Da possibilidade da penhora sobre o salário

06/10/2015 às 17:48
Leia nesta página:

A possibilidade da penhora sobre o salário do devedor.

A penhora sobre o salário é um tema que vem trazendo intenso debate doutrinário e jurisprudencial, à luz das disposições do artigo 649, inciso IV do Código de Processo Civil que dispõe da impenhorabilidade do salário, vencimento, aposentadoria, pensão; enfim, qualquer quantia recebida pela pessoa/devedor.

O legislador preocupou-se em estabelecer uma proteção jurídica exagerada a impenhorabilidade salarial, sem observar o direito do credor e as inúmeras tentativas de ver seu crédito liquidado.

O objetivo dessa norma é preservar os meios necessários à subsistência da pessoa, mantendo livre da penhora a sua remuneração básica, encarada como verba de natureza alimentar. Essa é a regra. Porém, se for constatado que o valor recebido é mais do que suficiente para o suprimento das necessidades básicas do devedor, vindo este a compor uma reserva de capital, a verba perde seu caráter alimentar, tornando-se penhorável.

É assim que juristas vêm sustentando em processos executivos. A tese foi acolhida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), que assegurou para a empresa/credora o direito de penhorar os valores depositados na conta bancária do devedor. Foi demonstrado que o dinheiro constante na conta, originalmente era salário, mas transcorrido 30 dias, o caráter alimentar que tal verba possuía deixou de existir, sendo por isso penhorável.

A impenhorabilidade do salário não é presumida, o magistrado precisa utilizar sua livre convicção e adotar o critério da máxima proporcionalidade, observando a possibilidade do devedor e a necessidade do credor na deliberação da penhora.

Essa medida garante maior efetividade aos feitos executivos.

Outra possibilidade de garantir a celeridade e a efetividade do processo judicial, com amparo nos julgados dos Tribunais, é a penhora limitada ao percentual de 30% de valores depositados em conta bancária destinada ao recebimento de pró-labore, desde que que não haja outros meios de satisfação do crédito exequendo, e que não prejudique a sobrevivência do devedor.

Assim, pode-se concluir que a interpretação do disposto no artigo 649, IV do CPC não pode ocorrer de forma restritiva, observando-se somente a literalidade do texto, mas necessário se faz a análise sistemática, o que gera a correta e justa compatibilidade com todos os preceitos e princípios do Direito.

Conclui-se que o judiciário em grande parte do país, tem adotado e permitido a penhora de saldo decorrente de salário, e também a penhora no percentual de 30% do salário. Nota-se, uma tentativa de equilibrar de um lado a proteção prevista para o devedor e de outro a satisfação do credor, baseando-se sempre nos princípios da razoabilidade e proporcionalidade.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos