O mandado de injunção e a idade de aposentadoria compulsória

24/07/2015 às 11:22
Leia nesta página:

O artigo analisa o cabimento do mandado de injunção em relação à ausência da Lei Complementar prevista na Emenda Constitucional n° 88/2015.

A Emenda Constitucional n° 22/2015 alterou o art. 40, §1°, II, o qual passou a vigorar com a seguinte redação, in verbis:

        “Art. 40. (...)

        § 1º Os servidores abrangidos pelo regime de previdência de que trata este artigo serão aposentados, calculados os seus proventos a partir dos valores fixados na forma dos §§ 3º e 17: 

        (...)

        II - compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 (setenta) anos de idade, ou aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar;”.

        Logo, em consonância com o atual texto constitucional, a regra é a aposentadoria compulsória aos setenta anos de idade. Todavia, Lei Complementar poderá alterar a idade para a aposentadoria compulsória, definindo-a em setenta e cinco anos.

        Destarte, no que tange à elevação da idade da aposentadoria compulsória, trata-se de norma de eficácia limitada, já que necessita de normatização ulterior para ser aplicada.

        Por outro lado, a Carta Magna prevê, no art. 5º, LXXI, o  Mandado de Injunção, como ação cível tendente à tutelas de direitos subjetivos, previstos na Constituição, porém obstados por conta de omissão legislativa.

        Nesse sentido, a sobredita norma constitucional dispõe:

        “Conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania”.

        Assim, vale perquirir -  ante a ausência da Lei Complementar prevista art. 40, §1°, II, da Constituição Federal -, o cabimento do mandado de injunção para retardar a aposentadoria compulsória de servidor público, prestes a completar setenta anos, para que o ato de aposentação alcance os setenta e cinco anos de idade.

        A referida análise ganha relevo, tendo em vista a veiculação de notícias pela imprensa, segundo as quais membros do Poder Judiciário impetraram mandado de injunção para tal desiderato.

        A nosso sentir, na hipótese sob análise, o mandado de injunção não merece conhecimento.

        Com efeito, a Emenda Constitucional n° 88/2015, tão-somente, previu a possibilidade de alteração da idade da aposentadoria para setenta e cinco anos. Logo, a norma constitucional não garantiu a qualquer categoria profissional o direito ao aumento do limite para a aposentação no serviço público.

        Noutras palavras, o texto constitucional não conferiu o direito à aposentadoria compulsória aos setenta e cinco anos, cingindo-se a indicar que a Lei Complementar, na forma por ela estabelecida, pode elevar a idade para aposentação.

        Frise-se que o disposto no art. 100, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – segundo o qual, enquanto não editada a Lei Complementar, os Ministros do STF, dos Tribunais Superiores e do TCU se aposentarão aos setenta e cinco anos de idade -, não confere aos demais magistrados e ao funcionalismo público em geral o direito imediato à elevação da idade para a aposentadoria compulsória.

        Nessa linha de intelecção, cabe pontuar que a Constituição Federal criou uma regra específica e transitória, relacionada exclusivamente aos Ministros dos Tribunais Superiores e do TCU.

Demais disso, em tese, a Lei Complementar que vier a ser editada pode não estender o limite da data de aposentadoria aos magistrados e membros do Ministério Público.

Logo, considerando-se que a Constituição Federal, não previu o direito à elevação da idade para o ato de aposentação compulsória, não cabe mandado de injunção.

Numa palavra, inexistindo direito obstado por conta da omissão legislativa, não é cabível o mandado de injunção. Afinal, como salientamos em outro trabalho, o pressuposto do writ sob análise é a existência de nexo de causalidade entre a omissão legislativa e a inviabilidade do exercício de direitos, liberdades e prerrogativas definidas pela Constituição (Mandado de Injunção: a decisão, os seus efeitos e a evolução do Supremo Tribunal Federal no combate à omissão legislativa/Thomás Luz Raimundo Brito. –Porto Alegre: Nuria Fabris Ed., 2015, p. 48).

Na situação sob enfoque não há inviabilidade do exercício de direito previsto constitucionalmente.

Noutro giro de enfoque, o conhecimento do mandado de injunção pressupõe a existência de demora não razoável do Poder Legislativo para elaborar a norma prevista pela Constituição Federal.

Ora, é cediço que a atuação do Poder Legislativo demanda certo lapso temporal, a fim de que os Projetos de Lei sejam melhor debatidos e analisados. Destarte, só a demora excessiva para a elaboração da norma configura a omissão legislativa.

Nesse sentido, traz-se a cotejo a lição do Professor José Ignácio Botelho de Mesquita, mencionada pelo Ministro Eros Grau em voto proferido no julgamento do Mandado de Injunção n° 712, litteris:

“Para que tal omissão [do Poder Legislativo] se configure, é preciso que a norma regulamentadora não tenha sido elaborada e posta em vigor no prazo constitucional ou legalmente estabelecido, quando houver, ou não sua falta, no prazo que o tribunal competente entenda razoável. Antes de decorrido tal prazo, não há que falar em omissão do poder competente, eis que a demora se incluirá dentro da previsão constitucional e assim também a provisória impossibilidade do exercício dos direitos, liberdades ou prerrogativas garantidos pelo preceito ainda não regulamentado. O que é danoso para os direitos, liberdades ou prerrogativas constitucionais não é a demora, em si mesma considerada, mas a demora incompatível com o que se possa ter como previsto e programado pela Constituição.”

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

No caso sob apreciação, a Emenda Constitucional foi publicada em 08 de maio de 2015. Logo, o decurso de pouco mais de dois meses não afronta o princípio da razoabilidade, mormente, pois, trata-se de alteração legislativa que pode causar forte impacto orçamentário, o que demanda maior discussão e reflexão em derredor do tema.       

Conseguintemente, ausente a mora inconstitucional, não é cabível o Mandado de Injunção.

Diante de todo o exposto, entendemos que não é cabível o Mandado de Injunção para postergar, com base no disposto pela Emenda Constitucional n° 88/2015, a aposentadoria compulsória.

       

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Thomás Luz Raimundo Brito

Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia.Especialista em Direito do Estado pela Universidade Federal da Bahia.Ex-Assessor de Desembargador do Tribunal de Justiça da BahiaCoautor do livro "Constitucionalismo - Os desafios do Terceiro Milênio" (Editora Forum).Autor do Livro "Mandado de Injunção - A decisão, os seus efeitos e a evolução da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no combate à omissão legislativa" (Editora Nuria Fabris)Autor de outros artigos jurídicos publicados em sites especializados

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos