Considerações sobre o controle de convencionalidade

Leia nesta página:

O presente rascunho tem a finalidade de analisar a incorporação dos tratados internacionais, em especial os que versam sobre a proteção de direitos humanos, ao ordenamento jurídico brasileiro, e trazer uma breve visão sobre o tema.

O tema do presente é a incorporação dos tratados internacionais de direitos humanos e a sua consequente utilização como paradigma ao controle da produção normativa doméstica. Tal controle é realizado mediante a aplicação da teoria da dupla compatibilidade vertical material, ao qual recebe o nome de “Controle de Convencionalidade”, que é também o título do presente trabalho.

Nosso objetivo foi demonstrar como se verificará a adequação da legislação interna aos instrumentos internacionais, em especial os de direitos humanos, após a vigência da Emenda Constitucional 45 de 2004, tendo como problemática o status pelo qual estes documentos são internalizados no ordenamento brasileiro. A doutrina se divide em quatro status: legalidade, supralegalidade, constitucionalidade e supraconstitucionalidade. E verificaremos ao decorrer do trabalho.

Deste modo, a partir de então, pela égide do novo Estado Constitucional Humanista de Direito, não basta que a norma jurídica seja compatível com o texto constitucional somente, porém, deverão ser também analisadas sua harmonia com o texto convencional para que possa ser garantida a sua validade no plano interno. Sob este entendimento, se uma lei, mesmo que compatível com a Constituição, contrarie um tratado internacional, devidamente ratificado e em vigor internamente, poderá até ser considerada vigente, porém não será considerada norma jurídica válida, por encontrar-se em desacordo com um dos limites verticais materiais agora existentes.

O novo Estado Constitucional Humanista de Direito, estabelecendo a nova ordem mundial, principalmente pós-Guerra, possui, atualmente, plúrias fontes normativas (lei, códigos, Constituição, jurisprudência interna, tratados internacionais, jurisprudência internacional, no nosso caso a interamericana, as normas universais e as jurisprudências das cortes universais) e seis tipos de controle da produção normativa doméstica: legalidade[i], supralegalidade[ii], constitucionalidade[iii] (difuso e concentrado) e convencionalidade[iv] (concentrado e difuso).

A expressão “controle de convencionalidade” surgiu na França, em meados da década de 70, onde o Conselho Constitucional Francês, na decisão 74-54 DC/1975, julgou-se incompetente para ponderar sobre a convencionalidade preventiva das leis, que no caso era relativa à adequação das leis francesas à Convenção Europeia de Direitos Humanos.

No Brasil, o tema foi inserido na Carta Constitucional de 1988, em sua modalidade difusa, e a partir da Emenda Constitucional 45 de 2004, como controle concentrado, embora nenhum doutrinador pátrio tenha demonstrado interesse em discorrer sobre o tema ou utilizar esta nomenclatura.

Diante disso, faremos uma divisão acadêmica para entender a incorporação dos tratados internacionais de direitos humanos: (1) incorporação dos tratados internacionais de direitos humanos antes da CF/88; (2) incorporação dos tratados internacionais de direitos humanos depois da CF/88 e antes da EC 45/2004; (3)  incorporação dos tratados internacionais de direitos humanos depois da EC 45/2004.

A Constituição de 1967, e sua Emenda 1969, não possuíam a cláusula de abertura como apresentada no art. 5º, § 2º da Carta de 1988. A aceitação de outros direitos e garantias era limitada ao regime e aos princípios adotados pelo sistema constitucional. A recepção destes dispositivos, pelo novo texto constitucional de 1988 garante a índole constitucional destes instrumentos internacionais. Neste período o STF[v] adotava o critério de paridade normativa entre a legislação interna e os tratados internacionais, posicionamento que foi seguido também pelo STJ[vi].

Com a promulgação do texto constitucional de 1988, o único dispositivo que estabelecia o recepcionamento dos tratados internacionais sobre Direitos Humanos no ordenamento jurídico nacional, era o art. 5º, § 2º, que confere status e nível de norma constitucionais (em razão da incorporação no bloco de constitucionalidade), por ser matéria constitucional. Anteriormente à entrada em vigência da EC 45, não era exigida nenhuma formalidade para a incorporação dos tratados internacionais de direitos humanos, sendo que, o embasamento era interpretado à luz da conjugação do art. 5º, § 2º c/c art. 4º, II, da CF/88.

Depois da EC 45/2004 há que se falar em três ritos distintos para a incorporação dos tratados internacionais ao direito brasileiro: (1) tratados internacionais comuns; (2) tratados internacionais de direitos humanos com quórum de maioria qualificada; (3) tratados internacionais de direitos humanos com quórum de maioria simples.

Assim, garante-se aos tratados comuns a supralegalidade em razão dos art. 27, da Convenção de Viena e do art. 98, do Código Tributário. Aos tratados de direitos humanos que foram recepcionados pelo art. 5º, § 3º, serão garantidos, além da matéria constitucional (garantida pelo § 2º), a forma de normas constitucionais. Os tratados de direitos humanos que não forem ratificados pela maioria qualificada, apenas possuirão matéria constitucional, e não perderão a qualidade de normas constitucionais por não serem aprovados com rito de emenda.

Durante muito tempo se discute na doutrina e na jurisprudência brasileira qual o status hierárquico dos tratados internacionais quando de sua incorporação ao ordenamento jurídico brasileiro, e não se pacificou ainda este entendimento.

A primeira onda, liderada por Celso Albuquerque de Mello, entende que os tratados de direitos humanos prevalecem (ou deveriam prevalecer) inclusive quando confrontadas com o texto constitucional. Sob este entendimento, nem mesmo as emendas ao texto constitucional poderia contrariar os dispositivos consagrados no texto convencional.

A segunda teoria, que reputamos a mais acertada diante das análises dos diplomas convencionais e constitucionais[vii], é representada pelos professores Valério Mazzuoli, Cançado Trindade, Luiz Flávio Gomes, Flávia Piovesan, dentre outros. Este também foi o entendimento do Ministro Celso de Mello, ao julgar o RE 466.343/SP, ao preconizar a garantia do status constitucional em decorrência do art. 5º, § 2º, quanto à matéria, e quanto à forma pelo § 3º.

Seguindo, encontramos a terceira corrente, que considera haver paridade normativa entre os tratados internacionais e a legislação interna, ou seja, estariam ambos diplomas no mesmo status hierárquico. Este foi o posicionamento que perdurou no STF por muito tempo, desde o julgamento do RE 80.004/SE, sendo que o maior problema desta interpretação funda-se na possibilidade de que, em havendo conflito entre as normas, deveria ser aplicado o critério cronológico para a solução de antinomia (lex posteriori revogat lege priori), aceitando a revogação de tratado por lei posterior.

A quarta ala defende a supralegalidade dos tratados internacionais de direitos humanos e encontrou guarida no posicionamento do Ministro Gilmar Mendes, no julgamento do mesmo RE 466.343/SP, que revogou a antiga tese de equiparação dos tratados às leis ordinárias, tornando inaplicável a legislação infraconstitucional que conflita com os tratados internacionais, seja anterior ou posterior ao ato de adesão.

Assim, adentramos agora, propriamente dito, à discussão do controle de convencionalidade.

O controle difuso de convencionalidade, assim como o controle de constitucionalidade, é realizado por qualquer juiz ou tribunal pátrio (além das cortes internacionais),  e não necessita de nenhuma autorização para a sua realização. Assim, passa-se a considerar a possibilidade de que a norma, mesmo sendo vigente, seja declarada inválida diante da sua incompatibilidade com tratado ou convenção internacional, e passam a ter eficácia paralisante, para além da derrogatória, das normas internas.

O controle concentrado de convencionalidade, cuja competência é reservada exclusivamente ao Supremo Tribunal Federal, em face do disposto no art. 102 do texto constitucional que atribui o dever de “guardar a Constituição”, e portanto, também deve realizar a proteção das normas que à elas sejam equiparadas. Cabe, então, aos legitimados do art. 103, a propositura dos instrumentos necessários para garantir a plenitude dos tratados.

Assim sendo, se tais normas possuem status de norma constitucional (como entendemos), constituem paradigmas para a efetivação do controle de convencionalidade. Para isso, é importante que se diga, que apenas as normas que forem formalmente constitucionais, ou seja, as que forem aprovadas pelo Congresso no rito estabelecido pelo § 3° do art. 5°, serão paradigmas do controle concentrado, mediante provocação do Supremo Tribunal Federal.

Os demais tratados, aprovados de forma diversa da que estabelece o citado mandamento constitucional, por possuírem apenas caráter materialmente constitucional, somente serão objetos de confronto do controle difuso de convencionalidade, o qual poderá ser realizado por qualquer juiz ou tribunal, sem qualquer autorização ou determinação prévia de órgão internacional.

Ainda sobre o controle concentrado é importante destacar que, como a Constituição atribuiu ao STF a competência precípua para realizar a “guarda do texto constitucional”, e tendo em vista que os tratados internacionais de direitos humanos ratificados na forma do § 3° do art. 5° da Carta Constitucional incorporam ao direito interno como normas formalmente constitucionais, caberá, por equiparação das normas constitucionais, a utilização do mesmo sistema protetivo disponível para os legitimados do art. 103, para a realização do controle de constitucionalidade dos atos normativos e leis infraconstitucionais.

Por este entendimento será possível a interposição de ADIn (Ação Direta de Inconvencionalidade) para declarar inconvencional qualquer ato normativo ou lei infraconstitucional, que violar, expressa ou implicitamente, disposição convencional; ADECON (Ação Declaratória de Convencionalidade), onde se busca declarar a adequação dos atos normativos federais e das normas infraconstitucionais, ao disposto nos diplomas convencionais; e até mesmo ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), objetivando que se cumpra algum “preceito fundamental” localizado nos tratados internacionais que foram alçados à condição de norma formalmente constitucional.

É importante destacar que apenas serão paradigmas ao controle concentrado de convencionalidade os tratados internacionais de direitos humanos formalmente constitucionais. Os demais, por serem considerados somente materiais, serão utilizados para o controle difuso de convencionalidade.

A mudança do modo como os direitos humanos são tratados no Estado brasileiro ainda transcorre de forma lenta e gradual. As idiossincrasias na fórmula como se tem concebido o processo de incorporação de tratados internacionais de direitos humanos na ordem jurídica interna são, em certa medida, responsáveis pelo arrastar de entendimentos envelhecidos.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Referências Bibliográficas:

ARIOSI, Mariângela de F. Conflitos entre Tratados Internacionais e Leis Interna. Rio de Janeiro: Renovar, 2. ed., 2003.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. RE 466343, Rel.::  Min. Cezar Peluso, Tribunal Pleno, j. em 03/12/2008, DJe-104, p. 05-06-2009 RTJ v. 17, n. 186, 2010, p. 29-165.

_____. Supremo Tribunal Federal. HC 87585, Rel.::  Min. Marco Aurélio, Tribunal Pleno, j. em 03/12/2008, DJe-118 p.26-06-2009.

_____. Supremo Tribunal Federal. HC 72131, Rel.::  Min. Marco Aurélio, Rel.: p/ Acórdão:  Min. Moreira Alves, Tribunal Pleno, j. em 23/11/1995, DJ 01-08-2003

_____. Supremo Tribunal Federal. A Constituição e o Supremo. 4. ed. Brasília: STF, 2011.

CANÇADO TRINDADE, Antônio Augusto. A proteção internacional dos direitos humanos e o Brasil (1948-1997): as primeiras cinco décadas. Brasília : Ed. UnB, 2000.

GOMES, Luiz Flávio. Controle de convencionalidade: Valério Mazzuoli "versus" STF. São Paulo: s.n., 2009.

_____.; MAZZUOLI, Valerio de Oliveira. Características gerais do Direito (especialmente do Direito Internacional) na Pós-Modernidade. Revista Jurídica UNIGRAN. Jul/Dez de 2010, Vol. 12, 24, pp. 13-39.

MAZZUOLI, Valério de Oliveira. Direito Internacional Público: Parte Geral. 7. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: RT, 2013A.

_____. O controle jurisdicional de convencionalidade das leis. 3 ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: RT, 2013B.

_____. (Org.) Coletânea de Direito Internacional e Constituição Federal. 9. ed. rev., ampl. e atual. São Paulo: RT, 2011.

_____. O monismo internacionalista dialógico. Jus Navigandi, Teresina, ano 15, n. 2565, 10 jul. 2010. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/16957>. Acesso em: 29 maio 2013.

_____. Teoria Geral do Controle de Convencionalidade no Direito Brasileiro. Revista Direito e Justiça - Reflexões Sóciojurídicas. Ano IX - Nº 12 de Mar de 2009, Vol. IX, 12, pp. 235-276.

_____. A tese da supralegalidade dos tratados de direitos humanos. Jus Navigandi, Teresina, ano 14, n. 2107, 8 abr. 2009. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/12584>. Acesso em: 29 maio 2013

_____. A incorporação dos tratados internacionais de proteção dos direitos humanos no ordenamento brasileiro. Revista de Informação Legislativa. Ano 37, n° 147, jul/set. Brasília: Senado Federal, 2000A, pp. 179-200.

PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. 13 ed., rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2012.

Notas:


{C}[i]       Seria o caso do controle realizado tendo como paradigma as leis ordinárias (ou complementares), que estão abaixo dos tratados internacionais comuns na hierarquia das normas do Direito brasileiro, v.g., o relativo à compatibilização de um decreto em face de uma lei ordinária.

{C}[ii]      Seria o exercício do controle que tem com paradigma os tratados internacionais comuns, que guardam nível supralegal no Brasil.

{C}[iii]     Corresponde à adequação da legislação infraconstitucional aos dispositivos constitucionais, inclusive suas emendas.

{C}[iv]    A expressão fica reservada à compatibilidade das normas de Direito interno com os tratados internacionais de direitos humanos, por terem eles índole e nível constitucionais.

{C}[v]     Ver. RE 80.004/SE

{C}[vi]    Ver. REsp 74.376/RJ e REsp 58.736/MG

{C}[vii]{C}  Não obstante este posicionamento não seja (ainda) o prevalecente entre os ministros da Suprema Corte, tem-se que a sua aceitação por boa parte da doutrina pátria, proporciona a correta classificação das normas internacionais, pois, conforme o entendimento, ocupam posição de paridade com as normas constitucionais, ao lado das emendas constitucionais, e ao topo da nova pirâmide normativa.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Adalberto Fraga Veríssimo Junior

Advogado Criminalista. Graduado em Direito pelo Centro Universitário Filadélfia – UniFil Londrina e pós-graduando em “Direito Penal”, “Processo Penal”, “Criminologia e Execução Criminal” e “Medicina Legal e Perícias Forenses” pela Faculdade Arthur Thomas Londrina. E-mail: [email protected].

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos