema jurídicos, tendo os arcabouços jurídicos internacional e nacional assimilado regras eloqüentes de proibição das prática discriminatários, inclusive no âmbito das relações de trabalho.

A abrangência e a dominância do discurso proibitivo, entretanto, por si só, não é capaz de garantir que os indivíduos , especialmente, os trabalhadores possam a sofrer as conseqüências diretas discriminatórias. O discurso de prevalência e de supremacia de determinados valores raciais e estéticos ainda está muito presente no âmbito das relações de trabalho, não sendo incomum verificarem-se casos de práticas discriminatórias no ambiente laboral.

É indispensável, portanto, a concretização de instrumentos processuais que possibilitem a efetivação dos comandos de proibição dessas práticas. A tutela meramente ressarcitória, por outro lado, não se revela plenamente adequada para reparar as lesões provenientes das práticas discriminatórias, especialmente, na realidade da relação de trabalho onde a lesão é sempre acompanhada da perda do posto de trabalho. A reparação do dano a direito fundamental por meio de restituição pecuniária, portanto, não tem o condão de afirmar a relevância dos direitos fundamentais, mesmo que as indenizações sejam calculadas em montante astronômico.

Dentro desse quadro, a tutela inibitória apresenta-se como a mais adequada para fazer frente às reparações provenientes das práticas discriminatórias ocorridas nas relações de trabalho. A idéia de se prevenir o próprio ilícito, mesmo antes da ocorrência do dano propriamente dito, é o ideal de uma prestação jurisdicional rápida e efetiva. O comando jurisdicional de caráter inibitório, portanto, possibilita que se expeça ordem para o efetivo cumprimento das prescrições proibitivas da discriminação no âmbito da relação de trabalho.

Muito embora tenha sido objeto de construção doutrinária, a tutela inibitória voltada para a coibição das práticas discriminatórias no âmbito da relação de trabalho pode ser identificada no ordenamento jurídico laboral por meio da Lei n. 9.029/95, art. 4º, I. A referida norma, ao autorizar a reintegração do trabalhador vítima de prática discriminatória, mesmo sem que existam previsão específica de garantia provisória do emprego ou de estabilidade, revela de maneira nítida a tutela processual genuinamente inibitória. Permite-se que o comando jurisdicional se perpetue, impedindo que novas práticas discriminatórias sejam concretizadas. Mediante autorização do próprio legislador, mesmo que de forma indireta, institui-se um sistema de tutela inibitória especificamente relacionado com a coibição das condutas discriminatórias.


6. Referências bibliográficas.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1999.

PLATÃO. A República. Livro IV. São Paulo, Martin Claret, 2002.

CHAUÍ, Marilena. História das grandes idéias do mundo ocidental. Cap. 46, v. 03. São Paulo, Abril Cultural, 1972.

BARZOTO, Luciane Cardoso. Direitos humanos e trabalhadores – Atividade normativa da Organização Internacional do Trabalho e os limites do direito internacional do trabalho. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2007.

SÜSSEKIND, Arnaldo. Direito internacional do trabalho, 3ª ed. São Paulo, LTr, 2000.

DELGADO, Maurício Godinho. Proteções contra discriminação na relação de emprego. Márcio Tulio Viana e Luiz Otávio Linhares Renault (Orgs.) Discriminação. São Paulo, LTr, 2000.

CAPPELLETTI, Mauro e GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Porto Alegre, Sérgio Antônio Fabris, 2002.

ARENHART, Sérgio Cruz. A tutela inibitória da vida privada. São Paulo, Revista dos Tribunais, 2000.

MARQUES, José Frederico Marques. Manual de direito processual civil, v. 01, 2ª ed. São Paulo, Saraiva, 1974.

THEODORO JÚNIOR, Humberto Theodoro. Tutela específica de obrigações de fazer e não fazer. In: Revista de Processo, v. 105, Ano 27. São Paulo, Revista dos Tribunais, janeiro-março de 2002.

MARINONI, Luiz Guilherme Marinoni e ARENHART, Sérgio Cruz. Manual do processo de conhecimento, 5ª ed. São Paulo, Revista dos Tribunais, 2006.

BEDAQUE, José Roberto dos Santos. Tutela cautelar e tutela antecipatória: tutelas sumárias e de urgência -tentativa de sistematização, 3. ed. Malheiros, São Paulo, 2003.

MARINONI, Luiz Guilherme. A tutela inibitória, 2ª ed. São Paulo, Revista dos Tribunais, 2000.

POZZOLO, Paulo Ricardo. Ação inibitória no processo do trabalho. São Paulo, LTr, 2001.


Notas

entretanto complementa que serão pagas as importâncias salariais devidas em relação a todo o período de afastamento. A indicação do instituto, portanto, foi feita de maneira equivocada, tendo em vista ter-se consagrado na doutrina trabalhista o termo readmissão para designar o retorno do empregado ao posto de trabalho sem o pagamento dos salários do afastamento.
Assuntos relacionados
Sobre o autor
Wolney de Macedo Cordeiro

Desembargador do Trabalho do TRT da 13ª Região Trabalho em João Pessoa (PB), mestre e doutor em Direito, professor do UNIPÊ e da Escola Superior da Magistratura Trabalhista da Paraíba (ESMAT)

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

CORDEIRO, Wolney Macedo. A tutela inibitória como elemento concretizador das medidas anti-discriminatórias no âmbito da relação de trabalho. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 14, n. 2075, 7 mar. 2009. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/12407. Acesso em: 19 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos