O que é Legítima Defesa?

17/07/2014 às 16:15
Leia nesta página:

Explicação do Instituto da legítima defesa para leigos

A legítima defesa, uma das causas de justificação presente na consciência popular, que se revela até mesmo na música do grande compositor e cantor, Bezerra da Silva “O malandro era forte”.

Trata-se de uma conquista da sociedade e que foi reconhecida por praticamente todas as legislações por se tratar de um direito inerente a condição humana, de autodefesa, que acompanha o homem desde seu nascimento e está presente durante toda sua vida. É, assim, um direito ou uma reação diante de uma agressão injusta.

O Estado quando tirou do particular o direito de fazer justiça com as próprias mãos, e avocou (chamou para si) a função jurisdicional, não lhe tirou, porém,  o direito de se defender, pois os agentes estatais (forças policiais) não são capazes de se fazer presente simultaneamente em todos os lugares e momentos, logo autoriza aos indivíduos a se defenderem, pois seria injusto exigir-se que o cidadão permaneça inerte diante de uma agressão injusta. 

O Código Penal em seu artigo 25 tem a seguinte redação:

“Entende-se em legítima defesa quem usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.”

Pela simples leitura do artigo acima podemos extrair, seus requisitos legais:

  1. Agressão injusta;
  2. Atual ou iminente;
  3. A direito próprio ou alheio;
  4. Emprego dos meios necessários;
  5. Uso moderado de tais meios;

Não se pretende esgotar o assunto, mas simplesmente familiarizar o leitor ao instituto em análise. Segue-se com uma visão rápida sobre os requisitos legais:

Agressão injusta: é a conduta humana que lesa ou expõe a perigo um bem jurídico tutelado e que não encontra amparo no ordenamento jurídico.

Atual ou iminente: é a que esta ocorrendo ou prestes a ocorrer. Ou seja, se a agressão é pretérita, o agente que assim age pratica vingança e não legítima defesa.

A direito próprio ou alheio: quem age em legítima defesa pode fazê-lo em seu favor ou de um terceiro. Exemplo: “A” visualizando que “B” esta prestes a matar “C”, mata-o para salvar a vida de “B”. Neste caso “A” não pratica crime. Vale ressaltar não caber a legítima defesa de terceiros quando o bem for considerado disponível, a exemplo do patrimônio. Exemplo: Leonardo não pode matar Rogério porque este está destruindo o seu carro com uma marreta.

Emprego dos meios necessários: são os causam menor dano colocados à disposição do agente no momento em que sofre a agressão. Exemplo: se eu tenho um cassetete a meu alcance e com ele posso conter a agressão, o emprego de arma de fogo se mostra desnecessário.

Uso moderado de tais meios: deve existir moderação por quem age em legítima defesa, logo, só se pode agir até que cesse a injusta agressão. Exemplo: João é agredido a socos e ponta pés por Sebastião que, por sua vez, desfere um soco de João, que cai ao solo desacordado. Neste momento Sebastião não pode continuar a agredir João, pois se assim age responderá pelo seu excesso.

Concluindo, para que o agente atue amparado pela legítima defesa, deve observar todos os seus requisitos legais, para que não venha a ser penalizado na esfera penal.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Alixandre Barroso Vieira

Mestre em Direito Penal pela PUC-MINAS é pós-graduado pela mesma universidade em Ciências Penais e em Direito Público pela Universidade Candido Mendes. Professor Universitário nas cadeiras de Direito Penal e Processo Penal. É ainda pós-graduado em Direito Ambiental e Direito Processual Civil, pela Faculdade Internacional de Curitiba. Autor de vários artigos vinculados a área criminal. Advogado Criminalista.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos