Teoria geral das obrigações

09/12/2014 às 17:01
Leia nesta página:

Breve analise da teoria geral das obrigações, com intuito de ajudara colegas da área do direito.

OBRIGAÇÕES.

Conceito Tradicional: É o vinculo jurídico pelo qual o devedor compromete-se a realizar em favor do credor uma prestação de dar, fazer ou não fazer.

Conceito atual, Obrigação como processo (Clóvis do Couto e Silva): O conceito de obrigação como processo é dinâmico é o conjunto de fases interdependentes que elevam a satisfação do credor e que são norteadas pelo principio da boa fé objetiva “o adimplemento atrai, polariza”.

ELEMENTOS DA OBRIGAÇÃO

1 – Elemento subjetivo: São as partes. ( credor – exige a prestação) (devedor – cumpre).

Obs: Nos contratos bilaterais as partes são reciprocamente credoras e devedoras. Ex: compra e venda.

2 – Elemento Objetivo: O objeto da obrigação é a prestação que será sempre um dar, um fazer ou um não fazer é o objeto próximo ou imediato. O objeto da prestação é um bem da vida e estes existem em numero ilimitado, é o objeto remoto ou mediato.

João deve dar o carro

João deve fazer o muro

Jão deve não fazer a obra

MEDIATO E REMOTO

IMEDIATO/ PRÓXIMO

3 – Elemento Imaterial (virtual ou espiritual), é o vinculo jurídico o elemento de ligação entre credor e devedor.

Segundo a teoria de Brinz o vinculo jurídico é composto por dois elementos (teoria dualista do vinculo) os dois elementos são:

a) Shuld ou Debitum = Dívida – É o cumprimento espontâneo da prestação pelo devedor. Ex: O vendedor tem por dívida entregar o bem vendido.

b) Haftung ou Obligatio = Responsabilidade – Caso haja inadimplemento da obrigação o credor tem a prerrogativa de tomar bens do devedor, artigos 391 e 942 CC/2002.

Obs: Apesar da literalidade do artigo 391, que menciona que todos os bens respondem pelo inadimplemento o sistema garante ao devedor um patrimônio mínimo, cuja base constitucional é a proteção da dignidade da pessoa humana (luiz edson fachin). Ex: Impenhorabilidade do salario e do bem de família. ( O stj na sumula 364 concede a proteção do bem de família da pessoa solteira).

Em regra a responsabilidade é apenas patrimonial, contudo a constituição admite no artigo 5º LXVII, duas hipóteses de prisão civil por divida que são:

a) O devedor que injustificadamente deixa de pagar, pensão alimentícia.

Obs: Só cabe prisão pelos alimentos atuais e não para os pretéritos que deverão ser cobrados mediante penhora, pela sumula 309 do STJ, são atuais as três prestações vencidas antes do ajuizamento da execução. Também é possível a prisão quanto aos alimentos que se vencerem no curso do processo.

Alimentos e prescrição: O direito dos filhos em pleitear alimentos, não prescreve contudo se os alimentos são fixados a pretensão para cobra-los prescreve no prazo de dois anos contados do vencimento. Exemplo: Ex marido não paga pensão a ex mulher que não cobra. TODAVIA se os alimentos forem devidos pelos pais com relação aos filhos o Código Trás uma hipótese de impedimento da prescrição, que não se inicia em quanto durar o poder familiar, portanto o prazo prescricional de dois anos só se inicia com a maior idade ( credor completa 18 anos ou com a emancipação).

b) Depositário infiel: Historicamente admite-se a prisão do depositário infiel porque o depositário tem o dever de guardar conservar e restituir a coisa, quando se nega a restitui-la a quebra de confiança que justifica a prisão civil o STF mesmo depois que o Brasil ratificou o pacto de san josé da costa rica que não admite tal prisão seguia o entendimento pelo qual o tratado não tinha condão de afastar a incidência constitucional, relatoria do ministro Moreira Alves, a questão se alterou com o julgamento dos recursos extraordinários 349.703 e 466.343 quando o supremo seguindo entendimento do ministro Gilmar Mendes, concluiu que o tratado de direitos humanos tem caráter supralegal ou seja não revoga a constituição mas retira eficácia de todas as leis infraconstitucionais que permitem a prisão do depositário. Posteriormente o STF editou a sumula vinculante nº 25 pela qual é ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade de deposito. O STJ editou a sumula 419, que diz o seguinte: Descabe a prisão civil do depositário judicial infiel.

Conclusão: No direito Brasileiro o valor da liberdade é superior ao do patrimônio.

OBRIGAÇÕES IMPERFEITAS

a) Existe divida, mas não existe responsabilidade:

1º) Divida prescrita;

2º) Divida de jogos e apostas, se o jogo e a aposta forem lícitos e não regulamentados a obrigação deles decorrente é natural. Ex: Aposta em certo time de futebol; Se o jogo for licito e regulamentado a obrigação é civil e portanto exigível. Ex: Aposta em cavalo no jóquei clube; Se o jogo for ilícito (situação atual dos bingos, jogos de azar como roleta, rinha de galo, jogo do bicho) a obrigação é nula em razão da ilicitude do objeto.

Obs: Se a divida de jogo é contraída em país no qual o jogo é admitido o STF e o STJ aplicando regras de direito internacional admitem sua cobrança no Brasil (STF carta rogataria 9897/2002, STJ agravo regimental na carta rogatória 3198/2008).

3º) Mutuo feito a menor, artigo 588 e 589 do CC: Empresta a menor não pode reaver, nem dele e nem dos fiadores, há não ser que o menor tenha falsificado o documento de identidade para se passar por maior.

Obs: Quem voluntariamente solve a obrigação natural não tem repetição do indébito, ou seja, não pode pedir devolução dos valores pagos, pois a divida existe e, portanto não há indébito artigo 882 CC.

Obs2: A obrigação natural não admite fiança, pois nem mesmo o próprio devedor pode ser compelido a cumpri-la artigos 588 e 814 par 1º do CC.

b) Situação em que há responsabilidade e não há divida: São situações em que um terceiro responde por divida alheia, está responsabilidade pode decorrer da lei (exemplo: o empregador que responde pelos danos causados pelo empregado, artigo 932 inciso 3º CC) ou decorrer da vontade (exemplo: Fiador).

Obs: No instituto da solidariedade cada devedor responde pela divida toda (haftung), mas só deve parte dela (shuld),e por isso se pagar a totalidade da prestação terá direito de regresso.

MODALIDADES DAS OBRIGAÇÕES

1 – Quanto ao tipo de prestação:

a) DAR:

– Consiste em uma entrega, na tradição, se o devedor entrega o que está pronto a obrigação é de dar. (Dar - Fazer = Dar) se o devedor primeiro faz e depois entrega o núcleo da prestação é o fazer (Fazer + Dar = Fazer).

Obs: A obrigação de dar dinheiro é chamada obrigação pecuniária e é sempre de dar

REGRAS DA OBRIGAÇÃO DE DAR:

1ª – No Brasil o simples contrato não transfere a propriedade dos bens para as coisas moveis é necessária à tradição artigo 1267 CC, para os imóveis é necessário o registro do titulo junto ao registro de imóveis.

2ª – A coisa perece para o dono, quem sofre a perda é o dono “Res Perit Domino”.

3ª – CREDOR E DEVEDOR: Para fins de aplicação das regras de obrigação de dar, devedor é quem deve a coisa e credor é quem pode exigi-la.

Obs: Na compra e venda o devedor da coisa é o vendedor.

Obs: Nas obrigações de restituir (dar de volta) o devedor é quem tem a posse direta do bem, locatário, comodatário, usufrutuário...

MODALIDADES DA OBRIGAÇÃO DE DAR :

a.1) DAR COISA CERTA

O objeto é determinado e só a entrega dele extingui a obrigação. Ex: Dar o carro focus 2012 placa XYZ.

REGRAS DA OBRIGAÇÃO DE DAR COISA CERTA

1ª – Artigo 233 CC - O negocio jurídico que tem por objeto a coisa certa inclui seus assessórios (frutos, produtos e benfeitorias).

Obs: As pertenças são assessórios que em regra não seguem o principal, salvo disposição legal, contratual ou as circunstancias do negocio. (Pertenças: São bens que não constituindo partes integrantes se destinam de modo duradouro ao uso serviço ou aformoseamento de outro – Artigo 93 CC). Ex: O elevador com relação ao prédio; o tapete, lustre com relação o imóvel; o conversor de gás para o veiculo; os implementos agrícolas para fazenda; Vender a fazenda com porteira fechada significa a permanência da pertença; O ar-condicionado que vem de fábrica é parte integrante, já aquele colocado posteriormente como acessório é pertença.

A parte integrante, quando separada do principal, causa a sua deterioração.

2ª – Perda ou perecimento da coisa certa: A coisa deixa de existir ou perde totalmente sua utilidade: a) Sem culpa do devedor, caso fortuito ou força maior: Como não houve culpa a obrigação se resolve se extingue e as partes voltam ao estado anterior “statu quo ante”, o devedor não responde pelas perdas e danos, lucro cessante, danos emergentes e etc. porque não teve culpa. Obs: Se o vendedor recebeu pela coisa, mas não a entregou, é dele o risco da perda, então deve restituir a quantia recebida mais correção monetária (não deve juros de mora pois mora não ocorreu).

b) Com culpa do devedor: O devedor responde pelo valor do bem (equivalente) mais perdas e danos. Obs: O direito civil utiliza o conceito de culpa em sentido amplo, o que engloba culpa em sentido estrito mais dolo.

3ª – Deterioração do Objeto: Este existe é útil, mas tem o seu valor reduzido.

a) Sem culpa do devedor (artigo 235 CC): Como o devedor não teve culpa o credor terá duas opções: 1ª: Desfazimento do negocio (resolução). 2ª: Aceitar o objeto no estado em que se encontra com abatimento no preço.

b) Com culpa do Devedor (artigo 236 CC): O credor pode ficar com o objeto no estado em que se encontra mais perdas e danos, ou exigir o equivalente mais perdas e danos.

REGRA DE OURO DAS OBRIGAÇÕES: O DEVEDOR SÓ RESPONDE POR PERDAS E DANOS (INDENIZAÇÃO) SE AGIU COM CULPA.

4ª – Perda da coisa certa na obrigação de restituir (dar de volta).

a) Sem culpa do devedor (238 CC): O devedor por nada responde, nem pelo valor da coisa, nem por perdas e danos, isso porque quem sofre a perda é o dono “res perit domino”. Ex: Pessoa pega carro emprestado e o carro é roubado .

Obs1: O devedor só responde pela força maior por expressa previsão contratual, artigo 393 CC, o que se admite nas relações civis, já nas relações de consumo (exemplo: pessoa que loca um DVD) a clausula será nula por transferir ao consumidor os riscos da atividade, artigo 51 CDC.

b) Com Culpa do devedor (239 CC): O devedor responde pelo equivalente (valor do objeto perdido) mais perdas e danos.

a.2) DAR COISA INCERTA: É aquela indicada por seu gênero, qualidade ou quantidade. Ex: Dar 20 sacas de café do tipo X. Ex: Dar um código civil qualquer.

A incerteza é transitória e precisa acabar para que a obrigação seja cumprida, é a escolha cientificada a outra parte que transforma a coisa incerta em coisa certa, a escolha se chama concentração. A escolha por lei cabe ao devedor pois é dele o fardo obrigacional.

SEGUNDA REGRA DE OURO DAS OBRIGAÇÕES: A LEI EM REGRA FACILITA A VIDA DO DEVEDOR, POIS É DELE O FARDO OBRIGACIONAL “FAVOR DEBITORIS”.

O critério de escolha é o da medianidade, nem o melhor e nem o pior do gênero.

Duas Exceções:

1ª: O contrato pode permitir que se escolha o melhor do gênero;

2ª Havendo legado de coisa Incerta a regra é que o herdeiro na qualidade de devedor entregara ao legatário a coisa média artigo 1929 CC, contudo se o testador der a escolha ao legatário, este pode escolher o melhor do gênero, artigo 1931 CC.

PERDA DA COISA INCERTA (ARTIGO 246 CC).

A obrigação de dar coisa incerta é chamada genérica e o gênero não perece “ genus non perit”, assim ainda que a coisa incerta pereça por força maior o devedor continua obrigado a entregar um objeto do gênero.

Obs: Obrigação quase genérica: É aquela em que o gênero é limitado pela vontade das partes, e o gênero limitado pode perecer. Ex: Dar-te-ei um livro da minha biblioteca, se todos os livros da biblioteca pegam fogo o gênero se extingue.

Quanto ao número de prestações:

a) Simples: É aquela que tem apenas uma prestação

b) Complexa: Mais de uma prestação.

b.1) Obrigação Cumulativa ou conjuntiva: É aquela em que há mais de uma prestação no vinculo obrigacional e o devedor se exonera cumprindo todas as prestações. Ex: João deve a José o boi e o cavalo.

Obs: O cumprimento de apenas uma das prestações significa inadimplemento, pois o devedor, está obrigado a todas elas.

b.2) Alternativa ou Disjuntiva: Mais de uma prestação no vinculo, mas o devedor se libera cumprindo apenas uma delas.

Obs: A partícula ou nem sempre gera obrigação alternativa se houver mais de uma forma de pagamento a prestação continua única. Exemplo: A vista ou A prazo; Em cheque ou cartão.

Escolha da prestação, artigo 252, caput CC: Por lei a escolha cabe ao devedor em decorrência do principio do favor debitoris, por contrato a escolha pode ser transferida ao credor.

Artigo 252 CC, paragrafo 1º: O credor não é obrigado a aceitar parte de uma prestação e parte da outra, pois estar-se-ia criando prestação que não existe no vinculo contratual. Exemplo: Se joão deve 100 caixas de tomate ou 100 caixas de alface, não pode entregar 50 de cada, se o credor aceitar essa nova prestação ocorre dação em pagamento.

Artigo 252 CC, paragrafo 2º: Se o contrato for de prestações periódicas a escolha da prestação, em uma das vezes não vincula as próximas escolhas, a escolha se renova a cada período, isto facilita a vida do devedor. “FAVOR DEBITORIS”.

Artigo 252 CC, paragrafo 3º: Havendo pluralidade de optantes a escolha da prestação a ser cumprida deve ser unanime se não houver consenso o juiz concede um prazo para sua obtenção e se o dissenso permanecer o juiz escolhe a prestação a ser entregue.

I – Perda de uma prestação:

a) Escolha do devedor, artigo 253 CC: O devedor cumpri a prestação que restou, pois como tinha a escolha é irrelevante o motivo da perda, não há perdas e danos.

b) Escolha do credor: Concentração involuntária.

b.1) Sem culpa do devedor, artigo 253 CC: Nessa hipótese por força maior o credor perde o direito de escolha, mas a perda se dá em razão da força maior, assim o devedor cumpre a prestação, que sobrou e não há perdas e danos.

b.2) Com culpa do devedor, artigo 255 CC: A lei mantém com o credor o direito de escolha e este poderá optar pela prestação que restou mais perdas e danos ou pelo valor da que se perdeu, mais perdas e danos, as perdas e danos decorrem da culpa do devedor.

II- Perda de todas as prestações:

a) Sem culpa do devedor artigo 256 CC: A obrigação se extingue e as partes voltam ao estado anterior, não havendo perdas e danos.

b) Com culpa do devedor

b.1) Escolha do devedor artigo 254 CC: O devedor responde pela ultima prestação que se perdeu mais perdas e danos.

b.2) Escolha do credor, artigo 255 segunda parte: O credor tem o direito de escolha mantido, ou seja pode optar pelo valor de qualquer uma das prestações mais perdas e danos.

b.3) Facultativa: É a obrigação em que há apenas um objeto no vinculo obrigacional “In obligationi”, mas no momento do pagamento surge um segundo objeto “in facultate solutionis”. Exemplo: João deve a José o boi, mas o contrato permite que no momento do pagamento, João entregue o cavalo. Trata-se de falsa complexa, pois na realidade, só há uma prestação devida, a outra só surge no momento do pagamento.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Caso a prestação devida venha a perecer a obrigação se extingue pois é uma obrigação simples, portanto no exemplo acima se o boi perece a obrigação se extingue e não há como se entregar o cavalo.

III – Quanto ao número de sujeitos:

a) Obrigação simples, é aquela que tem 1 credor e 1 devedor.

b) Obrigação Complexa, é aquela que tem mais de 1 credor e/ou mais de 1 devedor.

É necessário um raciocínio em duas etapas:

1ª Analisa-se o objeto da obrigação se o objeto for divisível a obrigação também o será, aplicando-se o artigo 257 do CC, se o objeto for indivisível a obrigação também o será, aplicam-se os artigos 258 a 263.

2ª Verifica-se se a lei ou contrato criam solidariedade, se a resposta for negativa, mantem-se a aplicação dos artigos anteriores. Se a resposta for positiva, abandonam-se os artigos anteriores e se aplicam os artigos 264 a 285 do Código Civil.

b.1) Obrigação divisível, artigo 257 CC: Obrigação divisível é aquela cujo o objeto, pode ser fracionado, sem perda de sua substancia ou diminuição de seu valor. Exemplos: João e José devem mil reais; Maria e Antônia devem fazer 100 camisas.

Pelo artigo 257 a obrigação presume-se dividida em partes iguais entre credores ou devedores “ Concursu Partes Fiunt” (faça-se a divisão em partes). Trata-se de presunção simples “Iuris Tantum” que pode ser afastada pela lei ou pelo contrato.

Exemplo: Em matéria condominial a divisão dos frutos se dá de maneira desigual, de acordo com o quinhão de cada condômino.

b.2) Obrigação Indivisível artigos 258 a 263 CC: Será indivisível se a prestação tiver por objeto fato ou coisa, não suscetível de divisão, por sua natureza, por motivo de ordem econômica, ou em decorrência da razão do negócio.

A indivisibilidade está no objeto.

i) Pluralidade de devedores: Exemplo: João e José devem o cavalo.

De acordo com a estrutura da obrigação cada devedor, deve 1 parte da divida, mas responde pelo todo, assim se um dos devedores cumprir a prestação pode cobrar dos demais, suas cotas em dinheiro, no débito. Ex: O devedor que entrega o cavalo cobra do codevedor o valor em dinheiro de meio cavalo.

Artito 263 – Perda da prestação: Se todos os devedores forem culpados pela perda, todos responderão pelo equivalente valor da prestação perdida mais perdas e danos, só que de maneira divisível.

Com o perecimento do objeto cessa a indivisibilidade.

Artigo 263, paragrafo 2º: E se a culpa foi de apenas um dos devedores? A doutrina concorda que só este responderá, pelas perdas e danos, contudo diverge quanto ao equivalente.

1ª Corrente – MAJORITÁRIA: Álvaro Vilaça Azevedo, Silvio Salvo Venosa e Maria Helena Diniz: Todos os devedores respondem pelo equivalente de maneira divisível (enunciado aprovado na sexta jornada de direito civil).

2º Corrente – MINORITÁRIA: Tartuce e Tepedino: O devedor inocente, por nada responde e o culpado responde integralmente pelo valor do objeto, mais perdas e danos.

ii) Pluralidade de credores: Cada credor pode exigir a prestação por inteiro, mas só é credor de parte da prestação assim, recebendo o todo deve pagar aos cocredores em dinheiro suas cotas no crédito

Artigo 260 CC: O código pretende evitar que um dos credores receba a prestação e não pague a cota dos demais, para isto o devedor terá duas formas de pagamento:

1ª Pagando a todos os credores conjuntamente.

2ª Pagando a apenas um dos credores e exigindo deste uma garantia, caução de ratificação, esta garantia será um objeto cujo valor deve ser suficiente para cobrir o quinhão dos demais credores no crédito, se o devedor pagar e não exigir a garantia, pagou mal, e poderá ser cobrado pelos demais credores. Se exigiu a garantia, estará exonerado da obrigação, por nada respondendo.

OBS: Chama-se caução de ratificação pois confirma que o devedor cumpriu a prestação de um dos credores

Artigo 262 CC: Perdão – É a remissão da divida (verbo remitir).

Obs: Remição significa resgate extinção do direito real pelo pagamento (verbo remir).

O perdão é negocio jurídico bilateral que exige a concordância do perdoado.

Se um dos credores perdoa o devedor, e este aceita ocorre extinção parcial da obrigação e portanto o devedor cumpre a prestação em favor do credor, que não o perdoou e recebe em dinheiro o valor da cota perdoada.

Obs: O devedor, não pode trocar o objeto da prestação por dinheiro.

b.3) Obrigação Solidária: É aquela que tem mais de um credor, com direito a divida toda (solidariedade ativa) ou mais de um devedor obrigado pela divida toda (solidariedade passiva).

Obs: Será mista se for simultaneamente ativa e passiva.

A solidariedade é composta de duas relações:

1º: Relação interna: É a que se estabelece entre os devedores na solidariedade passiva e entre os credores na solidariedade ativa.

2ª: Relação externa: É aquela que se estabelece entre os codevedores e o credor na solidariedade passiva e entre os cocredores e o devedor na solidariedade ativa.

Artigo 265 CC: A SOLIDARIEDADE NÃO SE PRESUME DECORRE DA LEI OU DA VONTADE DAS PARTES.

Exemplos de solidariedade passiva no CC:

1) Artigo 585 – Comodatários

2) Artigo 867, p. único - Gestores de negócio.

3) Causadores do dano decorrentes do ato ilícito: Artigo 942 CC (Dano causado por mais de uma pessoa, a responsabilidade é solidaria).

4) Entre empregado e empregador pelos danos que o primeiro causar no exercício de suas atividades – Artigo 942, p. único.

5) Entre cônjuges – Artigo 1644CC, pelas dividas referentes a economia domestica, qualquer que seja o regime de bens.

6) Entre os locatários do imóvel urbano – Artigo 2º da lei 8245/91. Não ha por força de lei entre os locatários e o fiador a solidariedade, pois o artigo 827 do CC garante ao fiador o beneficio de ordem, portanto o fiador é devedor subsidiário, não é devedor solidário, só será por previsão expressa em contrato, quando o fiador renúncia ao beneficio de ordem (solidariedade contratual).

Obs: Se o contrato contiver mais de um fiador é a chamada confiança são devedores solidários entre si.

Solidariedade passiva, Regras:

1ª Regra, 275 CC: O credor pode demandar um ou alguns dos devedores pela divida toda ou por parte dela, o devedor, que paga o todo tem direito de regresso contra os codevedores, pelos seus quinhões no débito.

2ª Regra, 275, p. único CC: a demanda proposta pelo credor contra um dos devedores solidários, não significa renúncia ao direito de cobrar os demais (não há abandono da posição jurídica – Supressio).

3ª Regra, 276 CC – Morte do devedor solidário: A morte de um dos devedores solidários, não altera a responsabilidade dos demais, que continuam responsáveis pela totalidade da divida.

Se o espolio for cobrado responderá pela integralidade da divida, pois o patrimônio continua inteiro, se os herdeiros, partilharem os bens sem pagar o credor do falecido responderam com os bens que receberam apenas por seu quinhão na herança (patrimônio fracionou responsabilidade também fracionou, é o fenômeno da refração do débito).

Três exceções à refração:

1º - O credor pode cobrar a divida toda, se demandar todos os herdeiros conjuntamente.

2º - Se o falecido deixar apenas um herdeiro

Obs: Em ambas as hipóteses o patrimônio não se fracionou, logo a responsabilidade permanece integra.

3º - Se o objeto da prestação for indivisível cada herdeiro responde pelo todo, pois seria impossível cobrar apenas uma parte.

4º - Perda da prestação por culpa dos devedores artigo 279: A solidariedade é uma garantia e não tem qualquer relação com o objeto assim se todos os devedores solidários são culpados, pela perda da prestação, todos respondem solidariamente pelo equivalente, e pelas perdas e danos, pois a solidariedade não se extingue com a perda da prestação.

Se a culpa for de apenas um dos devedores solidários só este responde pelas perdas e danos, com relação ao equivalente, todos continuam solidariamente responsáveis.

5º - Juros de Mora artigo 280 CC – Quanto aos juros de mora a lei se afasta da regra geral pois tanto os devedores inocentes, quanto os culpados respondem pelos juros de mora, caso o inocente pague tais juros terá direito de regresso, contra o culpado.

6º - Remissão da divida 277 CC – Se um dos devedores solidários for perdoado ocorre extinção parcial da divida quanto a seu quinhão, e do perdoado nada se poderá cobrar, os demais devedores continuam solidariamente responsáveis, descontando-se a cota perdoada.

7º - Renúncia da solidariedade artigo 282 CC – A renúncia difere da remissão, pois é ato unilateral, ou seja, basta à vontade do renunciante para produzir efeitos.

Se o credor renunciar a solidariedade com relação a todos os devedores, o valor da divida não se altera, mas se extingue a garantia que era a solidariedade, assim cada devedor passa a responder apenas por seu quinhão no débito.

Se a renúncia beneficiar apenas um dos devedores solidários, esse só poderá ser cobrado de seu quinhão na divida quanto a responsabilidade dos demais a doutrina diverge.

1ª Corrente: Enunciado 349 do CJF e Maria H Diniz (majoritária): Os demais devedores respondem solidariamente, descontando-se a cota do beneficiado pela renúncia

2ª Corrente: Minoritaria – Tepedino: Os demais devedores respondem solidariamente pela integralidade da divida.

8ª - Direito de regresso – 283 CC: Se um dos devedores paga a divida toda, terá direito de regresso, contra os codevedores, contudo a solidariedade estava na relação externa que acabou, e, portanto cada devedor só responde por seu quinhão no débito, devendo se descontar a cota do devedor que pagou a divida

Exceção – 285 CC: Se a divida interessa a apenas um dos devedores solidários e o outro a paga, aquele que pagou tem direito de regresso quanto à totalidade da divida.

Ex: Se o fiador for devedor solidário por força de contrato e pagar a divida toda, exercerá o regresso quanto à integralidade do débito (sem qualquer desconto).

PAGAMENTO DIRETO

1 - Quem deve pagar (solvens, devedor) à O pagamento deve ser feito pelo devedor, mas também pode ser feito por terceiros, pois o que se interessa para o processo obrigacional é que ocorra o adimplemento.

Se a prestação decorrer de obrigação personalíssima (intuito personae) somente o devedor pode cumprir a prestação. Exemplo: Obrigação de fazer em que o credor escolhe o devedor.

Existem dois tipos de terceiros:

a) Terceiros interessados: É aquele que sofre os efeitos do inadimplemento pelo devedor Exemplo: Fiador; Sublocatário.

Efeitos do pagamento por terceiro interessado à Este tem direito de regresso contra o devedor pelas quantias paga com uma vantagem que é a sub-rogação, substituição, o terceiro recebe o crédito com todas as garantias do credor originário.

b) Terceiros não interessados: É aquele que não sofre os efeitos do inadimplemento, ou seja, paga por motivo pessoal ou moral. Exemplo: A namorada que paga a conta do namorado.

Efeitos do pagamento por terceiro não interessadoà Se o terceiro, paga em nome do devedor, nada pode cobrar, pois fez uma liberalidade, que equivale à doação, se o terceiro pagar em seu próprio nome (quitação em nome do terceiro) terá direito de regresso contra o devedor sem a vantagem da sub-rogação.

Não terá direito de reembolso o terceiro interessado ou não que paga divida sem o conhecimento ou com oposição do devedor, sendo que o devedor tinha motivos para afastar (ilidir) a cobrança. Exemplo: Terceiro paga divida prescrita.

2 – ACCIPIENS (A QUEM SE DEVE PAGAR): Em regra deve-se pagar ao credor, porém se o credor for incapaz tem que pagar ao representante legal. Exemplo: Pais tutores e curadores que representam os incapazes.

Também pode se pagar ao representante convencional. Exemplo: Mandatário.

Artigo 308 CC – o pagamento que é feito ao credor ou a seu representante tem como efeito a liberação do devedor, portanto o pagamento é eficaz, se o devedor paga a terceiro que não é credor o pagamento não o libera é ineficaz, e, portanto ele pode ser cobrado novamente (quem paga mal paga duas vezes).

Exceções em que o pagamento a terceiros libera o devedor:

a) Se o credor confirmar (ratificar) o pagamento. Se o credor pudesse cobrar estaria adotando um comportamento contraditório que afronta a boa fé (venire contra factum proprium).

b) Se o devedor provar que o pagamento reverteu em beneficio do credor, a regra evita enriquecimento sem causa do credor.

Artigo 309 CC – Credor Putativo ou Aparente: É aquele que aos olhos do mundo parece ser credor, mas não é.

Os efeitos do pagamento ao credor putativo dependem da boa ou da má fé do devedor se o devedor estava de boa fé o pagamento é eficaz, o devedor é liberado e o credor real cobra do putativo.

Se o devedor estava de má fé, o pagamento é ineficaz, ou seja, o devedor continua podendo ser cobrado do credor real.

Obs: Boa-fé subjetiva ou Boa-fé crença que é o conhecer ou desconhecer um fato.

Artigo 310 CC – Pagamento cientemente feito ao credor, incapaz de quitar.

O pagamento feito ao incapaz de quitar, em regra não libera o devedor, ou seja, é ineficaz, salvo se o devedor provar que pagamento reverteu em beneficio do credor incapaz, nessa hipótese o pagamento é eficaz e libera o devedor.

Obs: Os artigos 308, 309 e 310 do CC, apesar da dicção legal, não repercutem no plano da validade e sim no plano da eficácia. Enunciado 425 do CFJ.

Obs: O pagamento feito a incapaz não é nulo nem anulável, mas apenas eficaz ou não.

3 – OBJETO DO PAGAMENGO:

A – Artigo 313 CC: O credor não é obrigado a aceitar prestação diversa ainda que mais valiosa (Aliud Pro Alio – Uma coisa pela outra) a regra vale para as obrigações de dar fazer ou não fazer. Se o credor aceitar ocorre a dação em pagamento.

B – Artigo 314 CC: Principio da Identidade Física da Prestação: Ainda que a obrigação tenha por prestação um objeto divisível o credor não é obrigado a aceitar pagamento em partes, salvo previsão legal ou contratual. Exemplo 745-A CPC, o devedor em execução pode reconhecendo o débito e depositando 30% (trinta por cento) do seu valor, requerer parcelamento do saldo ao juiz em até 6 (seis) vezes.

C – Artigo 315 CC: Principio do nominalismo. As dividas em dinheiro devem ser pagas na data do vencimento por seu valor nominal (sem ajuste ou acréscimo), como se trata de prazo que o credor concede ao devedor para pagamento estamos trabalhando o adimplemento e nesta hipótese não há incidência de juros e correção monetária automaticamente.

Exceções ao principio do nominalismo:

a) Divida de Valor: É aquela em que o credor pode adquirir certos bens com o valor pago. Exemplo: Pensão alimentícia, nessa hipótese a correção monetária é automática, pois a desvalorização do dinheiro impede que o credor adquira certos bens, artigo 1710 do CC.

b) Artigo 316 CC: Clausula de escala móvel. O contrato pode prever aumento ou redução da prestação com o passar do tempo.

Correção monetária: É a reposição do valor de compra da moeda que se altera em razão da inflação o índice oficial de correção monetária é o IPC (índice de preços ao consumidor) e não o IGP-M (índice geral de preços do mercado), pois o ultimo é medido pela Fundação Getúlio Vargas.

OBS: A lei 10.192/01 (conversão em lei da MP do plano real) em seu artigo 2º proíbe correção monetária em periodicidade inferior a um ano. Para evitar aumento de inflação.

Juros: São frutos civis produzidos pelo capital, e, portanto não tem qualquer relação com a correção monetária já que são acessórios. Os juros remuneram o proprietário que está privado do uso do capital.

TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

Contrato: É o negocio jurídico bi ou plurilateral que cria, modifica ou extingui relações jurídicas (direitos e deveres).

O conteúdo patrimonial classicamente é considerado objeto do contrato, nos moldes do Código Civil Italiano, contudo doutrina atual admite os contratos existenciais em que o conteúdo é meramente pessoal. Paulo Nalin e Alvaro Villaça. Exemplo: Contratos de direito de família sobre guarda e visita de filhos.

Todo contrato é negocio jurídico, mas nem todo negocio jurídico é contrato.

No momento da formação temos negócios jurídicos que nascem com uma única vontade (negocio jurídico unilateral) Exemplo: Testamento; Promessa de recompensa.

Há negócios jurídicos que nasce a partir do encontro de duas vontades (negocio jurídico bi lateral) Exemplo: Todo e qualquer contrato.

No momento do cumprimento ou adimplemento a contratos que geram prestação e contraprestação são os contratos bilaterais. Exemplo: Compra e venda; Locação.

Há contratos que só geram prestação e são chamados de unilaterais. Exemplo: Doação; Mutuo.

PRICÍPIOS DOS CONTRATOS

1 – Princípios Tradicionais:

a) Principio da Autonomia Privada: A vontade se verifica em dois momentos:

1º - A vontade de celebrar o contrato é a vontade que cria o vinculo.

2º - A vontade estabelece o conteúdo do contrato.

O principio é classicamente denominado: “Autonomia da Vontade “ – Orlando Gomes.

Porém a vontade sofre restrições, limites, não só pela ordem pública, bons costumes, como também pelos princípios sociais.

b) Principio da Obrigatoriedade: “PACTA SUNT SERVANDA” – Os acordos devem ser cumpridos.

A lei empresta ao contrato, sua força obrigatória, logo o contrato é lei entre as partes, a sanção pelo descumprimento do contrato, é o pagamento de perdas e danos (as vezes representadas pelas clausula penal).

c) Principio do consensualismo: O contrato nasce de um simples acordo de vontades, não sendo necessária qualquer outra formalidade.

Exceção: Os chamados contratos reais, pois só nascem com a entrega do objeto. São quatro contratos que só se formam com a entrega: Mutuo; Comodato; Deposito e Contrato eetimatorio (venda em consignação). Antes da entrega nos contratos reais só há promessa.

d) Princípio da relatividade dos efeitos: “RES INTER ALIOS ACTA” – O contrato só vincula os próprios contratantes, não prejudicando nem beneficiando terceiros.

Efeito prático do princípio: Se o locador não observa a preferencia artigo 27 da lei do inquilinato 8245/91, o locatário preterido pode demandar perdas e danos, sempre.

Para que o contrato de locação atinja terceiros o artigo 33 da lei do inquilinato exige averbação junto ao registro de imóveis, o que gera sua eficácia perante terceiros, somente nesta hipótese o locatário prejudicado poderá demandar o adquirente e depositando o preço tomar o imóvel para si.

Observação: Não se trata de anulação, pois a anulação “apaga” o contrato devolvendo as partes ao estado anterior, trata-se de adjudicação, pois o locatário prejudicado toma o bem para si.

2 – PRINCÍPIOS SOCIAIS.

Permite à releitura dos princípios tradicionais, os princípios tradicionais não são revogados, nem desaparecem, mas são suavizados abrandados, pelos princípios sociais. Segundo Miguel Reale, o Código Civil se baseia em três princípios, que são estruturantes da codificação, esses três princípios são:

a) Operabilidade – O sistema precisa ser compreendido para ser aplicado, se não é compreendido o sistema é inoperável, faz parte da operabilidade distinção de categorias jurídicas. Exemplo: Distinção entre prescrição e decadência.

b) Socialidade – É o abandono do modelo individualista do código revogado que prestigiava o individuo em detrimento da coletividade, pela socialidade o interesse coletivo supera o individual. Exemplo: Redução drástica dos prazos da usucapião em que o proprietário é prejudicado, mas a função social é prestigiada; Função social do contrato.

c) Eticidade - O código de 1916 era um sistema fechado no qual o juiz era a boca da lei o código atual é um sistema aberto em que por meio de valores éticos o juiz preenche o conteúdo das clausulas gerais, o sistema ético sacrifica o valor segurança em beneficio do valor justiça. Exemplo1: Num sistema fechado a indenização se mede pela extensão do dano por calculo aritmético. No sistema aberto mensurado o dano o juiz pode reduzir a indenização por equidade, artigos 413 CC e 944, p. único. CC. Exemplo2: Boa fé objetiva.

2.1 PRINCÍPIO DA FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO – 421 CC:

A função do contrato é a circulação de riquezas, o que é imprescindível na sociedade atual que sendo complexa, não permite ao homem prover o seu sustento, a função social significa aprovação ou reprovação de certas trocas. Pelo paragrafo único do artigo 2.035 CC, nenhuma convenção prevalecera se contrariar preceitos de ordem publica como a função social dos contratos, trata-se de norma de ordem pública e a sanção para inobservância da função social pode ser a invalidade (nulidade ou anulabilidade) bem como a ineficácia total ou parcial do contrato.

O principio não afasta a obrigatoriedade, mas atenua a autonomia privada, enunciado 23 do CJF.

Função Social – Conceito (TARTUCE): É o principio de ordem pública pelo qual o contrato deve ser interpretado de acordo com o contexto da sociedade visando à proteção do vulnerável.

Dupla eficácia – A função social deve ser analisada de acordo com o seu duplo efeito:

1º - Eficácia Interna: É a que diz respeito aos próprios contratantes, o contrato deve ser bom e equilibrado evitando a ruina de um dos contratantes. Exemplo1: Na lesão (157CC) e no estado de perigo (156CC) o contrato nasce desequilibrado sendo injusto para um dos contratantes a sanção para quebra do sinalagma (equilíbrio) genético (momento da formação) é a anulabilidade. Exemplo2: No contrato de adesão civil ou de consumo é nula a clausula que prevê renuncia antecipada de direitos decorrentes da natureza do contrato. Exemplo: Irresponsabilidade do dano do vendedor.

2º Eficácia Externa: O contrato não pode mais ser entendido como simples relação entre os contratantes, devendo ser considerado o seu efeito perante terceiros. Tutela externa do crédito; Doutrina do terceiro cumplice.

Desdobramentos:

Aquele que aliciar prestador de serviço pagara ao contratante prejudicado aquilo que o prestador receberia durante dois anos, o aliciador recebe os efeitos do contrato que ele ajudou a romper, por isso é chamado de 3º cumplice.

A vitima do dano não demanda o causador deste, mas o segurador que cobre o risco, apesar de com ele não ter relação contratual, os efeitos do contrato de seguro se projetam atingindo a vitima.

2.2 BOA FÉ OBJETIVA: 422 DO CC.

O CC de 1916, já mencionava a boa fé em diversos dispositivos, mas na sua vertente subjetiva o CDC trás a boa objetiva, que posteriormente é disciplinada pelos artigos 422 e 113 do CC 2002.

a) Boa fé subjetiva: É um estado de consciência e a boa fé crença, tem sentido psicológico, saber ou não, conhecer ou não.

Exemplo1: No casamento putativo artigo 1561 CC, age de boa fé o cônjuge que desconhece o vicio do casamento.

Exemplo2: Possuidor de má fé é aquele que conhece os vícios da posse, exe. invasor. Possuidor de boa fé desconhece os vícios, ex: Possuidor que compra o imóvel por procuração falsa e desconhece os vícios da posse.

b) Boa fé objetiva/ lealdade: É uma norma ética de conduta pela qual as partes devem guardar fidelidade a palavra dada agindo corretamente e de maneira leal.

A boa fé em sentido ético como a lealdade prevista nos artigos 113 e 422 do CC, decorre de longa construção doutrinaria iniciada na Alemanha no inicio do século 20 e que conta com dois grandes autores em língua portuguesa a boa fé no direito civil Menezes Cordeiro, a boa fé no direito privado Judith Martins Costa.

Três funções da boa fé objetiva:

1 – Interpretativa: Artigo 113 CC: É a boa fé como cânone hermenêutico, ou seja, caso haja falta de clareza na lei ou no contrato a interpretação a ser seguida é a que prestigia a boa fé.

O artigo 798 prevê o não pagamento de indenização se o suicídio do segurado ocorrer nos dois primeiros anos de contrato, contudo o STJ entende que somente o suicídio premeditado que almeja o beneficio do seguro afasta o dever de a seguradora pagar a indenização, se o suicídio não é decorrência do seguro permanece o dever de indenizar, na mesma linha sumula 105 do STF e 61 do STJ.

2 – Ativa ou integradora: A boa fé cria deveres para os contratantes, além daqueles que decorrem do próprio tipo contratual. Todo tipo contratual tem deveres inerentes ao tipo Exemplo: Na compra e venda o dever do comprador é pagar o preço em dinheiro e o do vendedor é entregar a coisa, ao lado desses deveres nascem da boa fé os deveres laterais ou anexos tais deveres independem de expressa previsão legal ou contratual, enunciado 168 do CJF.

Não são deveres assessórios pois o assessório segue o principal e no caso do dever anexo este persiste mesmo após a extinção do contrato, é a chamada responsabilidade “post pactum finitum”. Exemplo: Sigilo do advogado após a conclusão do processo.

Não se trata de dever secundário, pois o secundário é menos importante que o primário os deveres anexos quando descumpridos geram igual efeito ao descumprimento dos demais deveres, ou seja, inadimplemento do contrato e pagamento de perdas e danos, enunciado 24 do CJF.

Exemplos não exaustivos de deveres laterais ou anexos:

1º - Dever de segurança: Cabe ao contratante garantir a integridade dos bens e direitos do outro contratante nas circunstancias que possam oferecer perigo.

Exemplo: Shopping que explode por problema de encanamento ou acidente aéreo fatal.

2º - Dever de informação: Fornecer ao outro contratante fatos relevantes que envolvam o objeto do contrato.

Exemplo: Informação do fornecedor contida no rotulo do produto; Informação do advogado quanto aos riscos da demanda; Informação do médico quanto aos riscos do tratamento.

3º - Dever de lealdade: As partes não podem agir de modo a causar prejuízos imotivados a outra parte, do dever de lealdade decorre o dever de mitigar os prejuízos.

Exemplo: Adoção da forma de execução menos onerosa ao devedor; Bancos que demoravam em propor ação de cobrança, possibilitando acumulo de juros, em claro prejuízo ao devedor.

4º - Dever de cooperação: Consiste no auxílio reciproco objetivando a conclusão e a realização do contrato.

Exemplo: O empreiteiro deve auxiliar o dono da obra para que o órgão público autorize a realização da obra.

3 – Reativa ou limitadora de direitos subjetivos: É utilizada como defesa, para repelir uma exigência injusta do outro contratante.

Figuras da função reativa:

1ª – Venire contra factum proprium: É voltar-se contra a própria conduta ou a proibição de um comportamento contraditório.

Temos duas condutas de um mesmo agente sendo que a primeira é contrariada pela segunda, o que quebra a confiança e a expectativa das partes, enunciado 362 do CJF.

Exemplo: Cica e os plantadores de tomate é exemplo de venire na fase pré-contratual (culpa in contraendo), a empresa cica anualmente distribuía sementes de tomates e adquiria as safras, certo ano distribuiu as sementes e se negou a comprar a safra a segunda conduta, não comprar a safra é incompatível com a primeira.

2º - Supressio (Verwirkung), Surrectio (Erwirkunk):

Supressio: É o abandono de uma posição jurídica decorrente do seu não exercício por certo lapso temporal.

Surrectio: É aquisição de um direito pela outra parte em decorrência da supressio.

Exemplo: Artigo 330 do CC, pelo qual o pagamento reiteradamente realizado em lugar diverso do contratado presume renuncia quanto ao lugar contratado.

Exemplo: Contrato de locação que tem previsão de reajuste anual pelo IGPM, mas este nunca é aplicado pelo credor. Ocorre supressio e não há saldo devedor ao fim do contrato.

3º - Adimplemento Substancial: É o adimplemento quase total da obrigação em que falta pouco para que a obrigação seja integralmente cumprida. Normalmente o credor poderia optar entre a resolução do contrato + perdas e danos ou o seu cumprimento + perdas e danos artigo 457 CC. Esta figura impede a resolução do contrato pelo credor.

Exemplo: Nos contratos de financiamento de veiculo em que o devedor pagou quase todas as prestações o credor só pode cobrar as restantes, mas não apreender o bem.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Bruno Dourado

Graduado em Direito, Advogado, pós-graduando em Direito de Família e Sucessões pelo Complexo Jurídico Damásio de Jesus.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Esse trabalho não tem a intenção de esgotar o tema.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos