Artigo Destaque dos editores

Caso HSBC nos afeta?

24/02/2015 às 07:27
Leia nesta página:

Um escândalo internacional envolve o banco HSBC. Como isso nos afeta?

De novo – ou como sempre – um escândalo internacional envolve o banco HSBC. O banco sempre esteve associado à lavagem de dinheiro, como um verdadeiro paraíso fiscal para mega traficantes de armas e de drogas. Mais alguns detalhes do enredo sórdido do capitalismo que se alimenta do crime organizado, há mais de um século – desde a Guerra do Ópio, entre Inglaterra e China –, podem ser lidos na Revista Carta Capital, de 15/02/2015, em artigo de Vladimir Safatle. O banco nasceu com o título de HKSC, exatamente para lavar o dinheiro do tráfico de ópio.

 Além da curiosidade mórbida, o que nós temos com isso? É simples, estima-se que 8.667 BRASILEIROS têm contas clandestinas neste banco, num total superior a 20 bilhões de dólares. O Brasil até agora não fez nada, especialmente depois que o HSBC foi posto na linha de tiro por jornais estrangeiros. Por que, então, entre nós nada se sabe, ninguém fala uma vírgula sobre o dinheiro esquentado dos “diamantes de sangue”?

Como se sabe, os diamantes de sangue são aqueles retirados de áreas de conflito na África e que estão envolvidos no financiamento de guerras étnicas e genocidas. Temos bilionários envolvidos nisso. Alguns com falência fraudulenta decretada e com ordem de despejo fajuta, fizeram sua imensa fortuna com esses diamantes sujos de sangue e sobre os cadáveres de mulheres e crianças. O capitalismo praticado por essas pessoas – além de envolvidos em crime internacional – nunca teve escrúpulo em escolher suas vítimas. Primeiro os chineses, depois os negros: todos pobres e famélicos.

Temos governadores ou senadores com as contas recusadas pelo TCE – Tribunal de Contas de seus Estados. Só um deles desviou cinco bilhões de reais que seriam destinados à saúde. Quanto disso estará na offshore? Quantos dos mais ricos do país não terão suas aplicações neste banco de diamantes de sangue? Quantos monopolizadores da mídia – mais interessados no impeachment da presidenta Dilma – não contam os lucros imorais e lá depositados?

A história toda – e que nem conhecemos um milésimo – tem assombrosa miscigenação realista entre o Mito do Fausto, no contrato de sangue com o Demônio, e a literatura de Dante. No seu Inferno, Dante diz há um lugar bem especial para os banqueiros. Balzac, no memorável Melmoth Apaziguado traz a descrição do papel social exercido por um caixa de banco ou agência de crédito (ou tráfico?). Um ser que lhe parece o verdadeiro produto antropomorfo da enfadonha vida burguesa. É equivalente à sorte do gato que sempre fica cara a cara com o rato engaiolado: o dinheiro escorre por seus dedos. Até o dia em que pactua com o Deus do capital, o Diabo em pessoa.

E o que mais dizer de seu Código dos Homens Honestos? Balzac é um literato, mas acima de tudo um autor preocupado com as sutilezas e revelações que suas personagens e enredos possam trazer à análise social. “A vida pode ser considerada um perpétuo combate entre ricos e homens”, nos diz. Os pobres assaltantes são “cossacos do Estado social”. É a luta de classes que distribui renda por meio da expropriação de privilégios? Está aí nossa relação demonizada com o HSBC.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Vinício Carrilho Martinez

Pós-Doutor em Ciência Política e em Direito. Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da UFSCar. Professor Associado II da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Departamento de Educação- Ded/CECH. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade/PPGCTS/UFSCar Head of BRaS Research Group – Constitucional Studies and BRaS Academic Committee Member. Advogado (OAB/108390).

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

MARTINEZ, Vinício Carrilho. Caso HSBC nos afeta?. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 20, n. 4255, 24 fev. 2015. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/36517. Acesso em: 19 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos