V – ESTATÍSTICAS DOS PIORES ACIDENTES AÉREOS
Os dez piores acidentes aéreos (até 4 de agosto de 2014) | ||||||
Posição |
Número de mortos |
Local |
Data |
Operador |
Modelo |
Tipo de ocorrência |
1º |
319 |
27 de março de 1977 |
Colisão no solo (com o KLM abaixo) |
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1º |
234 |
27 de março de 1977 |
Colisão no solo (com o Pan Am acima) |
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2º |
520 |
12 de agosto de 1985 |
Falha estrutural em voo |
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3º |
312 |
12 de novembro de 1996 |
Colisão em voo (com o Air Kazakhstan abaixo) |
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3º |
37 |
12 de novembro de 1996 |
Colisão em voo (com o Saudi Arabian acima) |
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4º |
346 |
Floresta de Ermenonville |
3 de março de 1974 |
Falha estrutural em voo |
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5º |
329 |
Oceano Atlântico (águas internacionais) |
23 de junho de 1985 |
Explosão e descompressão em voo. |
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6º |
301 |
19 de agosto de 1980 |
Incêndio a bordo em voo, e falha da tripulação |
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7º |
298 |
17 de julho de 2014 |
Abatido por míssil terra-ar |
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8º |
290 |
3 de julho de 1988 |
Abatido por engano pela Marinha dos Estados Unidos |
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9º |
273 |
25 de maio de 1979 |
Caiu logo após a decolagem depois da ruptura de um dos motores |
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10º |
269 |
mar de Okhotsk, no oeste da ilha de Sacalina |
1 de setembro de 1983 |
Derrubado por míssil disparado por caça soviético |
Os dez piores acidentes aéreos do Brasil[7] | ||||||
Posição |
Número de mortos |
Local |
Data |
Operador |
Modelo |
Tipo de ocorrência |
1º |
228 |
Oceano Atlântico, perto do arquipélago de São Pedro e São Paulo, Pernambuco |
1 de junho de 2009 |
Voo Air France 447. Obstrução dos Pitots, causando medições errôneas de velocidade. Comandos inapropriados que levaram a um Estol. |
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2º |
187+12 |
17 de julho de 2007 |
Voo TAM 3054. Após pousar ,saiu da pista e colidiu com prédio localizado nos arredores do aeroporto matando 12 pessoas em terra. |
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3º |
154 |
Serra do Cachimbo, 200 km à leste de Peixoto de Azevedo, MT |
Voo Gol 1907. Choque com um jato Embraer Legacy 600 |
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4º |
137 |
Serra da Aratanha, próximo a Pacatuba |
8 de junho de 1982 |
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5º |
96+3 |
Voo TAM 402. Falha no reversor direito |
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6º |
61 |
REAL/ |
Desastre aéreo da Baía de Guanabara. Erro da torre de controle causa colisão entre os aviões. |
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7º |
55 |
Morro Virgínia, Florianópolis, Santa Catarina |
12 de abril de 1980 |
Voo Transbrasil 303. Colisão com o solo em voo controlado (CFIT). |
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8º |
54 |
Ilha dos Ferros, Baía de Guanabara, Rio de Janeiro |
Voo REAL Transportes Aéreos 435. Queda de aeronave sobre a Baía de Guanabara por causa(s) desconhecida(s). |
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9º |
52 |
Voo Aerolíneas Argentinas 322. Queda de aeronave nas proximidades do aeropórto de Viracopos, após erro do piloto. |
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10º |
50 |
Morro do Chapéu e Morro das Cabras, entre Sapucaia do Sul e Gravataí |
28 de julho de 1950 |
Voo Panair do Brasil 099. Colisão com o solo em voo controlado (CFIT). |
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10º |
50 |
29 de abril de 1952 |
Voo Pan Am 202. Disparo de hélice provoca a destruição da mesma, cujos destroços cortaram a fuselagem do avião. |
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10º |
50 |
Queda do Constellation PP-PDE. Queda nas proximidades de Manaus por causa(s) desconhecida(s). |
Estatística registrada pelo Escritório de Registros de Acidentes Aéreos (ACRO), sediado em Genebra, na Suíça, aponta no ano de 2009 já aconteceram 47 acidentes aéreos, com 569 vítimas fatais, sendo que o da Air France foi o pior acidente registrado até o presente. No pertinente a história da aviação mundial registra o somatório da ocorrência de 17.369 desastres aéreos, onde estão inseridos jatos e aeronaves convencionais, em voos comerciais a militares e de passageiros a de cargas. No total, 121.870 pessoas faleceram, enquanto que 93.624 sofreram ferimentos. Com relação à causa dos acidentes aéreos, o percentual maior foi ocasionado por erro humano na casa dos 67,57%, em segundo lugar as falhas técnicas com 20,72% e em terceiro lugar os casos de mau tempo com 5,95%.