Motivo Torpe para o Direito Penal

26/11/2014 às 15:27
Leia nesta página:

Significado de motivo torpe para o direito penal.

~~Entende-se por motivo torpe aquele que ofende a ética social, de grau altamente reprovável pela sociedade, ou seja, é aquele extremamente imoral.
O homicida passional é narcisista, assim entendido como o estado de ânimo na qual o indivíduo elege-se seu próprio objeto de amor. Desta forma, o agente não enxerga seus próprios defeitos, tal como ocorre quando uma pessoa está apaixonada pela outra, não se admitindo, portanto, que seja rejeitado, haja vista que é perfeito em todos os sentidos. Desta forma, todos os motivos que o levam a matar devem ser considerados ignóbeis (DOURADO apud ELUF, 2014, p.190). No entanto, não há clareza quanto à unanimidade dessa afirmação, uma vez que o júri e os tribunais nem sempre entendem que o homicida passional agiu com torpeza.
Os entendimentos jurisprudenciais atuais determinam que o ciúme por si só não configura motivo torpe, conforme decisão abaixo:

PENAL E PROCESSUAL PENAL. RECURSO ESPECIAL HOMICÍDIO E LESÕESCORPORAIS. QUALIFICADORAS. PRONÚNCIA.
I - A qualificadora de homicídio, para ser admitida na pronúncia iudicium accusationis), exige a existência de indícios e sobre eles, sucintamente, deve manifestar-se o magistrado (Precedente).
II - O ciúme, por si só, sem outras circunstâncias, não caracteriza o motivo torpe.
Recurso conhecido e desprovido.
(STJ, Recurso Especial nº 171627 / GO, Relator: Ministro FELIX FISCHER, QUINTA TURMA, Julgado em 21/09/1999, Publicado em 18/10/1999) (grifos nossos).

No mesmo sentido, decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul determina que, ainda que comprovada a tentativa de agressão à vítima por término de relacionamento amoroso, cabe ao Júri determinar se há a incidência da qualificadora ou não, uma vez que o ciúme por si só não constitui motivo torpe. Conforme abaixo:

RECURSO EM SENTIDO ESTRITO. PRELIMINAR. TENTATIVA DE HOMICÍDIO QUALIFICADA. 1. Embora não tenha sido o objeto da irresignação da defesa, é de ser mantida a pronúncia do recorrente, pois demonstrada a materialidade, bem como presentes os indicativos de autoria. Isso porque o réu assegurou ter desferido golpes de faca na vítima, fato confirmado. 2. Segundo a doutrina, torpe é o motivo baixo, repugnante, vil, ignóbil, que repugna a coletividade. A vingança pode ou não constituir motivo torpe, na dependência do que a originou. O ciúme, por si só, não pode ser equiparado a motivo torpe 3. Há indicativos de que o acusado teria tentado ceifar a vida da vítima em razão do término do relacionamento amoroso. Entretanto, cabe aos jurados, juízes naturais da causa, dizer se a referida motivação está apta a configurar a qualificadora da tentativa de homicídio ou não. PRELIMINAR REJEITADA. RECURSO DESPROVIDO.
(TJRS, Recurso em Sentido Estrito nº 70052860954, Terceira Câmara Criminal, Relator: Nereu José Giacomolli, Data de Julgamento: 28/03/2013, Data de Publicação: 19/04/2013) (grifos nossos).

Adicionalmente, é válido mencionar que da mesma forma que o ciúme per si não constitui motivo torpe, a vingança, da mesma forma, nem sempre o constituirá. Estabelece a doutrina e a jurisprudência majoritária que a vingança, para se caracterizar como motivo torpe, deve ser analisada de acordo com o caso em questão para se verificar o nível de imoralidade à ela atrelada, bem como os motivos que a originaram. Conforme bem salienta BITENCOURT:

Com efeito, os fundamentos que alimentam o sentimento de vingança, que não é protegido pelo direito, podem ser nobres, relevantes, éticos e morais; embora não justifiquem o crime, podem privilegiá-lo, quando, por exemplo, configurem relevante valor moral ou social, v.g., quando o próprio pai mata o estuprador de sua filha. E um homicídio privilegiado não pode ser ao mesmo tempo qualificado por motivo fútil ou torpe. (2011, p. 66).

Desta forma, a vingança pode ser eivada de motivos nobres que ensejariam o privilégio ao criminoso. No entanto, conforme analisado anteriormente, em crimes passionais não há que se falar em relevante valor moral ou social, uma vez que a sociedade não tem admitido o assassinato da vítima em decorrência da paixão como privilegiadora do homicídio.
Ainda, a jurisprudência e a doutrina reconhecem como motivo torpe o crime no qual o agente mata por vingança a amante ou a esposa que o desprezou. Desta forma, a vingança decorrente do homicídio passional praticado contra a amásia ou a mulher justificado pelo fato do agente ter sido rejeitado demonstra torpeza e imoralidade da vingança, sendo o homicídio considerado qualificado. Nesse sentido:

HOMICÍDIO. QUALIFICADORA DO MOTIVO TORPE. ACUSADA QUE, SENTINDO-SE DESPREZADA PELO AMANTE, RESOLVE VINGAR-SE, MATANDO-O. QUALIFICADORA COMPROVADA E CARACTERIZADA. RECURSO IMPROVIDO. (TJRS, Recurso Crime nº 689062628, Segunda Câmara Criminal, Relator: João Ricardo Vinhas, Data de Julgamento: 26/10/1989)

Portanto, conclui-se que o homicídio passional é enquadrado como homicídio qualificado desde que pautado na vingança ignóbil e imoral, tal como ocorre nos casos de recusa ou desprezo por parte do seu companheiro, atentando-se para o fato de que o ciúme não será considerado motivo torpe em si, mas poderá o ser desde que verificado com demais elementos que constituam a torpeza.

Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos