Artigo Destaque dos editores

Biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

Aspectos teóricos da proteção legal brasileira ao patrimônio genético

Exibindo página 3 de 3
01/08/2000 às 00:00
Leia nesta página:

6. CONCLUSÃO

Diante de todo o exposto e fundamentado, verifica-se que, ao menos teoricamente, está o Direito brasileiro caminhando na direção certa para a via do desenvolvimento sustentável, de modo a garantir o meio ambiente, que hoje aqui se encontra, para as gerações futuras.

A ameaça dos transgênicos, conforme exposto, é real e, livre de qualquer tipo de preconceito, merece a apreciação científica necessária, em tempo ideal, para fins de precaução e posterior prevenção (vide item 3.2), devendo nossa legislação, pelo sistema de controle acima estudado, garantir a preservação do patrimônio genético humano, animal e vegetal, pois, conforme lição de Celso A. P. Fiorillo e Marcelo Abelha Rodrigues (Ob. cit., p. 457), trata-se "antes de tudo, um seguro e um investimento necessário para manter e melhorar as opções futuras".

Quedar em esquecimento tal matéria, ou fazer-se vistas grossas ante o bonde da "revolução verde" que já está em andamento, é, para todos os que operam na área do Direito, igual a decretar o sepultamento de nossa ciência, de função social tão relevante, em face da inesgotável capacidade de mutação da sociedade.

A discussão do assunto não termina por aqui, vez que a sua continuação possibilita a atualização e a conclusão sobre a pertinência de institutos jurídicos a serem utilizados ou mesmo a serem criados. O que aqui se expôs foi apenas um panorama da vasta gama de instrumentos jurídicos que aí estão, e que podem, de igual modo, serem utilizados para a defesa do patrimônio genético, como a Ação Popular e a Ação Civil Pública, a serem tratadas em outra ocasião.

Termina-se por aqui este sucinto trabalho, na expectativa de que não surja, em nosso mundo real, com o avanço desenfreado da tecnologia, um verdadeiro Minotauro, como o que existiu na dimensão mitológica grega, pois, aqui, ao contrário da Grécia antiga, nós não contamos com um Teseu para eliminá-lo, e sim com a vontade política daqueles que legislam, assim como daqueles que executam. A luta pela defesa do patrimônio ambiental, e, atualmente, mais especificamente, do patrimônio genético (o DNA humano foi, recentemente, mapeado por uma empresa privada norte-americana) há de se tornar perene, eficaz e contundente, sob pena de extinção da própria raça humana.


NOTAS

1. retirado do laboratório de tradução do Curso de Letras da UFMG: site www.letras.ufmg.br/translators.

2. Revista de Direito Ambiental, ano 4, nº 15, São Paulo, Revista dos Tribunais: julho-setembro 1999

3. www.orion.ufrgs.br/HCPA/gppg/transg1.htm

4. A Civilização Transgênica e Cibernética, artigo capturado no sítio www.buscalegis.ccj.ufsc.br

5.In: Revista de Direito Ambiental, ano 4, nº 14, São Paulo, Revista dos Tribunais: abril-junho 1999

6. Direito Constitucional, 6ª ed., Atlas, São Paulo, 1999, p. 47

7. Direito Ambiental Brasileiro. 7ª ed., São Paulo, Malheiros, 1998.

8.FIORILLO, Celso Antonio Pacheco e RODRIGUES, Marcelo Abelha. Manual de Direito Ambiental e Legislação Aplicável, p. 118/119, 2ª ed., Max Limonad, São Paulo, 1999.

9.Direito Ambiental Econômico. São Paulo, Max Limonad, 1997

10. Anais do 3º Congresso de Meio Ambiente, Ministério Público do Estado de São Paulo, Ubatuba, 1999.

11. Antonio Herman V. Benjamin, citado por Celso Antonio Pacheco Fiorillo e Adriana Diaféria, em Biodiversidade e Patrimônio Genético no Direito Ambiental Brasileiro, p. 82, Max Limonad, São Paulo, 1999

12. Plantas Transgênicas, artigo capturado no sítio www.mindware.com.br/edutecnet/edtransg.htm

13.Silvio Valle & Marco Antonio F. Costa – Fundação Oswaldo Cruz – artigo capturado na internet: www.agrobrasil.com.br.

14. www.sos.doutor.com.br

15 www.globoon.com.br/ecoturismo/texto3.htm

16.Revista de Direito Ambiental, ano 4, nº 16, São Paulo, Revista dos Tribunais: outubro-dezembro 1999

17.Curso de Direito Ambiental, Ed. Renovar, 2ª ed., Rio de Janeiro, 1992, p. 112/113

18. Manual de Direito Penal Brasileiro – parte geral. Revista dos Tribunais, São Paulo, 1997, p. 893.

19.Anais do I Congresso Internacional de Direito Ambiental, vol. II, São Paulo: IMESP, 1999


BIBLIOGRAFIA

          ANTUNES, Paulo de Bessa. Curso de Direito Ambiental, Ed. Renovar, 2ª ed., Rio de Janeiro, 1992.

          BASTOS, Celso Ribeiro e TAVARES, André Ramos. As Tendências do Direito Público no Limiar de um Novo Milênio. 1ª ed., São Paulo, Saraiva, 2000.

          BENJAMIN, Antônio Herman V. Introdução ao Direito Ambiental Brasileiro, Revista de Direito Ambiental, ano 4, nº 14, São Paulo, Revista dos Tribunais: abril-junho 1999.

          BITTENCOURT, Sidney. Comentários à Nova Lei contra o Meio Ambiente e suas Sanções Administrativas. Rio de Janeiro, Temas & Idéias, 1999.

          DENARI, Cristiane. Direito Ambiental Econômico. São Paulo, Max Limonad, 1997.

          FARIAS, Paulo José Leite. Manipulação Genética e a Atual Constituição, artigo capturado no sítio www.solar.com.br/~amatra/cb-35.html.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

          FIORILLO, Celso Antônio Pacheco e DIAFÉRIA, Adriana. Biodiversidade e Patrimônio Genético. São Paulo, Max Limonad, 1999.

          FONSECA, David Santos. Discussão da Responsabilidade Penal das Pessoas Jurídicas nos Delitos Ambientais. A Proteção Jurídicas das Florestas Tropicais. Anais do I Congresso Internacional de Direito Ambiental, vol. II, São Paulo: IMESP, 1999.

          GARCIA, Lenise Aparecida Martins. Plantas Transgênicas, artigo capturado no sítio www.mindware.com.br/edutecnet/edtransg.htm.

          GOLDIM, José Roberto. Ética e Alimentos Transgênicos, artigo capturado no sítio www.orion.ufrgs.br/HCPA/gppg/transg1.htm.

          LEITE, Eduardo de Oliveira. A Monografia Jurídica. 4ª ed., São Paulo, Revista dos Tribunais, 2000.

          MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 7ª ed., São Paulo, Malheiros, 1998.

          MELLO, Amaitê Iara Giriboni de. Organismos Geneticamente Modificados e a Exigência Constitucional da Realização do Estudo de Impacto Ambiental, Anais do 3º Congresso de Meio Ambiente, Ministério Público do Estado de São Paulo, Ubatuba, 1999.

          MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 6ª ed., São Paulo, Atlas, 1999.

          MOMMA, Alberto Nobuoki. Plantas Transgênicas: Marketing e Realidades, Revista de Direito Ambiental, ano 4, nº 15, São Paulo, Revista dos Tribunais: julho-setembro 1999.

_______. Rotulagem de Plantas Transgênicas e o Agronegócio, Revista de Direito Ambiental, ano 4, nº 16, São Paulo, Revista dos Tribunais: outubro-dezembro 1999.

          PRADO, Luiz Regis. Crimes Contra o Ambiente: anotações à Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. São Paulo, Revista dos Tribunais, 1998.

          SZKLAROWSKY, Leon Fredja. A Civilização Transgênica e Cibernética, artigo capturado no sítio www.buscalegis.ccj.ufsc.br.

          VALLE, Silvio e COSTA, Marco Antônio. A Incerteza dos Alimentos Transgênicos, artigo capturado no sítio www.agrobrasil.com.br.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Felipe Luiz Machado Barros

assessor jurídico do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

BARROS, Felipe Luiz Machado. Biodiversidade e desenvolvimento sustentável.: Aspectos teóricos da proteção legal brasileira ao patrimônio genético. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 5, n. 44, 1 ago. 2000. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/1691. Acesso em: 19 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos