Capa da publicação Cidadania italiana e a grande naturalização brasileira
Capa: DepositPhotos

Cidadania italiana e a grande naturalização brasileira

Leia nesta página:

A grande naturalização, embora pouco disseminada, é um tema polêmico e por vezes presente em processos de reconhecimento da cidadania italiana.

Quem está pesquisando ou buscando informações sobre cidadania italiana eventualmente já ouviu falar da grande naturalização. Mas você sabe o que é e como pode afetar no seu processo de cidadania?


Conceito e contexto legislativo da grande naturalização

A grande naturalização foi uma naturalização tácita, ou seja, sem a vontade dos estrangeiros, que se deu por imposição legal do Estado brasileiro.

A grande naturalização refere-se ao decreto n° 58-A, de 14/12/1889, editado pelo Brasil, no qual determinava que todos os estrangeiros residentes no país a 15 de novembro de 1889, seriam considerados cidadãos brasileiros, exceto declaração em contrário feita perante a municipalidade, no prazo de seis meses da publicação do referido decreto.

O objetivo imediato era possibilitar que os estrangeiros residentes no país pudessem participar do cenário político, podendo votar e concorrer a cargos públicos, com exceção a chefe de Estado, que é privativo de brasileiro nato.

Com isso, em 08/02/1890, foi promulgado o regulamento eleitoral, decreto n° 200-A, que estabelecia, em seu artigo 1°, quem eram os cidadãos considerados brasileiros. E, o inciso VI do referido artigo fazia referência aos cidadãos estrangeiros abrangidos pelo decreto 58-A.

Em 15 de maio de 1890, foi editado o decreto n° 396, que alargava o atendimento onde poderiam ser feitas as declarações pelos estrangeiros que não desejassem ser considerados cidadãos brasileiros. A partir desta data, poderiam ser prestadas as declarações também em qualquer delegacia ou subdelegacia de polícia, bem como os agentes diplomáticos e consulares.

Ainda, o decreto n° 479, de 13 de junho de 1890, prorrogou o prazo para as declarações dos estrangeiros até 31 de dezembro de 1890.

Neste ponto é importantíssimo recordarmos que a Itália só reconheceu a soberania do Estado Brasileiro em dezembro de 1890 e, portanto, nenhum destes decretos teriam validade perante o Estado Italiano.

A espelho do regulamento eleitoral (decreto n° 200-A, de 08/02/1890), a Constituição de 1891, em seu artigo 69, 4°, também elencou os estrangeiros que residiam no Brasil à data de 15/11/1889 como cidadãos brasileiros, salvo declaração prestada em contrário.


Qual a consequência da grande naturalização para os requerentes à cidadania italiana?

A Itália só reconheceu a dupla cidadania com a Lei n° 555, de 13/06/1912. Todos os estrangeiros residentes no Brasil e que não tivessem prestado a declaração contrária, teriam sido naturalizados brasileiros.

Isso significa que, perante a Itália, esta naturalização brasileira teria substituído a cidadania italiana original, passando a ser exclusivamente brasileiros.

Em decorrência disto, os filhos também seriam brasileiros, impossibilitando a transmissão da cidadania italiana.


O que ocorreu na realidade?

Os imigrantes italianos, em sua maioria, eram analfabetos e não tinham qualquer domínio sobre a língua portuguesa. Somados a isso, é sabido que estes imigrantes italianos chegavam ao país para trabalhar nas fazendas, em regiões rurais e de difícil acesso.

Muito embora tenha havido um prazo para que os estrangeiros se manifestassem e se declarassem contrários à naturalização, fato é que estes sequer tomaram conhecimento da existência de tais leis e decretos.

Isso fica ainda mais evidente nos registros civis destes estrangeiros, que mesmo após 1891, continuaram se autodeclarando e sendo registrados como estrangeiros. Além disso, nem os próprios consulados tomaram conhecimento, pois continuaram a emitir passaportes aos seus cidadãos, que supostamente estariam abrangidos por esta legislação.


Entendimento jurisprudencial

Não obstante alguns juízes italianos defenderem a validade da grande naturalização, inúmeros são os julgados que defendem que só é possível a perda da nacionalidade italiana por manifestação expressa do interessado. Não podendo o silêncio deste ser interpretado de forma tácita para perda da nacionalidade, pois viola os direitos civis do cidadão e a sua liberdade de escolha, que é protegida pela legislação de ambos os países.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Karina Cavalcante Gomes Caetano Sasso

Advogada inscrita na OAB/SP e na Ordem dos Advogados de Portugal e atuante nas principais cidades do Brasil e em Portugal, com vasta experiência em retificações de registros civis e registros tardios de nascimento, casamento ou óbito, homologações de sentenças estrangeiras no Brasil e em Portugal e cidadania portuguesa. Consultora de proteção de dados e privacidade - LGPD e GDPR Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato diretamente com a autora pelo e-mail: [email protected] Site: www.cksasso.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos