Gaslighting e a Lei Maria da Penha

04/01/2015 às 19:40
Leia nesta página:

Trata-se de breves considerações sobre a nova modalidade de violência psicológica denominada Gaslighting e a sua relação com a Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha)

Dentre todas as modalidades de violência doméstica e familiar contra a mulher, a psicológica é a mais comum e presente da vida das mulheres vítimas de violência.

Porém, nota-se claramente que a violência psicológica contra as mulheres é algo que nem sempre é vista popularmente como sendo propriamente violência, tendo em vista que o medo de não serem compreendidas as afastam de denunciar e relatar essa modalidade de violência.

Ocorre que, a violência psicológica está devidamente inserida na Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) como sendo uma das formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, conforme prescreve o artigo 7º, inciso II, da referida lei.

Nesse sentido, cabe ressaltar que uma nova modalidade de violência psicológica vem se tornando algo definitivamente comum e presente na vida das mulheres, a qual é denominada popularmente como Gaslighting.

Pode se falar, primeiramente, que a denominação Gaslighting deve ser basicamente entendida como sendo uma modalidade de violência psicológica em que o agressor cria fatos e informações com a intenção premeditada de convencer a vítima de que esses fatos e informações são reais.

Em outras palavras, o Gaslighting ocorre no momento em que o agressor convence de maneira premeditada de que a vítima praticou atos e participou de fatos inexistentes com o intuito de transformar a mesma em alguém dependente do próprio agressor.

Isso porque, normalmente, o Gaslighting ocorre em relações que existe uma proximidade íntima entre a vítima e o agressor, ou seja, o agressor aproveita dessa própria intimidade para assim promover essa modalidade de agressão.

Com isso, nota-se claramente que o Gaslighting trata-se realmente de uma violência psicológica em face da vítima, pois existe presença de uma conduta que promove o dano emocional e até mesmo a diminuição de sua auto-estima, tendo em vista que a vítima está tendo a sua vida indevidamente manipulada

Além disso, cabe ressaltar que essa modalidade de violência psicológica denominada Gaslighting é tão grave quanto às demais violências praticadas contra a mulher, pois o Gaslighting é capaz de provocar na vítima uma confusão mental, pois o agressor faz com que a mesma duvida da sua própria memória e percepção.

Um exemplo típico de Gaslighting é quando o agressor afirma falsamente à vítima que a mesma não atendeu aos seus telefonemas ou até mesmo que não compareceu ao encontro marcado, fazendo assim que a vítima se sinta culpada de um fato inexistente e que foi criado somente com o escopo do agressor ter o pleno domínio da relação afetiva.

Portanto, observa-se que o agressor pratica o Gaslighting com o objetivo principal de sempre ter o domínio da relação existente com a vítima.

Por fim, nota-se visivelmente que a legislação penal brasileira está diante de uma nova modalidade de agressão psicológica contra as mulheres e que deve ser aplicada as penalidades previstas na Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Juliana Brechó

Advogada e Palestrante<br>Formação acadêmica: Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos