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A criminologia nos concursos públicos:

Reflexões e avaliações epistemológicas

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04/01/2021 às 17:30
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CONCLUSÃO

O desafio ontológico das questões dos concursos públicos solicitou ao candidato conhecimento essencialista sobre a personalidade científica da Criminologia, sobre os objetivos dessa disciplina e sobre os quatro objetos de estudo interdependentes (delito, delinquente, vítima e meios de controle social).

O desafio metodológico pediu ao candidato conhecimento dos métodos que podem ser de procedimento (interdisciplinar e transdisciplinar) e de abordagem (causalista, correlacionista, processualista, propositivo e integralista); além das técnicas de pesquisa das ciências humanas, sobretudo qualitativas.

O desafio axiológico pediu ao candidato conhecimento acerca dos valores e das ideologias da pesquisa criminológica que podem ser: positivista, marxista, liberal e anarquista.

O desafio teórico solicitou ao candidato conhecimento sobre as teorias, que podem ser biológicas, sociológicas, penais, econômicas, psicológicas, etc. Além de saber das teorias do consenso e do conflito.

O desafio pragmático solicitou do candidato conhecimento dos modelos e das estratégias de enfrentamento da criminalidade envolvendo temas emergentes do cotidiano (por exemplo, despenalização, neocriminzação, tráfico de drogas, homofobia, direito penal do inimigo, etc.), ao lado do maximalismo, minimalismo e abolicionismo penal.

Por último, o desafio contextualizador das questões de concurso público exigiu do candidato conhecimento do tempo histórico e do espaço social onde se localizam os quatro objetos de estudo da Criminologia.


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Sobre o autor
Heraldo Elias Montarroyos

Professor de Criminologia; associado 4, da FADIR - UNIFESSPA

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

MONTARROYOS, Heraldo Elias. A criminologia nos concursos públicos:: Reflexões e avaliações epistemológicas. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 26, n. 6396, 4 jan. 2021. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/87540. Acesso em: 9 mai. 2024.

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