Desenvolvimento histórico do princípio da inocência

11/09/2019 às 21:04
Leia nesta página:

Trata-se do desenvolvimento de um dos princípios mais importantes para o ordenamento jurídico brasileiro e sua aplicação como direito fundamental.

O princípio da presunção de inocência, também chamado de princípio da não-culpabilidade, é um mandado de otimização, sem sentido pré-determinado, cuja interpretação é extensa, de ordem constitucional e normalmente aplicado ao direito penal. Sua previsão legal encontra-se no art. 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, determinando que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”, onde apoia-se nos princípios da dignidade humana e do devido processo legal, visto que ninguém terá sobre si a etiqueta de “criminoso” sem um processo concluído, onde esteja comprovada a culpa do réu, permitindo só então que sobre ele recaia o peso do poder punitivo do Estado. Trata-se, portanto, de um princípio extremamente importante no ordenamento jurídico, embora, em termos leigos, costume ser esquecido.

Primeiramente, é interessante trazer à tona os desdobramentos diretos deste princípio: o primeiro é a forma de tratamento que o acusado deverá sofrer. Em verdade, o princípio da presunção de inocência deverá conduzir toda a sociedade, mas em especial aqueles que estiverem diretamente envolvidos no processo a tratarem o acusado como inocente, sem julgamento prévio de suas ações, evitando que, sobre ele, instale-se o estigma de condenado antes da sentença irrecorrível. É fato que a mídia costume ignorar tal princípio em favor de publicidade, ocasionando frequentemente o clamor popular para que o acusado seja diretamente condenado como se a condenação fosse prova da eficácia do sistema jurídico, muito embora a Constituição assuma posição contrária. Ademais, tal princípio também tem aspecto de regra probatória, visto que coloca nas mãos do acusador o ônus da prova, sendo incabível ao acusado provar a própria inocência, visto que é presumida. Por fim, o estado de inocência conferido ao acusado também conduz o procedimento penal como um todo, salientando que, num estado garantista, tal estado só poderá ser rompido uma vez que a sentença seja absolutamente inabalável, com o objetivo de resguardar os direitos do imputado até o último instante.

Tão vital é o princípio da inocência em nosso ordenamento jurídico, inclusive, que é um exercício bastante penoso tentar conjurar um modelo que não corresponda a tal norma. Entretanto, o desenvolvimento histórico do princípio da não-culpabilidade é longo e pontuado por regressos e rejeições.

De origens imemoriais, pode-se traçar a primeira menção do princípio da não-culpabilidade no direito romano, sob a regra do in dubio pro reo. Não obstante, tal princípio foi deixado para trás com o enfraquecimento do Império Romano, atingindo seu sopé nos idos da Baixa Idade Média, entre os séculos XIII e XV, no auge do sistema inquisitorial de natureza persecutória. Há um argumento a ser feito de que, além de ofuscado, tal princípio foi invertido no sistema daquela época, visto que, na ausência de prova, se ainda subsistisse dúvida quanto à culpa, esta assumia o papel de uma prova mais branda, normalmente incorrendo em uma condenação a uma pena mais leve, destacando-se aqui o poder estatal absoluto que se sobrepunha aos direitos individuais.

Há de se argumentar que o processo penal, como um todo, era amplamente diferente do comum e aceito por todos nos dias atuais. Secreto e sem contraditório, o acusado era tratado como culpado desde antes da instrução, restando-lhe a resignação perante o poder do Estado que, afim de atingir o maior número de criminosos, inclusive fazia uso de tortura com o objetivo de conseguir confissões, sanar contradições e desvendar eventuais cúmplices.

Ao final do século XVIII, entretanto, os ideais iluministas surgiram em contraposição ao sistema inquisitorial. Numa nova inversão de princípios, a recém constituída França, por meio da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, promulgada por sua Assembleia Constituinte, inseriu em seu art. 9º a primeira positivação do princípio da presunção da não-culpabilidade: “Todo acusado é considerado inocente até ser declarado culpado e, caso seja indispensável prendê-lo, todo o rigor desnecessário à guarda da sua pessoa deverá ser severamente reprimido pela lei.”.

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi um importante marco e mudou as perspectivas de quem viesse a figurar no polo passivo de uma ação penal. O banimento da presunção de culpabilidade enunciava que não deveria ser o acusado tratado como culpado antes de sentença condenatória, portanto barrando eventuais ações punitivas que poderiam se fazer presentes antes do devido processo legal. Ademais, deslocava o ônus probatório ao acusador e deixava subentendida a valoração imparcial das provas, bem como comedimento na prisão preventiva. Tal maneira de pensar foi imediatamente incorporado pela Escola Clássica, o que garantiu sua continuidade até o momento atual.

Inobstante, a presunção de inocência não foi isenta de críticas. O positivista Raffaele Garofalo, costumeiramente ligado à semântica, enunciou que o acusado não deveria ser presumido inocente, tampouco tratado como qual; seu papel seria tão somente de imputado, bem como a prisão preventiva deveria ser sempre aplicada nos crimes mais graves. Da Escola Técnico-Jurídica, por sua vez, partiu o ataque de Vicenzo Manzini, que pontuou que a presunção de não-culpabilidade era incompatível com o procedimento penal. Para o italiano, a mera atitude de instaurar um processo penal contra o acusado era suficiente para presumir sua culpabilidade, vez que o próprio ato necessitaria de indícios suficientes de autoria e prova da ocorrência do fato.

Eventualmente, ambas as questões foram pacificadas pela doutrina cogente, sendo mais uma vez positivado o princípio da não-culpabilidade na Declaração Universal dos Direitos do Homem, publicada em 1948 pela ONU, conforme seu art. 11.1: “Toda pessoa acusada de delito tem direito a que se presuma sua inocência, enquanto não se prova sua culpabilidade, de acordo com a lei e em processo público no qual se assegurem todas as garantias necessárias para sua defesa.”. Desde então, este princípio foi incluído em inúmeros pactos, convenções e cartas que tratam dos direitos fundamentais do homem, sendo consagrado no Brasil com a Constituição Federal de 1988.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Desde tal fato, a presunção de inocência consolidou-se como princípio fundamental e norteador do processo penal brasileiro. Assegurado pela Constituição, todo e qualquer procedimento penal deverá ser permeado por ele, a fim de que seja limitado o poder do Estado sobre o acusado, que deverá ser inclusive protegido pela máquina estatal, a fim de que não tenha sua liberdade restringida de maneira desnecessária e arbitrária. Sua presença no ordenamento jurídico é importantíssima para o cidadão, que deveria ostentá-la como um escudo próprio para a aplicação devida do poder punitivo e não rechaçado como um veículo da incapacidade do sistema judiciário.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos