Artigo Destaque dos editores

A inobservância do prazo legal no julgamento do auto de infração ambiental diante dos princípios da legalidade e eficiência

Exibindo página 2 de 2
10/09/2003 às 00:00
Leia nesta página:

5. Alternativas à manutenção da sanção imposta

Evidente que não se está a defender a inimputabilidade dos infratores ambientais. Todavia, restou constatado a real possibilidade de anulação do processo administrativo, ante a inexistência do devido processo legal, vez que inobservados os princípios da legalidade e eficiência. Dessa forma, cumpre, pois, abordar eventuais alternativas à manutenção da sanção imposta e, por conseguinte, a preservação ambiental.

A Lei n. 9.605/98 não aponta solução aos casos em que o poder público deixa de proferir o julgamento do auto de infração ambiental, assim, vislumbra-se possíveis soluções para a peculiar situação, ainda que algumas inexistentes legalmente.

5.1 Suspensão compulsória do auto de infração

Consiste na suspensão automática dos efeitos do auto de infração, após ultrapassado o prazo legal para o julgamento pela autoridade competente. Deve perdurar até a data em que o autuado foi notificado do respectivo julgamento. Tal situação está prevista no §3º do art. 285 do Código de Trânsito Brasileiro, onde consta expressamente:

Lei n. 9.503/97:

Art. 285. O recurso previsto no art. 283 será interposto perante a autoridade que impôs a penalidade, a qual remetê-lo-á à JARI, que deverá julgá-lo em até trinta dias.

§ 1º O recurso não terá efeito suspensivo.

§ 2º A autoridade que impôs a penalidade remeterá o recurso ao órgão julgador, dentro dos dez dias úteis subseqüentes à sua apresentação, e, se o entender intempestivo, assinalará o fato no despacho de encaminhamento.

§ 3º Se, por motivo de força maior, o recurso não for julgado dentro do prazo previsto neste artigo, a autoridade que impôs a penalidade, de ofício, ou por solicitação do recorrente, poderá conceder-lhe efeito suspensivo.

Observa-se que a suspensão pode vir a ocorrer novamente se o recurso administrativo, interposto contra a decisão que julgou o auto de infração, também não for apreciado em tempo hábil.

5.2 Aumento legal do prazo para julgamento

A previsão legislativa de um aumento do prazo para que seja proferido o julgamento é uma alternativa. Porém, acredita-se tratar de algo que, embora com eficácia imediata, não subsistiria no tempo, pois se o julgador for contemplado com sessenta, noventa, ou cento e vinte dias para proferir a decisão, o prazo, provavelmente, será igualmente inobservado, na medida em que os processos se acumulariam em maiores proporções sem que fossem contratados e qualificados novos servidores, sob o argumento de que o lapso temporal previsto seria por demais suficiente.

Mais eficiente que o aumento do prazo, é a harmonia entre órgão autuador e julgador, garantindo a perfeita coesão entre a demanda de trabalho de ambos.

5.3 Prorrogação do prazo para julgamento

Tal situação está prevista nos artigos 49 e no §2º do art. 59 da Lei n. 9.784/99, onde consta que o prazo para julgamento poderá ser prorrogado, por igual período, desde que precedido de motivada justificação. O mesmo critério já havia sido adotado pela Lei Paulista n. 10.177/98, no §2º do art. 32. [28]

Identifica-se, na prorrogação, uma forma mais eficaz que o aumento legal do prazo, pois o agente público deve fundamentar o motivo pelo qual está prorrogando o lapso temporal. Poderá haver, quiçá, a previsão legal de um prazo maior do que o atual, e ainda, com a possibilidade de prorrogação. Será, com certeza, uma situação mais confortável aos agentes públicos sobrecarregados.

5.4 Silêncio administrativo

O silêncio administrativo consiste na ausência de manifestação da administração no prazo determinado. Não é ato administrativo, mas comportamento omisso do ente público e, quando ofende direito individual ou coletivo dos administrados ou de seus servidores, sujeita-se a correção judicial e a reparação decorrente de sua inércia, pois caracteriza, também, abuso de poder. [29]

Todavia, mister salientar que algumas legislações têm abordado a questão de forma a subtender que, nestes casos, o particular pode considerar rejeitada tacitamente sua pretensão, passando a contar prazo para eventual recurso cabível, seja administrativo ou judicial. É a situação adotada pela Lei n. 10.177/98 que regula o processo administrativo no Estado de São Paulo:

Art. 33 – O prazo máximo para decisão de requerimentos de qualquer espécie apresentados à Administração será da 120 (cento e vinte) dias, se outro não for legalmente estabelecido.

§1º - Ultrapassado o prazo sem decisão, o interessado poderá considerar rejeitado o requerimento na esfera administrativa, salvo previsão legal ou regulamentar em contrário.

(...)

§3º - O disposto no § 1º deste artigo não desonera a autoridade do dever de apreciar o requerimento.


6. Considerações finais

Ante todo o exposto, pode-se extrair, sinteticamente, as seguintes afirmações:

Os princípios da legalidade e da eficiência compreendem a administração pública em suas diversas esferas, inclusive os órgãos ambientais.

O auto de infração ambiental, oriundo do poder de polícia da administração pública, é ato formal, punitivo e vinculado, devendo, portanto, atender os requisitos legais previamente estabelecidos.

A Lei dos Crimes Ambientais exige que o julgamento do auto de infração seja proferido em trinta dias, contados de sua lavratura. Todavia, este exíguo lapso temporal é inexeqüível aos padrões atuais. Tal situação poderá ensejar contratempos incomensuráveis, ante a falta de previsão legal específica à manutenção da validade do processo administrativo.

Dentre as soluções apontadas, acredita-se que o prazo para julgamento deve, essencialmente, iniciar no término da instrução processual, com possibilidade de prorrogação por igual período, visando, pois, um processo administrativo célere e eficiente. Sublinhe-se, ainda, ser de fundamental importância a harmonia profissional entre órgão autuador e julgador, garantindo a perfeita coesão entre a produção laboral de ambos.


Notas

01. Sobre o tema, com maestria discorreu o prof. Almiro do Couto e Silva no artigo "Princípio da Legalidade da Administração Pública e da Segurança Jurídica no Estado de Direito Contemporâneo" In Revista do Ministério Público, n. 45, Porto Alegre: 2001, p. 35/60.

02. Art. 37. A administração pública direta e indireta, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, e eficiência e, também, ao seguinte:

03. In Curso de direito administrativo. 11º ed. Malheiros: São Paulo, 1999, p. 59.

04. In Direito administrativo brasileiro, 25º ed. Malheiros: São Paulo, 2000, p. 82.

05. In Revista de Direito Ambiental, n. 18, São Paulo: abr-jun/2000, p. 65.

06. Op. Cit., p. 90.

07. In Direito Constitucional. 5º ed., São Paulo: Atlas, 1999, p. 293.

08. In Notas para um Debate sobre o Princípio Constitucional da Eficiência. Revista Diálogo Jurídico, Salvador, CAJ – Centro de Atualização Jurídica, v. I, n. 2, maio, 2001. Disponível em: http://www.direitopublico.com.br. Acesso em: 17 de outubro de 2002.

09. CONSEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente, do Estado do Rio Grande do Sul.

10. LIV - ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal;

11. MEIRELLES, Hely Lopes, Op. Cit., p. 142/143.

12. Artigo 8º - São inválidos os atos administrativos que desatendam os pressupostos legais e regulamentares de sua edição, ou os princípios da Administração, especialmente nos casos de:

(...)

II – omissão de formalidades ou procedimentos essenciais;

13. Op. Cit., p. 125/126.

14. Op. Cit., p. 127.

15. MEIRELLES, Hely Lopes, Op. Cit., p.156/157.

16. Idem, p. 184/185.

17. A inobservância da legalidade pode vir a gerar, inclusive, improbidade administrativa ou, ainda, o dever objetivo do Estado em reparar eventuais danos causados ao particular, conforme disposto no §6º do art. 37 da Constituição Federal de 1988.

18. Hely Lopes Meirelles conceitua o poder vinculado afirmando que é aquele que o Direito Positivo – a lei – confere à Administração Pública para a prática de ato de sua competência, determinando os elementos e requisitos necessários à sua formalização. In Direito administrativo brasileiro, 25º ed. Malheiros: São Paulo, 2000, p. 108.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

19. BELLO FILHO, Ney de Barros. Op. cit., p. 58.

20. MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de direito administrativo. 11º ed. Malheiros: São Paulo, 1999, p. 369.

21. In Direito administrativo. 11º ed. Atlas: São Paulo, 1999, p. 481.

22. In Curso de direito administrativo, 2º ed. Malheiros: São Paulo, 1995, p. 293.

23. Art. 49. Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

24. Art. 59 - Salvo disposição legal específica, é de dez dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.

§ 1º Quando a lei não fixar prazo diferente, o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de trinta dias, a partir do recebimento dos autos pelo órgão competente.

25. Independente da possibilidade de responsabilização objetiva do Estado pelos atos de seus agentes, forte no art. 37, §6º da CF/88, há também eventual responsabilidade disciplinar ao servidor, como, por exemplo, encontra-se previsto na Lei Estadual Paulista n. 10.177/98: artigo 90 – O descumprimento injustificado, pela Administração, dos prazos previstos nesta lei gera responsabilidade disciplinar, imputável aos agentes públicos encarregados do assunto, não implicando, necessariamente, em nulidade do procedimento.

§1º - Respondem também os superiores hierárquicos que se omitirem na fiscalização dos serviços de seus subordinados, ou que de algum modo concorram para a infração.

26. Op. cit., p, 649.

27. Sobre o supremacia do interesse público sobre o particular, o prof. Humberto Ávila, em fundamentada manifestação, expõe a inexistência de um "princípio jurídico" propriamente dito, pois, em suma, ele não pode ser descrito separada ou contrapostamente aos interesses privados: os interesses privados consistem em uma parte do interesse público. In Repensando o "Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o Particular". Revista Diálogo Jurídico, Salvador, CAJ – Centro de Atualização Jurídica, v. I, n. 7, outubro, 2001. Disponível em: http://www.direitopublico.com.br. Acesso em: 17 de outubro de 2002.

28. Artigo 32 – Quando outros não estiverem previstos nesta lei ou em disposições especiais, serão obedecidos os seguintes prazos máximos nos procedimentos administrativos:

(...)

§ 2º - Os prazos previstos neste artigo poderão ser, caso a caso, prorrogados uma vez, por igual período, pela autoridade superior, à vista de representação fundamentada do agente responsável por seu cumprimento.

29. MEIRELLES, Hely Lopes. Op. cit., p.106.


Referências Bibliográficas

ÁVILA, Humberto. Repensando o "Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o Particular". Revista Diálogo Jurídico, Salvador, CAJ – Centro de Atualização Jurídica, v. I, n. 7, outubro, 2001. Disponível em: http://www.direitopublico.com.br. Acesso em: 17 de outubro de 2002.

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Curso de direito administrativo. 11º ed., Malheiros: São Paulo, 1999.

BELLO FILHO, Ney de Barros. Aplicabilidade da Lei de Improbidade Administrativa à atuação da administração ambiental brasileira. Revista de Direito Ambiental, n. 18, São Paulo: abr-jun/2000.

COUTO E SILVA, Almiro do. Princípio da Legalidade da Administração Pública e da Segurança Jurídica no Estado de Direito Contemporâneo. Revista do Ministério Público, n. 45, Porto Alegre: 2001.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 11º ed. Atlas: São Paulo, 1999.

FIGUEIREDO, Lúcia Valle. Curso de direito administrativo, 2º ed. Malheiros: São Paulo, 1995.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 25º ed. Malheiros: São Paulo, 2000.

MODESTO, Paulo. Notas para um Debate sobre o Princípio Constitucional da Eficiência. Revista Diálogo Jurídico, Salvador, CAJ – Centro de Atualização Jurídica, v. I, n. 2, maio, 2001. Disponível em: http://www.direitopublico.com.br. Acesso em: 17 de outubro de 2002.

MORAIS, Alexandre de. Direito Constitucional. 5º ed., São Paulo: Atlas, 1999.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Maurício Fernandes da Silva

advogado, pós-graduado em Direito Ambiental pela UFPel/IDEP

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

SILVA, Maurício Fernandes. A inobservância do prazo legal no julgamento do auto de infração ambiental diante dos princípios da legalidade e eficiência. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 8, n. 69, 10 set. 2003. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/4209. Acesso em: 23 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos