Artigo Destaque dos editores

A compensação no Direito Civil

Exibindo página 4 de 4
Leia nesta página:

CONCLUSÃO

Este trabalho teve como alicerce o estudo da Hermenêutica e os Princípios Jurídicos, principalmente os Princípios do Direito Constitucional, Tributário e Processual.

O festejado professor Roque Antonio Carraza em lição sobre os princípios, nos ensina 47 "princípio jurídico é um enunciado lógico, implícito ou explícito, que, por sua grande generalidade, ocupa posição de preeminência nos vastos quadrantes do Direito e, por isso mesmo, vincula, de modo inexorável, o entendimento e a aplicação das normas jurídicas que com ele se conectam". Face a esta magistral definição, vamos de encontro ao Capítulo I deste nosso trabalho. Este capítulo, que trata da Inconstitucionalidade da Lei Complementar 104 de 2001, mais precisamente da inclusão da alínea A ao artigo 170, que está eivado de vício, vício este, insanável, pela inconstitucionalidade, e ainda pois está em flagrante violação aos Princípios Constitucionais fundamentais, que são: Princípio da Independência do Juiz, Princípio do Livre Convencimento do Juiz, Princípio do Devido Processo Legal, Princípio da Isonomia; outrossim, decepando um Direito nos assegurado pelo Artigo 5º, Inciso XXXV, da Carta Magna, onde a Lei não pode subtrair da apreciação do poder judiciário qualquer lesão ou ameaça de Direito, sob pena de nulidade. Portanto, este artigo acima transcrito está eivado de nulidade, não devendo ser aceito pelo poder judiciário no ato da interpretação jurisdicional.

Transportamo-nos ao Capítulo II, cujo objetivo foi apontarmos a inconstitucionalidade da Medida Provisória nº 2.102-29 de 27 de março de 2001, cuja finalidade foi restringir o mesmo Direito tutelado no Capítulo I, um Direito do contribuinte. Esta Medida Provisória é Inconstitucional, seja por ferir os mesmos Princípios Jurídicos Constitucionais anteriormente descritos, e ainda, pois, exorbita da competência do Presidente da República, conforme disposição expressa do artigo 62 da Carta Magna, cujo texto disciplina somente em casos de relevância e urgência. Como o Código Tributário Nacional está em vigor desde 25 de outubro de 1966, não há urgência, e sim, manobras políticas cuja finalidade é a restrição dos direitos garantidos aos contribuintes e conseqüente descaracterização do Estado de Direito Constitucionalmente garantido.

Para deixarmos mais límpida essa nossa conclusão, colacionamos um artigo Dr. João Cláudio Franzoni Barbosa que leciona 48"Por fim, cabe uma análise do princípio da isonomia nas relações Fisco-contribuinte. Ora, quando a Fazenda Pública tem um suposto crédito tributário em face de qualquer contribuinte, lança sua garras através de um processo executório mais célere (v. Lei 6.830/80), constringindo bens do suposto devedor. Tudo isso por uma mera decisão pessoal de um tecnoburocrata, muitas das vezes, equivocado".

O mandado de Segurança constitui-se no instrumento constitucional processual hábil, facultado às pessoas físicas, jurídicas, órgão com capacidade processual ou universalidade reconhecida por lei, como forma de garantir a declaração do Direito à compensação de créditos tributários, caso haja alguma restrição por parte da Fazenda Pública ou órgão competente. Este nosso entendimento vêm se tornando pacífico, tanto que o Superior Tribunal de Justiça editou a súmula 213, "O mandado de Segurança constitui ação adequada para a declaração do direito a compensação tributária". Não deixando pairar mais nenhuma dúvida sobre o exposto acima.

A antecipação da Tutela contra a Fazenda Pública é um Instituto amplamente discutido pelos juristas, doutrinadores e pelos atuantes no Direito. Desde que sejam preenchidos os requisitos obrigatórios: Prova inequívoca da Verossimilhança, a antecipação dos efeitos da sentença seja reversível, e ainda haja o "periculum in mora", o juiz verificando esses pressupostos deve atender ao pedido.

Este nosso posicionamento não é um posicionamento isolado, pelo contrário, grande parte dos processualistas militam em nosso favor: João Batista Lopes, Luis Rodrigues Wambier, Nelson Nery Junior e Rosa Maria Andrade Nery e Hugo de Brito Machado, outrossim, com a edição da Lei Complementar 104/2001 esta polêmica restou finda, pois acrescentou ao artigo 151, o inciso V, que aceita a antecipação dos efeitos da Tutela contra a Fazenda Pública. Além do mais, se é permitido para a Fazenda Pública obter a antecipação dos efeitos da sentença sobre o Contribuinte, porque não haveria de ser o contrário, se a Carta Magna nos garante esta prerrogativa, por meio do Princípio da Isonomia, que preceitua pela equiparação de todos, no que diz respeito ao gozo e fruição de direitos, assim, como a submissão a deveres.

Enfim, nos reportamos ao capítulo V, onde entendemos após análise das situações fáticas e de Direito da época da publicação do Decreto-Lei nº 263/67, alterado pelo Decreto-Lei nº396/68 que os mesmos foram nulos, pois nesse período houve a quebra do Estado de Direito, onde os Magistrados perderam suas garantias constitucionais, o Congresso Nacional estava em recesso, e ainda os referidos decretos exorbitavam da Competência do Presidente da República e conseqüentemente os títulos emitidos no período de 1902 a 1926 não estão prescritos e portanto válidos.

Outrossim, um dos Princípios Originários do Direito é que em uma relação contratual, uma parte não pode ter o enriquecimento sem causa, seu locupletamento, ora, neste caso, a União obteve um enriquecimento sem causa, em desfavor do contribuinte, que durante este período de repressão militar não pode reivindicar seu Direito. Essa nossa opinião está fundamentada no estudo dos princípios constitucionais, como o Direito Adquirido, que é uma cláusula pétrea, inalterável. Donde colacionamos o completo ensinamento do Magistral Roque Antonio Carrazza 49"Os princípios que conferem ao ordenamento jurídico estrutura e coesão. Estes princípios, de seu turno, entremostram-se hierarquizados no mundo do Direito. De fato, alguns deles, mais abrangentes, fulcram todo sistema jurídico – são os princípios jurídico- constitucionais – irradiando efeitos sobre outros, de conotação mais restrita. Estes, de sua parte, acabam condicionando novos princípios mais particularizados, e, deste modo, escalonada e sucessivamente, até as normas específicas, numa vasta cadeia, cujo enredo só o jurista tem condições de entender." E ainda, 50"Sem outros cuidados, podemos, agora, sustentar que um princípio jurídico-constitucional, em rigor, não passa de uma norma jurídica qualificada. Qualificada porque, tendo âmbito de validade maior, orienta a autuação de outras normas, mesmo as de nível constitucional. Exerce, tal princípio, uma função axiológicamente mais expressiva, dentro do sistema jurídico (Souto maior). Tanto que sua desconsideração traz à sirga conseqüências muito mais danosas que a violação de uma simples regra. Mal comparando,acutilar um princípio constitucional é como destruir os mourões de uma ponte, fato que, por certo, provocará seu desabamento".

Imperioso se faz ressaltar que, estes nossos posicionamentos foram concluídos com base nos Princípios Constitucionais e Princípios do Direito, e, caso tenham entendimento diverso, serão inconstitucionais, não somente porque ferem a letra da Constituição, mas sim, pois ferem os princípios constitucionais e o Estado de Direito impostos pela Constituição Federal, devendo assim, ser respeitados e obedecidos, sob pena do desmoronamento do Estado de Direito.


NOTAS

1..RODRIGUES, Silvio. Direito Civil – Parte Geral das Obrigações. 29ª ed. Ed. Saraiva. 1998.

2..www.conjur.com.br. Acesso em 27 de junho de 2001.

3..MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 26ª ed. São Paulo. Ed. Malheiros. p.83

4..MARQUES, José Frederico Marques. Instituições de Direito Processual Civil. 1ª ed. Atualizada – Volume 1. Campinas. Ed. Millenium. 2000. p.158.

5..MARQUES, José Frederico Marques. Instituições de Direito Processual Civil. 1ª ed. Atualizada – Volume 1. Campinas. Ed. Millenium. 2000. p.161.

6..MARQUES, José Frederico. Instituições de Direito Processual Civil. 1ª ed. Atualizada – Volume 1. Campinas. Ed. Millenium. 2000. p.162.

7..SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 19ª ed. São Paulo. Ed. Malheiros. 2000. p52.

8..JUNIOR, Humberto Theodoro. Curso de Direito Processual Civil. Volume 1, 36º ed. Ed. Forense. p. 23.

9..CASSONE, Vitório. Direito Tributário. 11ª ed. São Paulo. Ed. Atlas. 1998. p.47.

10..CASSONE, Vitório. Direito Tributário. 11ª ed. São Paulo. Ed. Atlas. 1998. p.47.

11..MARTINS, Ives Gandra da Silva. Curso de Direito Tributário. 5ª ed. Ed. CEJUP – Volume 1. 1997. São Paulo. p.26.

12..PRUDENTE, Antônio de Souza. O Estrago Processual das Medidas Provisórias. MP 1984-20: restrições ao Direito Tributário e Previdenciário: A hipertrofia do Executivo. Meio Jurídico. A IV. nº 39. Novembro 2000. p.63.

13..EDITORIAL. Revista Meio Jurídico. Novembro de 2000. Ano IV. nº39 p. 04.

14..MACHADO, Hugo de Brito. Mandado de Segurança em Meteria Tributária. 1º ed. Fortaleza. R.T. 1994. p.22.

15..CAMPOS, Dejalma. Direito Processual Tributário. São Paulo. Ed. Atlas. 1993. p.87.

16..MEIRELLES, Hely Lopes. Mandado de Segurança. ed. 19º. São Paulo. Ed. Malheiros. p.31.

17..MEIRELLES, Hely Lopes. Mandado de Segurança. 19ª ed. Ed. Malheiros. atualizada por Arnoldo Wald. São Paulo. p. 37.

18..MACHADO, Hugo de Brito. Mandado de Segurança em Matéria Tributária. 1ª ed. Fortaleza. Ed. RT. 1994. p.293.

19..JUNIOR, Nelson Nery; NERY, Rosa Maria Andrade. Código de Processo Civil Comentado. 4ª ed. São Paulo. Ed. RT. P. 749.

20..LOPES, João Batista. Aspectos Polêmicos da Antecipação da Tutela. São Paulo. Ed. RT. 1997. p214.

21..WAMBIER, Luis Rodrigues. Aspectos Polémicos da Antecipação da Tutela. São Paulo. Ed. RT. 1997. p.295.

22..JUNIOR, Nelson Nery. NERY Rosa Maria de Andrade. Código de Processo Civil Comentado. 5ª ed. Ed. RT. 2001. p.734.

23..MACHADO, Hugo de Brito. Tutela Jurisdicional Antecipada na repetição do indébito Tributário. Revista Dialética do Direito Tributário. São Paulo. 1996. nº 5. p.45.

24..JUNIOR, Nelson Nery; NERY, Rosa Maria Andrade. Código de Processo Civil Comentado. 4ª ed. São Paulo. Ed. RT. P.753.

25..SÃO PAULO, A Gazeta Mercantil. 17 de julho de 1998.

26..MIRANDA, Pontes de. Apólices. www.siterapido.com.br / RLT/ apólice/apolice.htm

27..CASSONE, Vitório. Direito Tributário. 11ªed. São Paulo. Ed. Atlas. 1998.

28..JUNIOR, Miguel Reale. Parecer sobre a validade dos Títulos da Dívida Pública. Disponível www.adaptanet.com.br/~escobar/apólice4

29..ALVARENGA, Aristides Junqueira. Parecer sobre a validade dos Títulos da Dívida Pública. Disponível www.adaptanet.com.br/~escobar/apólice4

30..CASTRO, José Kleber Leite de. Parecer sobre a validade dos Títulos da Dívida Pública. Disponível www.adaptanet.com.br/~escobar/apólice4

31..NOUR, Ricardo Abdul.. Parecer sobre a validade dos Títulos da Dívida Pública. Disponível www.adaptanet.com.br/~escobar/apólice4

32..FARO, Clóvis de. SHYMURA, Luiz Guilherme. Parecer sobre a validade dos Títulos da Dívida Pública. Disponível www.adaptanet.com.br/~escobar/apólice4

33..MARQUES, José Frederico. Instituições de Direito Processual Civil. 1ª ed. Atualizada – Volume1. Campinas. Ed. Millenium. p. 170.

34..CASSONE, Vitório. Direito Tributário. 11ª ed. São Paulo. Ed. Atlas. 1998. p.47.

35..MACHADO, Hugo de Brito. No Direito Tributário. p.04. www.jarbas.com.br

36..MARQUES, José Frederico. Instituições de Direito Processual Civil. 1ª ed. Atualizada – Volume 1. Campinas. Ed. Millenium. p. 86.

37..REALE. Miguel.Lições Preliminares de Direito. 13ª ed. São Paulo. Saraiva. 1986. p.275.

38..MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e Aplicação do Direito. 16ª. Rio de Janeiro. Ed. Forense. 1997. p. 12.

39..MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e Aplicação do Direito.. 16ª. Rio de Janeiro. Ed. Forense. 1997. p. 148.

40..Apostila do advogado James de Paula Toledo. SOC – Assessoria Tributária Empresarial e Jurídica.

41..Apostila do advogado James de Paula Toledo. SOC – Assessoria Tributária Empresarial e Jurídica.

42..Apostila do advogado James de Paula Toledo. SOC – Assessoria Tributária Empresarial e Jurídica.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

43..Apostila do advogado James de Paula Toledo. SOC – Assessoria Tributária Empresarial e Jurídica.

44..Apostila do advogado James de Paula Toledo. SOC – Assessoria Tributária Empresarial e Jurídica.

45..Apostila do advogado James de Paula Toledo. SOC – Assessoria Tributária Empresarial e Jurídica.

46..MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e Aplicação do Direito.. 16ª. Rio de Janeiro. Ed. Forense. 1997. p. 12.

47..CARRAZA, Roque Antonio. Curso de Direito Constitucional Tributário. São Paulo. ed. 14ª. Ed. Malheiros. p. 31,32.

48..BARBOSA, João Cláudio Franzoni. A compensação e o art. 170-A do Código Tributário Nacional. Revista Dialética do Direito Tributário. Abril de 2001. nº67.

49..CARRAZA, Roque Antonio. Curso de Direito Constitucional Tributário. São Paulo. ed. 14ª. Ed. Malheiros. 2000. p.38.

50..CARRAZA, Roque Antonio. Curso de Direito Constitucional Tributário. São Paulo. ed. 14ª. Ed. Malheiros. p. 38.


BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, Amador Paes de. Teoria e prática dos títulos de crédito. 2ª ed. São Paulo, 1977. Ed. Saraiva. p. 182-193.

ALMEIDA, Felipe Travassos Sarinho de. Da (in)constitucionalidade da instituição de tributos por meio de medidas provisórias. Outubro de 2000. Rio de Janeiro. <www.jus.com.br/doutrina/mptribu2.html>. Acesso em junho de 2001.

ALVARENGA, Aristides Junqueira. JR, Miguel Reale. NOUR, Ricardo Abdul. FARO, Clóvis de. SHYMURA, Luis Guilherme. CASTRO, José Kléber Leite de. Parecer sobre a validade dos Títulos da Dívida Pública. Disponível em www.adaptanet.com.br/~escobar/apólice4. Acesso em Julho de 2001.

AMARO, Diogo Matté. A compensação via – autolançamento de Tributose Contribuições Federais e a Lei Complementar nº 104/01. Elaborado em Fevereiro de 2001, Curitiba – PR. Disponível em <www.aldemario.adv.br>. Acesso em Julho de 2001.

ANDRADE, José Alexandre Goiana de. A Compensação de Indébitos Tributários e seu atual regramento. Ceará. Disponível em <www.aldemario.adv.br>. Acesso em Agosto de 2001.

ARAGON, Célio da Silva. Aspectos da Tutela Antecipada contra a Fazenda Pública. Osasco. Julho de 2000. Disponível em <www.jarbas.com.br>. Acesso em Maio de 2001.

BANJA, Waldemir. Artigos. Tutela antecipada. Brasília-DF. Disponível em <www.jus.com.br>. Acesso em Abril de 2001.

BARBOSA, João Cláudio Franzoni. A Compensação e o art. 170-A do Código Tributário Nacional. Revista Dialética do Direito Tributário. Abril de 2001. nº 67.

BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Financeiro e Direito Tributário. 8ª ed.São Paulo. Ed. Saraiva. 2001.

BASTOS, Celso Ribeiro. Hermenêutica e Interpretação Constitucional. Ed. Celso Bastos. São Paulo. 1997.

BRASIL, Supremo Tribunal da Justiça. Súmulas 212 – A compensação de créditos tributários não pode ser definida por medida liminar. 213 – O mandado de segurança não constitui ação adequada para a declaração do direito a compensação tributária.

CALAMANDREI, Piero; BRANDÃO, Eduardo. Eles, Os Juízes, vistos por um advogado. 1ª ed. São Paulo. Ed. Martins Fontes. 2000.

CAMPOS, Dejalma de. Direito Processual Tributario. São Paulo. Ed. Atlas. 1993.

CARRAZZA, Roque Antônio. Curso de Direito Constitucional. 9ª ed. São Paulo. Ed. Malheiros.

CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de Direito Tributário. 9ª ed. São Paulo. Ed. Saraiva. 1997.

CASSONE, Vittorio. Compensação de Tributos Federais – Reflexões sobre o parecer da PGFN/CRJN n. 638/93. Direito Tributário Material. p. 66-79.

CASSONE, Vittorio. Direito Tributário. 11ª ed. São Paulo. Ed. Atlas. 1998.

CASTRO, Aldemario Araújo. As Apólices da Dívida Pública emitidas no início do século e a impossibilidade de serem utilizadas em Compensação Tributária. Disponível em <www.aldemario.adv.br>. Acesso em Março de 2001.

CIARLARIELLO, Neide. Compensação de Tributos Federais. [S.l.]. Disponível em <www.aldemario.adv.br>. Acesso em Agosto de 2001.

COMPENSAÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS – REFLEXÕES SOBRE O PARECER DA PGFN/CRJN Nº 638/93. Direito Tributário Material – Cadernos de Direito Tributário e Finanças Públicas – Vittorio Cassone. [S.l.].

CONTE, Francesco. Antecipação da Tutela contra a Fazenda Pública. Rio de Janeiro. Disponível em <www.jarbas.com.br>. Acesso em Abril de 2001.

DECOMAIN, Pedro Roberto. Anotações ao Código Tributário Nacional. São Paulo. Ed. Saraiva. 2000.

DIAS, Luiz Cláudio Portinho. Compensação do Crédito Tributário. Porto Alegre. Disponível em <www.aldemario.adv.br>. Acesso em Maio de 2001.

DINIZ, Maria Helena. Código Civil Anotado. 6ª Ed. São Paulo.Ed. Saraiva. 2000.

DINIZ, Maria Helena. Conceitos Jurídicos fundamentais. Compêndio de introdução à ciência do direito. 13ª. Ed. São Paulo. Ed. Saraiva. p. 415-423.

DINIZ, Souza. Código Civil Frances. Rio de Janeiro. Ed. Record. 1962.

DINIZ, Souza. Código Civil Italiano. Rio de Janeiro. Ed. Record. 1961.

GONÇALVES, Fernando Dantas Casillo. Judiciário define a superioridade da Lei Complementar sobre a Lei Ordinária em matéria de tributação. São Paulo - SP. Disponível em <www.tributario.com>. Acesso em Julho de 2001.

JUNIOR, Humberto Theodoro. Curso de Direito Processual Civil. 36ª ed. Volume I. Ed. Forense. 2001. Rio de Janeiro.

JUNIOR, Nelson Nery; NERY, Rosa Maria Andrade. Código de Processo Civil Comentado. 4ª ed. São Paulo. Ed. R.T.

LINHARES, Alexandre. Da admissibilidade dos Títulos da Dívida Agrária dados em garantia da Execução Fiscal. Fortaleza. Abril de 2000. Disponível em <www.aldemario.adv.br>. Acesso em Junho de 2001.

LOPES, João Batista. Aspectos Polêmicos da Antecipação da Tutela. São Paulo. Ed. R.T. 1997.

MACHADO, Hugo de Brito. Compensação Tributária e Liminar em Cautelar. Ceará. Disponível em <www.aldemario.adv.br>. Acesso em Maio de 2001.

MACHADO. Hugo de Brito. Curso de Direito Tributário. 14ª ed. São Paulo. Ed. Malheiros.

MACHADO, Hugo de Brito. Imprescritibilidade da Ação Declaratória do Direito de Restituição de Tributo. Revista Tributária e de Finanças Públicas nº 31 – Direito Tributário Interno. p. 102-109.

MACHADO. Hugo de Brito. Mandado de Segurança em Matéria Tributária. 1ª ed. Fortaleza. Ed. R.T. 1994.

MACHADO, Hugo de Brito. No Direito Tributário. Campinas Disponível em <www.aldemario.adv.br>. Acesso em Maio de 2001.

MACHADO, Hugo de Brito. Tutela Jurisdicional Antecipatória na Repetição do Indébito Tributário. Revista Dialética do Direito Tributário. São Paulo. 1996. nº5.

MALERBI, Diva. Cláusula Pétrea da Legalidade Tributária e o Instituto da Compensação. Revista do Direito Tributário nº 67 – X Congresso Brasileiro de Direito Tributário. p. 279-283.

MARINONI, Luiz Guilherme. Antecipação da Tutela. 5ª ed. São Paulo. Ed. Malheiros. 1999.

MARINONI, Luiz Guilherme. Tutela Antecipatória – Julgamneto antecipado e Execução Imediata da Sentença. 4ª ed. São Paulo. Ed. R.T. 2000.

MARQUES, José Frederico. Instituições de Direito Processual Civil. 1ª ed. atualizada – 5 Volumes. Campinas. Ed. Millenium. 2000.

MARQUES, José Frederico. Manual de Direito Processual Civil. 1ª ed. atualizada – 4 Volumes. Campinas. Ed. Bookseller. 1997.

MARTINEZ, Wladimir Novaes. A Validade ad Lei Relativa à Compensação de Contribuições Previdenciárias. Revista Dialética do Direito Tributário nº 03. p. 90-92.

MARTINS, Ives Gandra da Silva. A Compensação dos Tributos e Moralidade Pública. [S.l.]. Disponível em <www.jarbas.com.br.>. Acesso em abril de 2001.

MARTINS, Ives Gandra da Silva. Comentários ao Código Tributário Nacional. Ed. Saraiva. 1998.

MARTINS, Ives Gandra da Silva. Curso de Direito Tributário. 5ª ed. Ed. CEJUP – volumes 1 e 2. 1997.

MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e Aplicação do Direito. 16ª ed. Rio de Janeiro. Ed. Forense. 1997.

MEIRELLES. Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 26ª ed. São Paulo. Ed. Malheiros.

MEIRELLES, Hely Lopes. Mandado de Segurança. 19ª ed. São Paulo. Ed. Malheiros. Atualizada por Arnoldo Wald.

MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 12ª ed. São Paulo. Ed. Malheiros. 1999.

MENDONÇA, Oscar. Da Lei contra Elisão Fiscal. Salvador-BA. Janeiro de 2001. Disponível em <www.jus.com.br/doutrina/lc104.html>. Acesso em 03 de Março de 2001.

MIRANDA, Pontes de. Apólices. www.siterapido.com.br/RLT/apólice/apolice.htm. Acesso em junho de 2001.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 9ª ed. São Paulo. Ed. Atlas. 2001.

MORAES, Bernardo Ribeiro de. Compêndio de Direito Tributário. 9ª ed. Rio de Janeiro. Ed. Forense. 1997.

NETTO, Agostinho do Nascimento. Princípios Constitucionais e Tributação. Rio de Janeiro. Disponível em <www.jus.com.br>. Acesso em Maio de 2001.

NETO, Nelson Monteiro. A Medida Liminar na compensação dos créditos tributários:um ponto de equilíbrio. Tributário, Constitucional e Administrativo - Repertório IOB de Jurisprudência – 1ª quinzena de Outubro de 2000. p. 491.

NÓBREGA, Antonieta L. M. Arcoverde. Dos poderes de cautela do juiz. [S.l.]. Disponível em <www.jarbas.com.br.>. Acesso em abril de 2001.

NOGUEIRA, Júlio. Suspensão de exigibilidade do Crédito Tributário através de Ação Cautelar: Nova Modalidade introduzida pela LC. 104/2001. Salvador-BA. Disponível em <www.jus.com.br>. Acesso em Julho de 2001.

PITA, Flávia Almeida. A inefetividade da Tutela Antecipada contra a Fazenda Pública. Doutrina. [S.l.]. Disponível em <www.jarbas.com.br>. Acesso em Abril de 2001.

PRUDENTE, Antônio de Souza. O Estrago processual das Medidas Provisórias. MP 1984-20: restrições ao Direito Tributário e Previdenciário: A hipertrofia do Executivo. Meio Jurídico. A. IV. nº 39. Novembro de 2000. p. 63.

PRUDENTE, Antônio de Souza. Tutela Mandamental-inibitória, em Matéria Tributária. Brasília. Março de 2000. Disponível em <www.jarbas.com.br>. Acesso em Abril de 2001.

REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito. 24ª ed. São Paulo. Saraiva. 1998.

RODRIGUES, Silvio. Direito Civil – Parte Geral das Obrigações. 29ª ed. Ed. Saraiva. 1998.

SANTOS, Edison Santana dos. Cártulas da Dívida Pública do início do século. Osasco. Disponível em <www.aldemario.adv.br>. Acesso em Maio de 2001.

Sentença Judicial. Justiça Federal. Partes: Trevicar Veículos LTDA. E Delegado da Receita Federal em Araçatuba/SP. Relator: Juiz Federal Cláudio Roberto Canatta. Araçatuba, 18 de Maio de 2001.

Sentença Judicial. 1ª Vara da Justiça Federal em Araçatuba. Ação Ordinária nº 98.0801638-3 Partes: Comercial de Bebidas Guaru LTDA. E União - Procurador Dr. Ermenegildo Nava. Relator: Juiz Federal Cláudio Roberto Canatta. Araçatuba-SP.

SENTENÇA VALIDA E GARANTE CORREÇÃO A TITULOS ANTIGOS. São Paulo-SP. Gazeta Mercantil, Terça-feira, 29 de Dezembro de 1998. Disponível em <www.jus.com.br>. Acesso em Abril de 2001.

SEPULVEDA, Luciano P. Da viabilidade e do recebimento via ação monitória. Títulos da Dívida Pública. Consulex. A. IV. nº 42. Junho de 2000. p. 52-55.

SILVA, Bruno Mattos, Da Compensação de Tributos. [S.l.]. Publicado em 21 de Setembro de 1998. Disponível em <www.aldemario.adv.br>. Acesso em Março de 2001.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional. 19ª ed. São Paulo. Ed. Malheiros. 2000.

SOARES, Carlos Dalmiro Silva. Regularização de Débito. Florianópolis, Disponível em <www.jarbas.com.br>. 4 de Maio de 1998. Acesso em Agosto de 2001.

SZKLAROWSKY, Leon Fredja. Os Títulos da Dívida Pública e a Garantia de Execução. [S.l.]. 1999. Disponível em <www.jus.com.br>. Acesso em Maio de 2001.

VIEIRA, Rodrigo Derdau. Compensação Tributária envolvendo Créditos da União. Nova Friburgo. 24 de Janeiro de 2001. Disponível em <www.jarbas.com.br>. Acesso em Março de 2001.

WAMBIER, Luís Rodrigues. Aspectos Polêmicos da Antecipação da Tutela. São Paulo. Ed. R.T. 1997.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Pedro Paulo B. Bedran de Castro

bacharel em Direito em Araçatuba (SP)

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

CASTRO, Pedro Paulo B. Bedran. A compensação no Direito Civil. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 7, n. 56, 1 abr. 2002. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/2831. Acesso em: 19 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos