A importância de oferecer métodos alternativos para o pagamento de honorários

07/04/2018 às 09:49
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Caro leitor (a), hoje adentrando nas dicas de empreendedorismo, quero falar da importância de se facilitar para o cliente o pagamento dos serviços prestados.

Em certa oportunidade ouvi em uma palestra, que dentro de uma relação de consumo, seja para comercializar um produto ou serviço, tudo aquilo que esteja entre você e o cliente, se torna problema naquela relação.

Por exemplo, veja um comércio eletrônico, de um lado temos o consumidor e de outro o vendedor, um quer entregar o produto mediante recebimento de valor financeiro e o outro quer receber aquele bem entregando o dinheiro.

Pois bem, podemos deste exemplo, ter a consciência que tudo que está entre a entrega do produto e do dinheiro, passa a ser um problema nesta relação comercial, seja a loja virtual que fica fora do ar, o sistema de cartão que não funciona, os correios atrasando o tempo de entrega, enfim são inúmeros fatores que lutam contra o fechamento daquele acordo.

Dentro da prestação de serviços, este assunto não é diferente e temos que entender que facilitar para o cliente o recebimento de honorários é algo primordial.

Vivemos em tempos que a tecnologia para pagamentos financeiros se torna cada vez mais presente no dia a dia de todos nós, seja através de pagamentos via cartão de crédito, débito, seja por transferências instantâneas ou mesmo através de moedas virtuais.

Aliás alguém duvida que nosso dinheiro hoje não seja virtual? Confesso que eu pessoalmente quase não vejo mais dinheiro em espécie, recebendo valores direto na conta, gastando através de cartão, ou seja, em todo este trâmite, não passa pela minha mão uma nota ou moeda sequer, o dinheiro literalmente nada mais é que um número no aplicativo do meu celular, e isto me lembra muito créditos de vídeo game.

Recentemente, adquiri para o escritório uma nova maquinha de cartão, que de fato tentará facilitar para o cliente, o recebimento de valores e evitar com que ele tenha novos meios de pagar o que foi acordado, que por sinal, muitas vezes não acontece por inviabilização de oportunidade do prestador de serviços.

Estes métodos de pagamentos também tornam mais fácil a administração de recebimentos e controle do que está entrando na conta e de onde exatamente está vindo. Confesso que algumas vezes já fiquei enrolado com depósitos aleatórios em conta e levei algum tempo para identificar da onde o mesmo tinha vindo.

Assim sendo, procure sempre automatizar e oferecer alternativas de pagamento para seu cliente, utilizando sempre a tecnologia ao seu favor, seja com boleto bancário ou máquinas de cartão, afinal o bom vendedor deve evitar o máximo possível que se crie barreiras entre ele e o objetivo do seu trabalho, que é a entrega do seu produto ou serviço ao cliente.

Vídeo sobre o artigo: https://www.youtube.com/watch?v=cms0uvuxaRA

Sobre o autor
Philipe Monteiro Cardoso

Advogado, Sócio fundador no escritório de Advocacia Cardoso & Advogados, Autor, Pós Graduando em Direito Civil pelo Complexo de Ensino Renato Saraiva.

Informações sobre o texto

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