Aposentadoria por Invalidez - Desnecessidade de perícia para maiores de 60 anos de idade

14/04/2015 às 15:28
Leia nesta página:

A aposentadoria por invalidez é um benefício previdenciário pago ao segurado da Previdência Social que estiver incapacitado para o trabalho de forma total e permanente.

A aposentadoria por invalidez é um benefício previdenciário pago ao segurado da Previdência Social que estiver incapacitado para o trabalho de forma total e permanente.

Conforme previsto no artigo 42 da lei 8.213/91 a aposentadoria por invalidez será concedida após a realização de perícia médica em que será constatada a incapacidadedo segurado para as atividades que lhe garanta a subsistência.

Com a concessão do benefício de aposentadoria por invalidez o segurado está impedido de exercer qualquer tipo de atividade remunerada, sendo certo que se for constatado pelo INSS a existência de um trabalho que esteja sendo realizado pelo aposentado, o benefício será automaticamente suspenso/cancelado.

Nessa linha, com o intuito de evitar fraudes, a lei 8.213/91 prevê que o segurado que recebe benefícios por incapacidade, entre eles a aposentadoria por invalidez, obrigatoriamente, deverá ser submetido à perícia médica para constatar a manutenção da incapacidade para o trabalho.

As perícias são agendadas pelo INSS,sem qualquer solicitação prévia,sendo que o segurado que não submeter-se a avaliação médica poderá ter seu benefício suspenso.

Diante desta situação o benefício de aposentadoria por invalidez deve ser considerado como um benefício previdenciário não definitivo, considerando que, havendo o restabelecimento da capacidade do segurado, o benefício será automaticamente cessado.

Dessa forma os segurados que recebem aposentadoria por invalidez devem estar cientes de que a qualquer momento podem ser submetidos à nova perícia e, se constada a capacidade laborativa, deverão retornar ao mercado de trabalho, com o cancelamento da aposentadoria.

Entretanto com o advento da Lei n° 13.063 de 30/12/2014 os segurados que recebam aposentadoria por invalidez e que possuam mais de 60 anos de idade ficarão isentos de realizar qualquer avaliação médica pericial.

Cumpre salientar que essa isenção não significa que o aposentado por invalidez possa exercer uma atividade remunerada, sendo evidente que, neste caso, mesmo com mais de 60 anos, o benefício será cancelado (pois houve o restabelecimento da capacidade laborativa).

A inovação legislativa acima alterou parte do artigo 101 da lei 8.213/91, sendo certo que só haverá perícia médica para os aposentados por invalidez com mais de 60 anos de idade em casos específicos, quais sejam:

       - para verificar a necessidade de assistência permanente de outra pessoa visando o acréscimo de 25% sobre o valor do benefício;

       - para verificar a recuperação da capacidade para o trabalho, mediante solicitação do aposentado;

       - ou para subsidiar autoridade judiciária na concessão de curatela.

Dessa forma os segurados que são aposentados por invalidez e que possuam mais de 60 anos de idade poderão ficar tranquilos quanto à manutenção do pagamento de seu benefício desde que não retornem ao trabalho ou que não solicite ele mesmo nova perícia.

Sobre o autor
Marina Gois Mouta

Bacharel em Direito pela Universidade Faculdades Metropolitanas Unidas (2001-2005);<br><br>Pós-graduada em Direito Processual Civil pela PUC/SP (2006-2007);<br><br>Pós-graduada em Direito Público pelo Complexo Jurídico Damásio de Jesus (2008-2009);<br><br>Pós-graduada em Direito Previdenciário pela Escola Paulista de Direito (2011-2012);<br><br>MBA em Gestão Estratégica de Escritórios de Advocacia pela Escola Paulista de Direito (cursando).<br>

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos