Artigo Destaque dos editores

A compreensão da tutela antecipada sob o prisma de sua eficacialidade

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Compreender o instituto da tutela antecipada é imperativo às necessidades daqueles que buscam usufruir o bem da vida objeto do litígio. Contudo, os magistrados e as próprias partes vêm se deparando com a seguinte problemática: validade dos efeitos da tutela antecipadamente outorgada, na pendência de recurso, quando o feito venha a ser posteriormente julgado improcedente.

Essa temática é norteada por profundas divergências doutrinárias. Minoritariamente, Joaquim Felipe Spadoni, invocando o efeito suspensivo em que é recebida a apelação impugnativa da sentença que julgue improcedente o pedido do autor e, por conseguinte, revogue a tutela previamente concedida, defende que tal decisum não terá o condão de cessar instantaneamente os efeitos da medida antecipatória. Assim, o ato processual que assegurou ao autor o gozo do bem ou direito pleiteado terá sua eficácia estendida até o trânsito em julgado da sentença contrária ao demandante.

Não obstante essa construção, doutrina e jurisprudência se inclinam pela cessação da eficácia do provimento antecipatório quando, após a cognição exauriente, o juízo entenda pela improcedência do pedido do autor.

A cassação da medida antecipada poderá se dar de forma expressa – quando o juízo, expressamente, a revoga no ato decisório –, ou de maneira presumida – quando o magistrado, apesar de julgar improcedente a demanda, não se pronuncia sobre a tutela antecipada no decisum.

A despeito desta linha argumentativa, atribui-se ao magistrado a possibilidade, em situações excepcionais, de fazer persistir os efeitos da tutela antecipatória a momento posterior da prolação da sentença que julgue improcedente o pedido do autor, caso o órgão judicante verifique que sua cassação poderá ocasionar dano irreparável ou de difícil reparação.

Nesta hipótese, a fim de evitar prejuízos à parte, é de bom alvitre que o magistrado afirme, de modo expresso, no ato sentencial que o efeito suspensivo do recurso apelatório será estendido à tutela antecipada, ditando, por conseguinte, sua subsistência até decisão final do processo.

Data venia ao entendimento construído, dentre outros, por Athos Gusmão Carneiro e Sérgio Sahione Fadel que o decisum desfavorável ao pedido do autor revoga, automaticamente, a tutela antecipada, tem-se com a prolação de sentença de improcedência a insurgência de um fator limitante ao gozo e à proteção do direito que fora temporariamente tutelado, vez que o interessado em sua obtenção terá que se valer da interposição de instrumentos impugnativos.

A realidade do Poder Judiciário brasileiro, contudo, insculpe-se, de excessiva demora no conhecimento e julgamento dos recursos, os quais poderão vir a ser decididos quando danos incalculáveis e irreversíveis, ao bem ou direito juridicamente tutelado, já houverem sidos causados.

Desta feita, afirma-se, veementemente, que a tutela antecipada não pode encontrar na sentença de improcedência barreira instransponível, pois apesar de seu caráter provisório e emergencial, seu objetivo maior é evitar a consumação de dano irreparável ou de difícil reparação e assegurar a efetividade na tutela da proteção do direito material.

Na busca de instrumentos que assegurem a sobreposição do direito material ao formalismo, por vezes, excessivo no direito processual, a medida cautelar inominada, a qual se volta, eminentemente, à proteção e ao resguardo da utilidade do processo principal, tem-se mostrado hábil a impedir o perecimento de direitos e o desperdício da jurisdição pelo decurso exagerado do tempo.

A medida cautelar tem sido usada, frequentemente, com o desígnio de atribuir efeito suspensivo a recurso interposto em face de mandado de segurança ou suspender o cumprimento da decisão revogatória da liminar até o pronunciamento do juízo ad quem, nas hipóteses em que o impetrante possa vir a sofrer lesão de difícil ou impossível reparação.

Em sede de tutela antecipada, a fim de que o provimento do recurso não se torne inócuo, ante situação que impeça a subsistência do direito, quando do provimento final, tem-se que a referida medida se mostra como o mecanismo apto a empregar efeito suspensivo ao direito previamente tutelado, quando o juízo não o faça de modo expresso no ato sentencial.

Impende destacar que o relator somente determinará a suspensão do cumprimento da decisão do juízo a quo, vez que a providência cautelar se presta ao asseguramento do resultado útil do acórdão a ser proferido. Por isso, seria uma incongruência que o órgão julgador adiantasse os efeitos da tutela recursal em sede de medida cautelar, consagrando o caráter de satistatividade.

Assim, poder-se-á interpor medida cautelar inominada, junto ao relator do recurso apelatório, com o intuito de sustar o decisum do juízo a quo até o pronunciamento do órgão colegiado competente, segundo a inteligência do artigo 558, parágrafo único, do Diploma Processual Civil brasileiro.


Referências Bibliográficas

ALVES, Eliana Calmon. Tutela de urgência. Tutelas de Urgência. Informe Jurídico da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, v.11, n. 2, p. 159-168, jul./dez. 1999. Disponível em: <http://www.stj.jus.br/publicacaoseriada/index.php/informativo/article/view/276>. Acesso em 09 de outubro de 2011.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

ALVIM, José Eduardo Carreira. Tutela antecipada. 3 ed. Curitiba: Juruá, 2004.

ASSIS, Araken de. Antecipação da tutela. In WAMBIER, Teresa Arruda Alvim (Coord.). Aspectos polêmicos da antecipação da antecipação da tutela. São Paulo: RT, 1997.

BARBOSA MOREIRA, José Carlos. Temas de direito processual. São Paulo: Saraiva, v. 8, 2004.

BEDAQUE, José Roberto dos Santos. Tutela cautelar e tutela antecipada: tutelas sumárias e de urgência (tentativa de sistematização). 2 ed. São Paulo: Malheiros, 2001.

BUENO, Cássio Scarpinella. Liminar em mandado de segurança. 2 ed. São Paulo: RT, v. 3, 1999.

CÂMARA, Alexandre Freitas. Lições de direito processual civil. 10 ed. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, v. I, 2004.

______. Lições de direito processual civil. 10 ed. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, v. II, 2005.

______. Lições de direito processual civil. 8 ed. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, v. III, 2005.

CARNEIRO, Athos Gusmão. Da antecipação de tutela. 6 ed. Rio de Janeiro: Malheiros, 2005.

CARPENA, Márcio Louzada. Do processo cautelar moderno. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004.

FADEL, Sergio Sahione. Antecipação da tutela no processo civil. 2 ed. São Paulo: Dialética, 2002.

FERREIRA, William Santos. Tutela antecipada no âmbito recursal. São Paulo: RT, 2000.

FUX, Luiz. Curso de direito processual civil. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004.

GONÇALVES, Marcos Vinícios Rios. Novo Curso de Direito Processual Civil. São Paulo: Saraiva, v. 3, 2008.

MARINONI, Luiz Guilherme. A antecipação da tutela. 8 ed. São Paulo: Malheiros, 2004.

MARINONI, Luiz Guilherme; AREHART, Sérgio Cruz. Manual do processo de conhecimento. 4 ed. São Paulo: RT, 2005.

NERY JÚNIOR, Nelson; NERY, Rosa Maria de Andrade. Código de processo civil comentado. 7 ed. São Paulo: RT, 2003.

______. Procedimentos e tutela antecipatória. In WAMBIER, Teresa Arruda Alvim (Coord.). Aspectos polêmicos da antecipação da antecipação da tutela. São Paulo: RT, 1997.

SPADONI, Joaquim Felipe. Breves anotações sobre a tutela antecipada e os efeitos da apelação. In NERY JUNIOR, Nelson; WAMBIER, TERESA ARRUDA ALVIM. Aspectos polêmicos e atuais dos recursos e de outros meios de impugnação às decisões judiciais. São Paulo: RT, v. 6, 2002.

ZAVASCKI, Teori Albino. Antecipação da tutela. São Paulo: Saraiva, 1997.


Notas

  1. CARNEIRO, Athos Gusmão. Da antecipação de tutela. 6 ed. Rio de Janeiro: Malheiros, 2005, p. 124.
  2. FUX, Luiz. Curso de direito processual civil. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004, p. 65.
  3. CARNEIRO, op. cit., p. 124.
  4. Reitere-se que, mesmo com as modificações suscitadas no âmbito da sistemática do agravo, pela Lei nº 11.187/2005, a concessão ou negação à tutela antecipada poderá ser repelida, no primeiro caso pela parte demandada e no segundo pela parte autora, pelo agravo de instrumento, uma vez que as decisões suscetíveis de causar à parte lesão grave e de difícil reparação devem ser por meio dele combatidas. Eis o inteiro teor do artigo 522 do Diploma Processual Civil: Das decisões interlocutórias caberá agravo, no prazo de 10 (dez) dias, na forma retida, salvo quando se tratar de decisão suscetível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação e nos relativos aos efeitos em que a apelação é recebida, quando será admitida a sua interposição por instrumento.
  5. MARINONI, Luiz Guilherme. A antecipação da tutela. 8 ed. São Paulo: Malheiros, 2004, p. 195.
  6. FUX, op. cit., Curso..., p. 65.
  7. Ibidem, p. 65.
  8. ALVIM, José Eduardo Carreira. Tutela antecipada. 3 ed. Curitiba: Juruá, 2004, p. 126.
  9. ASSIS, Araken de. Antecipação da tutela. In WAMBIER, Teresa Arruda Alvim (Coord.). Aspectos polêmicos da antecipação da antecipação da tutela. São Paulo: RT, 1997, p. 31.
  10. ALVIM, op. cit., Tutela..., p. 126.
  11. CARNEIRO, op. cit., p. 125.
  12. MARINONI, op. cit., A antecipação..., p. 194.
  13. Ibidem, p. 194.
  14. CARNEIRO, op. cit., p. 127.
  15. Em sentido contrário, SPADONI, Joaquim Felipe. Breves anotações sobre a tutela antecipada e os efeitos da apelação. In NERY JUNIOR, Nelson; WAMBIER, TERESA ARRUDA ALVIM (Coords). Aspectos polêmicos e atuais dos recursos e de outros meios de impugnação às decisões judiciais. ed. São Paulo: RT, v. 6, 2002, p. 329.
  16. CARNEIRO, op. cit., p. 127.
  17. Ibidem, p. 127.
  18. BARBOSA MOREIRA, José Carlos. Temas de direito processual. São Paulo: Saraiva, v. 8, 2004, p. 85.
  19. ALVES, Eliana Calmon. Tutela de urgência. Tutelas de Urgência. Informe Jurídico da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, v.11, n. 2, p. 159-168, jul./dez. 1999. Disponível em: <http://www.stj.jus.br/publicacaoseriada/index.php/informativo/article/view/276>. Acesso em 09 de outubro de 2011.
  20. Súmula 405 do STF: Denegado o mandado de segurança pela sentença, ou no julgamento do agravo, dela interposto, fica sem efeito a liminar concedida, retroagindo os efeitos da decisão contrária.
  21. BEDAQUE, José Roberto dos Santos. Tutela cautelar e tutela antecipada: tutelas sumárias e de urgência (tentativa de sistematização). 2 ed. São Paulo: Malheiros, 2001, p. 388.
  22. MARINONI apud ALVIM, op. cit., Tutela..., p. 172.
  23. CARNEIRO, op. cit., p. 127.
  24. ALVIM, op. cit., Tutela..., p. 170.
  25. MARINONI, op. cit., A antecipação..., p. 198.
  26. BUENO, Cássio Scarpinella Bueno. Liminar em mandado de segurança. 2 ed. São Paulo: RT, v. 3, 1999, p. 269.
  27. FADEL, Sergio Sahione. Antecipação da tutela no processo civil. 2 ed. São Paulo: Dialética, 2002, p. 65.
  28. Ibidem, p. 67.
  29. ALVIM, op. cit., Tutela..., p. 169.
  30. SPADONI, Joaquim Felipe. Breves anotações sobre a tutela antecipada e os efeitos da apelação. In NERY JUNIOR, Nelson; WAMBIER, TERESA ARRUDA ALVIM. Aspectos polêmicos e atuais dos recursos e de outros meios de impugnação às decisões judiciais. São Paulo: RT, v. 6, 2002, p. 323.
  31. Ibidem, p. 325.
  32. Ibidem, p. 325.
  33. ALVIM, op. cit., Tutela..., p. 173.
  34. As alterações trazidas pela Lei n. 11.232/2005, em relação à execução, "obrigou o legislador a modificar até mesmo o conceito de sentença, que, antes, qualificada por suas aptidão de pôr fim ao processo, passa agora a ser definida pelo seu conteúdo". (GONÇALVES, Marcos Vinícios Rios. Novo Curso de Direito Processual Civil. São Paulo: Saraiva, v. 3, 2008, p. 26).
  35. NERY JÚNIOR, Nelson; NERY, Rosa Maria de Andrade. Código de processo civil comentado. 7 ed. São Paulo: RT, 2003, p. 898.
  36. MARINONI, Luiz Guilherme; AREHART, Sérgio Cruz. Manual do processo de conhecimento. 4 ed. São Paulo: RT, 2005, p. 534/535.
  37. Ibidem, p. 535.
  38. O artigo 558 da Lei Processual Civil enumera as situações específicas em que o relator poderá atribuir efeito suspensivo ao agravo, quais sejam: prisão civil, adjudicação, remição de bens, levantamento de dinheiro sem caução idônea e outros casos dos quais possa resultar lesão grave e de difícil reparação.
  39. CÂMARA, Alexandre Freitas. Lições de direito processual civil. 10 ed. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, v. II, 2005, p. 104.
  40. Ibidem, p. 105.
  41. MARINONI et alli, op. cit., p. 536.
  42. FADEL, op. cit., Adendo de atualização com a Lei 10.352/2001.
  43. CARNEIRO, op. cit., p. 124.
  44. MARINONI, op. cit., A antecipação..., p. 196.
  45. FUX, op. cit., Curso..., p. 1039. Em algumas situações, no entanto, leis extravagantes prevêem que a sentença possa ser impugnável por recurso diverso. Pode-se mencionar, exemplificadamente, o recurso sem nomem juris específico, previsto contra as sentenças proferidas nos Juizados Especiais (artigo 41 e incisos da Lei n.º 9.099/95).
  46. NERY et alli, op. cit., p. 884.
  47. MARINONI et alli, op. cit., p. 529.
  48. ZAVASCKI, Teori Albino. Antecipação da tutela. São Paulo: Saraiva, 1997, p. 119.
  49. Ibidem, p. 119.
  50. FERREIRA, William Santos. Tutela antecipada no âmbito recursal. São Paulo: RT, 2000, p. 291.
  51. Ibidem, p. 290.
  52. CÂMARA, Alexandre Freitas. Lições de direito processual civil. 8 ed. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, v. III, 2005, p. 2.
  53. FUX, op. cit., Curso..., p. 1549.
  54. CARPENA, Márcio Louzada. Do processo cautelar moderno. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004, p. 21.
  55. MARINONI et alli, op. cit., p. 597.
  56. ALVIM, op. cit., Tutela..., p. 172.
  57. BRASIL. Superior Tribunal de Justiça (1ª Turma). Medida Cautelar 2002/0070835-1. Relator Ministro Teori Albino ZAVASCKI. Julgado em 02 de fevereiro de 2004.
Assuntos relacionados
Sobre a autora
Luciana Vieira Santos Moreira Pinto

Procuradora da Fazenda Nacional. Pós-graduada em Direito Judiciário. Diretora do Centro de Altos Estudos da PGFN no Distrito Federal

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

PINTO, Luciana Vieira Santos Moreira. A compreensão da tutela antecipada sob o prisma de sua eficacialidade. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 16, n. 3036, 24 out. 2011. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/20275. Acesso em: 20 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos