Capa da publicação Lei Menino Bernardo nº 13.010/2014 e a polêmica da proibição de castigos físicos em crianças e adolescentes
Capa: DepositPhotos

Análise da Lei Menino Bernardo (Lei nº13.010/2014)

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

Poder Familiar

O poder familiar pode ser conceituado como os deveres e direitos dos pais perante os filhos, tanto em face da pessoa e também aos bens destes. Poder familiar já estava previsto no Código Civil de 1916, porém era denominado pátrio poder. No Código Civil de 2002 houve a mudança de pátrio poder para poder familiar, já que esta última é considerada mais apropriada que o pátrio poder, já que existiu uma alteração cultural na sociedade, onde o pátrio poder era somente exercido pelo pai perante os seus filhos, visto que antigamente a sociedade brasileira era fortemente marcada pelo patriarcalismo. Já nos dias de hoje, não é somente o pai que possui tal poder sobre os filhos e sim, os pais, que em conjunto que exercem tal função.

Contudo, Carlos Roberto Gonçalves ainda não considera a expressão “poder familiar” a mais adequada a ser utilizada, preferindo o termo “autoridade parental”, que já é um termo utilizado em legislações estrangeiras, pois o termo ‘autoridade’ retrata melhor a função em exercício focada no interesse de outro indivíduo, sem o uso de sansões físicas e/ou psíquicas, no intuito de reparar de condutas não aceitas, resultante do poder[8].

No CC de 2002, o pode familiar é abordado no artigo 1.630 que diz que os filhos menores estão sujeitos ao poder familiar[9].

Porém, levando-se em consideração a abordagem do poder familiar no contexto da Lei, que é tema deste, há quem diga que a aprovação desta Lei interfere diretamente nos princípios específicos do Direito de Família, onde a principal crítica, gira em torno do Princípio da Intervenção Mínima do Estado no Direito de Família. Tal princípio é fundado em que o Estado, visando a priorizar a sócio afetividade, não há de intervir nas relações familiares, nos núcleos familiares. Vale ressaltar, que a intervenção mínima do Estado nas famílias, não quer dizer que ele não possa agir, em alguns momentos em que for necessário, pois assim, terá, o Estado, uma figura assistencialista e de apoio.

Enraizado ao caráter assistencialista do Estado, com enfoque na Lei abordada, o Direito de Família tem outro princípio que é bastante abordado nas argumentações dos posicionamentos, contra e a favor, que é o Princípio da Plena Proteção das Crianças e Adolescentes. Em tal princípio é priorizado o bem estar dos filhos menores, onde todos os integrantes do núcleo familiar, especialmente o pai e a mãe, devem sempre resguardar os direitos das crianças, fazendo com que elas tenham acesso à educação, saúde, lazer e também a proteção de sua integridade física e moral. Os pais que não cumprirem com tais deveres, gerados pelo poder familiar, assim como aplicar castigos de maneira não moderada, poderão perdê-lo, o poder familiar, assim como é preceituado no Código Civil em seu Artigo 1.638[10] e também no ECA, artigo 24[11].

Assim, a Lei Menino Bernardo está intimamente ligada ao poder familiar e a alguns principio do Direito de Família o que leva a ser embate de vários questionamentos e polêmicas, pois existem vários argumentos e pontos de vista, a favor e contra, que tais posicionamentos serão melhor abordados nos tópicos seguintes.


Aspectos favoráveis a Lei Menino Bernardo

A discussão sobre a Lei Menino Bernardo, trás diversas posições sobre o tema. Neste tópico serão abordados os argumentos de quem se posiciona a favor e sobre os aspectos psicológicos que são bastante abordados em tal posicionamento.

Toda criança e adolescente têm o direito de serem educados, sem o uso de qualquer forma de violência física, psicológica ou mental. Sendo assim, qualquer forma de omissão por parte dos pais para com os filhos, que impliquem o uso de determinada violência, configura-se um desrespeito ao direito que crianças e os adolescentes possuem de terem tratamento digno.

Por causa da cultura da nossa sociedade, como já foi tratado anteriormente, os pais tem o costume de bater nos filhos como uma forma de educa-los. Diante disso, a lei n° 13.010 de 2014, fez-se necessário para estabelecer e considerar inaceitável qualquer tipo de violência, acabando a cultura que considera aceitável o uso de castigos físicos nas relações familiares, fazendo com que os pais se reeduquem para que assim possam educar seus filhos de forma pacífica, sem o uso de castigos físicos, sendo estes banidos do meio doméstico, considerado para muitos uma conduta detestável.  

Além disso, quando há uma análise do atual ordenamento jurídico constata-se que existe uma clara distinção entre violência “moderada” e violência “imoderada”, sendo esta objeto de punição, enquanto aquela tornou-se tolerável e por vezes aceitável. Um claro exemplo desta diferenciação pode ser notado no CC, onde em seu artigo 1.638, I, estabelece que "perderá por ato judicial o poder familiar o pai, ou a mãe que castigar imoderadamente o filho (...)".

Contudo, efetuar uma distinção entre violência “moderada” e “imoderada” é extremamente dificultoso e controverso, pois se trata de uma análise subjetiva. Por isso, a lei em trâmite visa extinguir o uso da “violência moderada”, considerando assim, inaceitável o uso da força física que possa resultar em dor ou lesão à criança ou ao adolescente. Sobre este assunto, Stolze (2011) fala que “a grande celeuma gira em torno da conhecida “palmadinha corretiva”, também vedada nos termos da lei, e que, para muitos pais, estaria inserida no âmbito lícito do direito correcional, desde que exercida de forma moderada”.

Portando, assim como se considera ilícita a resolução de conflitos entre adultos com a utilização da violência, a referida lei busca igualar crianças, adolescentes e adultos, observando-se que a agressividade pode trazer uma série de consequências ao desenvolvimento do menor, tanto danos físicos como psicológicos, fazendo com que comprometa o bom desenvolvimento deste.

Atualmente, muitos psiquiatras, sociólogos e psicólogos afirmam que uma criança vítima de castigos corporais terá grandes chances de reproduzir em sua idade adulta tudo aquilo que passou, o tornando assim, um adulto violento e agressivo. A contrário senso observa-se que os castigos físicos não educam, e sim ensinam as crianças a resolver seus problemas com o uso da força, pois estas entenderam que é possível machucar alguém desde que seja menor e mais frágil.

Por isso, a punição física pode causar tormento e grande mágoa à criança, e assim ela poderá adquirir uma relação com os pais baseada no medo que sentem destes, podendo manifestar toda a raiva, a dor e a frustração que sentem quando tiverem forças expressá-la. Entretanto, quando a família é construída com um vinculo baseado em amor e afeto, os benefícios serão nítidos e concretos.


Posicionamento Contra

Os que se posicionam de forma contrária a aprovação da referida lei defendem que este não se faz necessário, tendo em vista a nossa extensa e volumosa legislação a qual já em inúmeros artigos, do Código Penal, ECA e Código Civil, já preveem penalidades para os que atentarem contra a integridade física e psíquica das crianças e adolescentes.

Uma das problemáticas existentes no Brasil é a efetividade social no que diz respeito a legislação, isto é possuímos inumaras leis com pouca ou sem efetividade, então a questão em tela não diz respeito apenas a elaboração da lei, e sim da efetividade das leis já existentes.

Em nosso Código Penal, na parte que versa sobre o crime de maus tratos, em seu artigo 136, afirma entre outras coisas, que quem expuser a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fins de educação, ensino, quer abusando de meios de correção ou disciplina, sujeitar-se-á a uma pena de detenção até um ano. Ainda no Código Penal, existe a penalidade para os casos em que ocorrer lesão corporal no artigo 129, onde estabelece que quem “ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem” terá como pena detenção até 1 ano. No §9º do mesmo artigo, o legislador aborda os casos em que ocorrer lesão corporal sob o âmbito domestico[12]. No Código Civil, em seu Artigo 1.638, prevê a punição do pai ou a mãe que castigar de forma imoderada seu filho, perdendo o poder familiar.

A Lei de Tortura, prevê no art. 1° que quem submeter alguém, sob guarda, poder ou autoridade, com o emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo, estará sujeito à pena de reclusão de até 8 anos. Se a pessoa sob guarda, poder ou autoridade for criança ou adolescente, a pena de reclusão poderá chegar a 10 anos e 8 meses.

O ECA no artigo 232, estabelece que quem submeter criança ou adolescente que se encontre sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento, será penalizado com detenção de até 2 anos.

Como podemos ver por inúmeras vezes, o código versa acerca sobre possíveis agressões que podem ocorrer no ambiente domestico, mas o nosso problema não é um problema normativo, tendo em vista inúmeras leis que já existem, é um problema de cunho prático, de efetividade, isto porque já possuímos muitas leis, mas estas muitas vezes não são cumpridas.

O governo cada vez mais vem implementando conjunto de medidas que visam atenuar tal problemática, incentivando a população que denuncie os casos de maus tratos, bem como realizando um conjunto de medidas de amparo aos menores que foram vítimas de violência. Com essa conscientização o número de denuncias aumentou consideravelmente.


Considerações Finais

O artigo abordou, em seu conteúdo, sobre a Lei 13.010/2014 que ficou popularmente conhecida como Lei Menino Bernardo. Foi dado enfoque nos principais questionamentos sobre a aprovação desta lei, e para melhor entendermos o porque da elaboração desta lei foi feito um contexto histórico para poder explicar a forte cultura da nossa sociedade em ter como violência física uma forma que os detém para poder educar seus filhos e corrigir as suas condutas que são tidas como erradas.

Tal conduta de agressão é vista como um direito absoluto dos pais, que levam em consideração o poder poder-familiar como esse direito de educar seus filhos como quiserem.

Contudo, a lei foi criada no intuito de proteger as crianças e adolescentes dessas agressões físicas, que com um enfoque psicológico, causam sérios problemas no desenvolvimento nas vítimas, sendo este o principal argumento a favor da aprovação da lei. Porém, fazendo uma análise do atual ordenamento jurídico brasileiro, observa-se que já se é tratado sobre os maus tratos à crianças e adolescentes por reiteradas vezes e a criação de uma lei específica pra tal modalidade criará apenas um inchaço legislativo e assim a lei terá sua eficácia prejudicada. Com isso, foi elaborada uma pesquisa para visualizarmos melhor o pensamento das pessoas sobre o tema abordado neste artigo.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

9 Referencias Bibliográficas

AMARAL, Carlos Eduardo Rios do. Lei da Palmada não é bicho de sete cabeças Disponível em: <http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=7584>. Acesso em 21/10/2013.

CHAGAS, José Ricardo. A Lei da Palmada: Uma infelicidade legislativa. Conteúdo Jurídico, Brasília-DF: 03 ago. 2010. Disponível em: <http://www.conteudojuridiuco.com.br/?colunas&colunista=12447_Jose_Chagas&ver=693>. Acesso em: 21 de outubro de 2013.

CÓDIGO CIVIL

CÓDIGO PENAL

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

LEI DA TORTURA

Lei da palmada: reflexões e implicações psicojurídicas. Jaqueline Siqueira Pellegrini, Letícia Maffini de Paiva, Lohana Pinheiro Feltrin, Marina Somavilla Feversani. 2013.

GAGLIANO, Pablo Stolze. Novo Curso de Direito Civil, Volume VI: Direito de Família. São Paulo: Saraiva, 2011.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro, Volume IV: Direito de Família. São Paulo: Saraiva, 2011.

LONGO, Cristiano da Silveira. A punição Corporal Doméstica de Crianças e Adolescentes. 2002.

LONGO, Cristiano da Silveira. Ética Disciplinar e Punições Corporais na Infância. 2005

LUCCHESE, Geraldo. Castigos Corporais em Crianças. Sanitarismo, 2011.


Notas

[1] Art. 2°, ECA Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

[2] Art. 17, ECA. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

[3] Art. 4º, ECA É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

[4]Mary Del Priore, História das Crianças no Brasil

[5]Chambouleyron, 2000, p.63

[6]Priore, 1999, pp. 96-97

[7]Costa, 1983, pp.156-157

[8] Carlos Roberto Gonçalves, Direito Civil Brasileiro, Volume VI, p. 368.

[9] Art. 1.630, CC: Os filhos estão sujeitos ao poder familiar, enquanto menores.

[10] Art. 1638, CC: Perderá por ato judicial o poder familiar o pai ou a mãe que:

I – castigar imoderadamente o filho;

II – deixar o filho em abandono;

III – praticar atos contrários à moral e aos bons costumes;

IV – incidir, reiteradamente, nas faltas previstas no artigo antecedente.

[11] Art. 24, ECA: A perda e a suspensão do pátrio poder serão decretadas judicialmente, em procedimento contraditório, nos casos previstos na legislação civil, bem como nas hipóteses de descumprimento injustificado dos deveres e obrigações a que alude o art. 22.

[12] Art. 129, §9º, CPB: Se a lesão for praticada contra ascendente, descendente, irmão, cônjuge ou companheiro, ou com quem conviva ou tenha convivido, ou, ainda, prevalecendo-se o agente das relações domésticas, de coabitação ou de hospitalidade: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 3 (três) anos.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos