QUEDAS DE ENERGIA.

16/11/2020 às 15:00
Leia nesta página:

Quedas de energia podem causar prejuízo ao consumidor, sobretudo com a perda de equipamentos elétricos.

Quedas de energia podem causar prejuízo ao consumidor, sobretudo com a perda de equipamentos elétricos. 

São ressarcíveis os danos ocorridos em qualquer equipamento alimentado e conectado às fontes de energia elétrica, sendo proibida a exigência de comprovação da propriedade do equipamento. 

O consumidor prejudicado pode realizar essa solicitação, em até 90 dias da ocorrência do dano, através dos canais de contato disponibilizados pela distribuidora de energia (atendimento presencial, telefônico, por e-mail, via preenchimento de formulário no site oficial etc.). 

Após a solicitação, poderá ser realizada verificação no local onde está o aparelho danificado, o que deve ser feito em até 10 dias corridos. 

ATENÇÃO: Caso o aparelho danificado seja utilizado para armazenar alimentos perecíveis, o prazo para verificação será de 01 dia útil. 

Após a verificação, o consumidor deverá aguardar o resultado da solicitação por até 15 dias corridos. 

O ressarcimento deverá ser feito em dinheiro ou mediante o conserto do produto, que deve ser providenciado pela distribuidora em até 20 dias corridos, contados a partir da comunicação do resultado da solicitação. 

SE A DISTRIBUIDORA NEGAR O RESSARCIMENTO OU O CONSERTO, busque um advogado especializado! 

PERCEBA: A queda da energia elétrica que acarreta a avaria de algum bem é considerada falha na prestação do serviço e, se o prejuízo não for reparado espontaneamente pela distribuidora, além do ressarcimento em relação ao dano material, poderá haver a configuração de DANO MORAL. 

ATENÇÃO: Tente, primeiro, a resolução do problema com a concessionária de energia. Aproveite para juntar todos os registros das solicitações e dos atos por ela praticados.

Sobre o autor
Marcelo Santos Baia

Mestrado em Ciências Jurídicas Pós-graduado em Direito Civil. Pós-graduado em Direito Proc. Civil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos