Capa da publicação O Labirinto do Fauno
Capa: Warner

O Labirinto do Fauno

Leia nesta página:

O fascismo é um sabujo.

O ditador fascista (“Generalíssimo”) Francisco Franco dá o pão que o povo espanhol merece. É isso que se ouve no filme O Labirinto do Fauno. De todo modo, o melhor da arte é que não há certo ou errado (apenas o muito errado, que é quando você é o único a não entender nada). No caso deste filme, a enteada de um capitão fascista é uma princesa; e será morta pelo padrasto. De um lado o militar e exímio torturador, assassino de crianças; de outro, a jovem menina que tem visões de um Fauno – uma figura mítica greco-romana. Deste ponto em diante, pode-se pensar tanto no realismo mágico – tão bem representado pelo gênio de Gabriel Garcia Márquez (a vaca comendo o tapete do ditador) – quanto nos sonhos ou expectativas das crianças (e dos adultos) em se livrar o mais rápido possível dos grilhões da opressão.

Também o enredo pode repercutir o imaginário popular em busca de liberdade e de justiça. A menina, orientada pelo Fauno, coloca embaixo da cama de sua mãe uma raiz de Mandrágora. A mãe está grávida de outro filho – aliás, já se sabe que será um menino (sem exame de ultrassonografia) – e tem sangramentos terríveis que podem ocasionar sua morte prematura. Talvez, até mesmo antes do nascimento do bebê. O capitão queria que fosse herdeiro de seu nome e do fascismo. Quando é fuzilado por rebeldes, na última cena, ficamos sabendo que o recém-nascido nem saberá quem foi seu pai. O povo deplora, despreza ditadores. Porque são degenerados.

Quanto à raiz, aprendemos com Maquiavel – o mesmo que escreveu O Príncipe; possivelmente, o livro menos compreendido de toda a Ciência Política – que, tanto a política quanto os remédios (pharmakón, em grego) podem ser bons ou maus; nunca neutros. Considerada a primeira comédia moderna, A Mandrágora (1518) narra a história de Calímaco que, movido por uma aposta, conhece e deseja ardentemente uma mulher casada. Para conquistá-la, com a ajuda de um embusteiro, um Frei inescrupuloso e da mãe da jovem casada, Calímaco se passa por médico e lhe receita um tratamento afrodisíaco, à base da planta Mandrágora.

Neste único romance (novela, na verdade) do florentino, encontramos um Maquiavel preocupado com a “moral”. Maquiavel e a personagem usam da sordidez política para atingir as finalidades superiores que são a razão de sua vida. A exemplo dos motivos que justificaram a sedução de Lucrécia por Calímaco: “Tua astúcia, a tolice de meu marido, a ingenuidade de minha mãe e a malícia de meu confessor me levaram a fazer o que, por mim, eu nunca teria feito; portanto, quero crer que isso tenha sido determinação do céu — e quem sou eu para recusar o que o céu quer que eu aceite?” (p. 102-3). Seria(á) imoral utilizar-se da sordidez de seu algoz para não ser vencido e, quem sabe, ainda obter algum benefício pessoal?

O que Maquiavel ensina nesse momento é que a razão, quando bem empregada, livra-nos das armadilhas postadas pela ingenuidade pessoal ou perversidade alheia. Como nosso momento inspira todos os cuidados com o veneno do fascismo (e sempre será pouco, como prudência política), cabe lembrar as últimas observações de Camus, em A Peste: “O bacilo da peste não morre nem desaparece nunca; talvez venha o dia em que, para desgraça e ensinamento dos homens, a peste acordará seus ratos e os mandará morrer numa cidade feliz”.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Marcos Del Roio

Professor. Livre-Docente do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da UNESP/Marília.

Vinício Carrilho Martinez

Pós-Doutor em Ciência Política e em Direito. Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da UFSCar. Professor Associado II da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Departamento de Educação- Ded/CECH. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade/PPGCTS/UFSCar Head of BRaS Research Group – Constitucional Studies and BRaS Academic Committee Member. Advogado (OAB/108390).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos