A sucessão em geral

Leia nesta página:

Trata-se de um artigo que fala sobre a sucessão em geral.

A sucessão significa, em sentido amplo, a transmissão de uma relação jurídica de uma pessoa a outra, formada de direitos e obrigações, de conteúdo obrigacional ou real.

Algumas relações jurídicas são intransmissíveis, não sujeitas à sucessão, como ocorre em relação aos direitos de personalidade, conforme é expresso o art. 11 do Código Civil.

Em sentido estrito, a sucessão se subdivide em inter vivos e causa mortis.

A primeira ocorre, por exemplo, nos negócios jurídicos, como na compra e venda, cessão de crédito, etc.

A segunda, em decorrência da transmissão do patrimônio de uma pessoa por ocasião de sua morte. A abertura da sucessão ocorre no exato momento que se verifica a morte, sabendo-se que a morte pode ser natural ou presumida (arts. 6º e 7º, I e II, Código Civil).

Uma vez aberta a sucessão, a herança – que é o conjunto do patrimônio ativo e passivo do de cujus – transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos ou testamentários. A transmissão ocorre de pleno direito, mesmo que o herdeiro não saiba da morte, pois o intuito do legislador é que o patrimônio não fique sem titular, sequer por um momento.

Pelo art. 1.784 do Código Civil: “Aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários”. A redação do dispositivo é diversa do Código Civil de 1916, que assim dispunha, no art. 1.572: “Aberta a sucessão, o domínio e a posse da herança transmitem-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários”.

A alteração terminológica é consequência de melhoria técnica, pois o domínio e a posse da herança são relações jurídicas já compreendidas na expressão herança.

Com a transmissão da propriedade e da posse indireta da herança, fixado está o droit de saisine, direito de saisine ou da investidura legal da herança, que irradia efeitos jurídicos a partir do óbito do de cujus, transferindo tudo aquilo que era de sua titularidade, ativos, passivos, obrigações, direitos, ações, pretensões, exceções, exceto os direitos personalíssimos e as obrigações intuito personae.

A transmissão da herança ocorre em favor dos herdeiros legítimos e testamentários.

Os legatários são excluídos do princípio da saisine, pois a posse da herança somente lhes é transferida posteriormente, desde que solvente o espólio (art. 1923, Código Civil). O princípio da saisine também não aplica à herança jacente (arts. 1.819 a 1.823, Código Civil), pois os bens que a compõe somente passam ao patrimônio do Poder Público após a declaração de vacância e decorridos cinco anos da abertura da sucessão.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Caio César Soares Ribeiro Patriota

Formado na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF - 2º semestre de 2012. OAB/MG 141.711 e OAB/SP 445.733.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos