Artigo Destaque dos editores

A intervenção do Ministério Público no processo civil:

um convite à reflexão no ano da debutante

Exibindo página 2 de 2
05/10/2004 às 00:00
Leia nesta página:

Notas

1 Esse fenômeno de adequação da ciência processual aos tempos modernos é estendido, também, à magistratura. O mestre MANOEL COSTA NETO (in Revista do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, nº30, p. 311/315), por exemplo, concedeu alvará judicial para interrupção de gravidez, mesmo sem expressa autorização legal, utilizando-se de convincentes e modernos argumentos jurídicos.

2 Não é muito lembrar que Caetano Veloso, ao que parece, contesta tal exatidão: "como dois e dois são cinco".

3 A intervenção do Ministério Público no Processo Civil Brasileiro. Ed. Saraiva. 2ª edição. p. 01.

4 O Prof. Alexandre de Moraes (In Direito Constitucional, Ed. Atlas, 9ª edição, p. 474), entretanto, revela que "Porém, a maioria dos tratadistas se inclina a admitir a sua procedência francesa... ".

5 Vê-se, assim, que desde aquela época já havia uma forte intenção de se atrelar a atuação do Ministério Público aos interesses da Fazenda.

6 Vide, a propósito, a excelente obra do Prof. ANTÔNIO CLÁUDIO DA COSTA MACHADO, p. 16.

7 EDUARDO ARRUDA ALVIM (In Curso de Processo Civil, V. 01, RT, p. 74) diz ter o inciso III do art. 82 do CPC um conceito vago: "... no terceiro empregou aquilo que em teoria geral do direito se denomina conceito vago...".

8 In Revista Forense, 268/55.

9 Por outro lado, o mestre BANDEIRA DE MELLO (Curso de Direito Administrativo, Malheiros Editores, 13ª edição, p. 59) nos oferece um conceito a respeito de interesse público: "... interesse resultante do conjunto dos interesses que os indivíduos pessoalmente têm quando considerados em sua qualidade de membros da Sociedade e pelo simples fato de o serem".

10 É o que se convencionou chamar, em doutrina, de Teoria dos Poderes Implícitos.

11 O mestre BANDEIRA DE MELLO (ob. cit., p. 63) diz, com contumaz propriedade: "Outrossim, a noção de interesse público, tal como a expusemos, impede que se incida no equívoco muito grave de supor que o interesse público é exclusivamente um interesse do Estado, engano, este, que faz resvalar fácil e naturalmente para a concepção simplista e perigosa de identifica-lo como quaisquer interesses de entidade que representa o todo (isto é, o Estado e demais pessoas de Direito Público interno)".

12 Propostas para a Racionalização da Atuação do Ministério Público no Cível.

13 Melhor seria "atribuição".

14 O art. 10 da Lei nº 1.533/51 assim dispõe: "Findo o prazo a que se refere o item I do art. 7º e ouvido o representante do Ministério Público... " (grifou-se).

15In Revista do E.STJ, 283-561, janeiro de 1992, p. 446-447.

16In A Defesa dos Interesses Difusos em Juízo, Ed. Saraiva, p. 03.

17 Ob. cit., p. 32 e 33.

18 Neste ponto, manifesto, modestamente, a minha discordância.

19AGRAVO - Despacho, determinando a manifestação do Ministério Público em ação de desapropriação indireta, tendo por objeto área de proteção ambiental - Pretendida reforma da decisão, sob a alegação de que é vedado ao Ministério Público a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas e inadmissível a sua intervenção em ações expropriatórias, além da inexistência de dano ao meio ambiente - Recurso não provido. A hipótese dos autos não configura representação judicial e consultoria jurídica de entidades públicas pelo Ministério Público. A intervenção do representante do "Parquet" na ação expropriatória foi determinada em face de recair sobre área de proteção ambiental. A existência, ou não, de dano ambiental, não pode ser aferida, tão-só, com base na leitura da inicial

. (Agravo de Instrumento n. 39.880-5 - Eldorado Paulista - 1ª Câmara de Direito Público - Relator: Nigro Conceição - 25.03.97 - V.U.)

20 O STJ, no Recurso Especial nº 51/SE, assim decidiu: "Recurso Especial – Ministério Público – O Ministério Público intervem nas causas em que há interesse público (CPC, art. 82, III). Não se projeta pela simples presença do Estado na relação processual. Desnecessária a atuação quando o particular aciona Estado-membro, buscando reparação de perdas-e-danos".

21In Ministério Público – Instituição e Processo, Ed. Atlas, São Paulo, 1997, pág. 155.

22In A Tutela do Interesse Coletivo como Instrumento Polarizador da Participação do Ministério Público no Processo Civil Brasileiro, presente no sítio Http://Www.Humbertodalla.Pro.Br/Artigo47.Htm#_Edn1.

23 Ob. Cit., p. 155.

24 Ob. cit., p. 102.

25 Na literatura, esse desvirtuamento pode ser encontrado, v.g., no modesto romance de minha autoria (Estrada de Luz – A História de Brasileiro de Deus), quando um Promotor de Justiça maneja um habeas corpus em favor de um bode.

26 Ao que parece, igual posicionamento é defendido pelo prof. Paulo Sérgio Puerta dos Santos (In Manual de Prática Processual Civil, Ed. Saraiva, 2ª edição. P. 56): "Dessarte, o ‘interesse público’ que legitima a intervenção ministerial, portanto, é o direito indisponível que transcende ao interesse das próprias partes litigantes". E, referindo-se, em caso específico, à Fazenda Pública, assevera este Autor: "O ‘interesse público’ de que tratamos não significa interesse da Fazenda Pública ou de pessoas jurídicas de direito público, pois estas têm seu próprio corpo de procuradores (Advocacia-Geral da União e Procuradoria-Geral do Estado)".

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

27 Ob. cit., p. 324.

28In Temas Atuais de Direito Civil na CF, RT, p. 191.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Alexandre Albagli Oliveira

Promotor de Justiça do MP/SE, Professor e autor do Romance Estrada de Luz – A História de Brasileiro de Deus

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

OLIVEIRA, Alexandre Albagli. A intervenção do Ministério Público no processo civil:: um convite à reflexão no ano da debutante. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 9, n. 455, 5 out. 2004. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/5773. Acesso em: 24 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos