Devido a todo o meu histórico e experiência que adquiri ao longo dos anos, atuando como consultor de gestão de negócios em clínicas, vejo como é importante leitura ou materiais que auxiliam no dia a dia da administração, principalmente quando a maré não vai bem e a crise pode atrapalhar esse processo e o clima organizacional.
Nem sempre uma crise financeira é razão para que os negócios não vão bem, por isso o ideal é começar a procurar maneiras de rever alguns pontos sem depender de agentes externos.
Quando esse tipo de situação ocorre, não existe sorte. É preciso transformar o problema em oportunidade. Por isso, coloquei algumas questões referente a crises, não somente para entendimento, mas também o que fazer para superar essa etapa.
Toda crise tem elementos, entre eles estão ‘A crise tem solução’, ‘Toda crise acaba’ e ‘Sempre haverá uma lição por trás de tudo isso’. Vale para a vida e para os negócios também.
Separei algumas perguntas para refletir sobre esse novo cenário e quais os prováveis impactos na sua empresa: Você está pronto para mudar? Você acha que sua formação técnica, por si só, é suficiente para atravessar este novo cenário? O que os outros fazem diferente de você que dá mais certo? E amanhã, qual vai ser a expectativa de lucro do seu negócio?
Em qualquer situação, é essencial alinhar os desejos do seu negócio com os desejos do seu cliente. A partir daí, já possível criar soluções além do senso comum.
Como pensar fora da caixa?
Você já analisou o mercado e parou para pensar quem são os melhores, os piores e onde sua empresa se encontra nessa régua para o segmento?
Com isso, é possível refletir se não estamos preocupados somente com a nossa excelência técnica. Esta é uma vertente (muito essencial, por sinal), mas nem sempre a qualidade técnica será a percebida pelos clientes. Isso só ocorre quando nos colocamos no lugar do público, e enxergamos o que ele vê.
Tenha foco no cliente
A qualidade percebida torna-se mais nítida quando eu conheço o que o cliente quer de mim. Isso abre para um número enorme de variáveis. O cliente quer qualidade? Sem dúvidas. Quer bons preços? Depende. Ele paga por nossos serviços o quanto entende o que vale. Se ele notar que o produto ou serviço ofertados não tem valor, qualquer preço será caro.
Esses e tantos outros fatores nos fazem perder a percepção de qualidade ou nos fazem ganhar a mesma.
Qualidade no gerenciamento de dados
Quantos clientes novos entraram em sua clínica nos últimos três meses? Desses novos, quantos aceitaram o seu plano de tratamento? A essa relação dá-se o nome taxa de conversão, que em uma clínica saudável financeiramente, esta taxa deve ser em torno de 80%. De cada dez novos clientes, nós precisamos ser comprados por oito deles.
Qualidade técnica X Qualidade percebida X Qualidade gerencial
É importante questionar como está indo o seu negócio e aonde você quer chegar constantemente. O caminho para ir de um ponto ao outro - onde eu estou (ponto A) para onde quero chegar (ponto B) pode ser retilíneo, com pequenas ou grandes ondulações.
Para chegar onde quer é preciso uma boa estratégia e evitar turbulências que atrasem o seu caminho.
Será que sua equipe que compartilha desta relação de sucesso?
Se você não tem informação, não consegue tomar qualquer decisão e nem gerenciar um negócio. Independente do cenário em que você está, é impossível sair do lugar.
Faça um exercício e busque relacionar esses pontos com a sua empresa. Entenda como está a situação atual e aonde você quer chegar. Com isso em mente, é possível criar estratégias de negócio baseadas no que o seu público procura e consequentemente, alcançar o sucesso mesmo em meio a uma crise.
Sobre Dr. Éber Feltrim
O dentista e atualmente especialista em gestão e marketing começou a sua carreira em Assis. Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, estratégias e marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista e fundou a SIS Consultoria, especializada em consultoria de negócios em saúde.