Reincidência impede a aplicação do princípio da insignificância?

Leia nesta página:

Qual o alcance do princípio da insignificância frente à reincidência?

O direito penal deve ser usado como ultima ratio, assim, ignorar o aspecto da insignificância ou da bagatela equivaleria a ensejar o poder punitivo do Estado em força superior que a demandada pelo ato do autor. Nesse sentido a depender da natureza do fato, os prejuízos ocasionados podem ser considerados ínfimos ou insignificante. E, desse modo, incidir o princípio da bagatela para absolvição do réu.

Assim o questionamento que se faz é o seguinte: é possível restringir a aplicação do princípio da insignificância em números clausus?

Não. Conforme recente julgado do Supremo Tribunal Federal, o referido princípio pode ser aplicado até mesmo a réus reincidentes, posição diametralmente oposta àquela fixada pela Corte, quando da fixação de critérios para a aplicação do princípio da insignificância.

Conforme decidiu a Corte:

“aplicação do princípio da insignificância envolve um juízo amplo, que vai além da simples aferição do resultado material da conduta, abrangendo também a reincidência ou contumácia do agente, elementos que, embora não determinantes, devem ser considerados”.

A orientação da Corte encontra consonância na doutrina, que defende que não se pode limitar a aplicação do referido princípio. Como exemplo, vale lançar a regra que veda o alcance do principio em tela, em razão da importância do bem jurídico, que não pode ser um óbice ao princípio da insignificância, leia-se:

Em outros termos, a irrelevância ou insignificância de determinada conduta deve ser aferida não apenas em relação à importância do bem juridicamente atingido, mas especialmente em relação ao grau de sua intensidade, isto é, pela extensão da lesão produzida, como, por exemplo, nas palavras de Roxin, “mau-trato não é qualquer tipo de lesão à integridade corporal, mas somente uma lesão relevante; uma forma delitiva de injúria é só a lesão grave a pretensão social de respeito.

Nesse passo é possível concluir que a referida discussão ganhará novos contornos tendo em vista essa nova vertente interpretativa tomada pelo Supremo Tribunal Federal.


Fontes:

Conjur.

Cezar Roberto Bitencourt. Tratado de Direito Penal. Vol. I. 2020.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Michel Radames Goncalves Lopes

Advocacia Criminal Especializada

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

O princípio da insignificância deve ser reinterpretado?

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos