É possível medir a desburocratização em quilômetros?

Leia nesta página:

Debate-se a publicação obrigatória promovida por empresas em jornais de grande circulação e nos diários oficiais, para atender ao princípio da publicidade, gerando alto custo e burocracia para as empresas e governo.

A publicação obrigatória promovida por empresas em jornais de grande circulação e nos diários oficiais, para atender ao princípio da publicidade, conforme previsão em leis diversas, é uma daquelas exigências estatais que mais têm condições de sofrer impacto positivo pela diminuição de custos e facilitação a partir da internet. Apesar disso, os avanços têm sido muito lentos.

A preocupação com esse ponto específico do chamado “Custo Brasil” vem desde a edição, em 2006, da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que prescreveu a dispensa de publicações para os pequenos negócios de qualquer ato societário (art. 71).

Em Portugal, que há muito tempo serve de exemplo para o Brasil em termos de desburocratização, desde 2005 todas as publicações obrigatórias de empresas são realizadas na internet em local único, com acesso gratuito para todos os interessados, incluindo balanços anuais e demonstrações financeiras, convocações, avisos etc.

Em 1997 o Diário Oficial da União (DOU) iniciou a publicação parcial em meio eletrônico e três anos depois conseguiu viabilizar a sua publicação integral. Somente em 30 de novembro de 2017, no entanto, foi suprimida a sua versão impressa, enquanto o Poder Judiciário utiliza apenas a versão eletrônica desde 2011, ou seja, há sete anos.

Segundo o Poder Executivo federal, a medida justifica-se pela redução de custos, com a economia de 60 toneladas de papel e R$ 2,5 milhões anuais. A redução é certamente muito maior, pois o custo de produção e distribuição do jornal foi de R$ 33,7 milhões em 2013. Se considerarmos as várias imprensas oficiais em todos os Estados, o impacto é impressionante.

Se uma das questões é a racionalização dos gastos públicos, a outra é desonerar as empresas de custos que não fazem mais qualquer sentido, ou, ao menos, diminuí-los sensivelmente, como parece ser o caso das publicações em meio eletrônico. São milhões de reais que poderiam estar sendo aplicados em investimentos produtivos.

Os jornais privados, que são o outro lado da equação, há muitos anos estão em processo de adaptação em função da queda da tiragem impressa e da migração cada vez maior de assinaturas para a versão eletrônica. Ou seja, sabem que é inevitável a mudança no modelo das publicações obrigatórias.

É o mesmo fenômeno que induziu o fim do DOU impresso. A sua edição recorde foi de 5,2 mil páginas em 2000 e teve uma tiragem de 28 mil exemplares. No período anterior ao fim da impressão teve 5 mil exemplares em média, uma redução de 82% em 17 anos.

O que falta agora? Eliminar, ainda que seja progressivamente, a exigência de publicações em jornais impressos, oficiais e privados, em todo o Brasil, fazendo a migração para o meio eletrônico com preços revisados, pois afinal eles devem ser menores que os atuais.

Isso ainda não está acontecendo no Brasil, no qual o preço de publicação no DOU na versão eletrônica é o mesmo da versão impressa extinta. Deve ser revista em breve. Em Portugal, por exemplo, há preço único seja qual for a dimensão da publicação, o que faz mais sentido.

Outro passo necessário é rever o modelo de publicações em órgãos locais, considerando a incompatibilidade disso com o alcance global da internet. Seria melhor estabelecer a livre escolha da empresa obrigada a realizar a publicação, incentivando a prestação de melhores serviços e preços.

A Casa Civil da Presidência da República, que subordina a Imprensa Oficial, tem como projeto a implantação do “atos.gov”, que pretende concentrar em um único portal público todos os atos oficiais e toda a legislação brasileira consolidada, tal como fazem França, Espanha, Portugal e Uruguai, podendo abranger também Estados e municípios. Isso pode ser a base para que haja maior racionalização da exigência, sem reprodução de dezenas de estruturas análogas em dezenas de entes federativos para a mesma atividade. Essa dispersão contribui, ainda, para que o cidadão pouco conheça, na prática, as normas que lhe dizem respeito nas várias esferas.

Se for possível nacionalizar a informação acerca desse ponto com os parâmetros usados pelo Estado de São Paulo, que diz consumir 450 quilômetros de papel diariamente para a publicação de seu diário oficial, além da economia de milhões em recursos públicos e privados, podemos também passar a medir a desburocratização por esse indicador.

E cada quilômetro a menos de burocracia, algo então bem concreto, ainda que em um trajeto com baixa velocidade, aumentaria o espaço para o crescimento das empresas e o entendimento do cidadão sobre os motivos para comemorar.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
José Constantino de Bastos Jr.

advogado, ex-secretário nacional de racionalização e simplificação.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos