Artigo Destaque dos editores

Estudo analítico do tipo penal e sua "ratio essendi":

da teoria da identidade de Beling e Von Liszt à estruturação de um modelo explicativo

Exibindo página 2 de 2
11/02/2007 às 00:00
Leia nesta página:

Notas

  1. Entende-se por elemento constitutivo do crime seus pressupostos, ou seja, requisitos ou fatores que devem preexistir ou serem concomitantes ao fato material para que o mesmo se convole na hipótese de incidência da norma descritiva do delito. (BETTIOL, 2000, p. 187)

  2. Evita-se, ao menos neste primeiro momento de observação, a elucubração sobre as distinções designativas de lei, norma, tipo e legalidade, posto que fogem do objeto do presente trabalho.

  3. A concepção terminológica sobre ilicitude e antijuridicidade não encontra maior preocupação no presente trabalho, uma vez que o enfoque central destina-se mais à avaliação do tipo, deixando-se o apelo semântico para o momento oportuno. Pelo momento, prefere-se a denominação ilicitude, por se entender que o crime é um fato jurídico, na medida em que é concebido como criação do direito, guardando similitude ao pensamento do nobre professor Assis Toledo (TOLEDO, 1999, p. 159-160), bem como à dicção do Código.

  4. Não só Tatbestand, como também Typizit para os alemães, bem como fattispecie, como percebe Asúa, na obra de referência, p. 750-752.
  5. Já em 1805, Stübel fazia esta referência ao tipo penal como descrição do comportamento, antes mesmo da teoria belingiana. Ver obra de referência em Jimenez de Asúa, op. cit. p. 751.

  6. WELZEL, Hans. Derecho penal alemán: parte general. 11 ed. Santiago: Juridica de Chile, 1970, p. 76-77.
  7. Isto porque, como veremos a seguir, nem toda a conduta que é típica, automaticamente tende a ser ilícita ou culpável, como se observa, por exemplo, quando um cidadão, vendo que outrem está para desferir-lhe um tiro, saca primeiro o revólver e mata o ofensor em legítima defesa. A conduta é típica, pois se amolda no comando contido no art. 121 do Código. Falta-lhe, porém, o sentido de ilicitude, ou seja, de contrariedade ao direito, pois a legítima defesa constitui-se em uma das causas de exclusão de ilicitude.

  8. Para o mestre Damásio, o tipo manifesta-se no "conjunto dos elementos descritivos do crime contidos na lei penal", sendo, assim, um aspecto inicial da análise acerca da ontologia do crime (JESUS, 2001, p. 271).

  9. Régis Prado, seguindo a esteira de Luiz Luisi, encara o tipo penal como sendo uma "descrição abstrata de um fato real que a lei proíbe (tipo incriminador) (PRADO, 2000, p. 218).

  10. Superada, pois, a distinção clássica entre lei e norma penal, na qual a lei seria a materialização formal do conteúdo exarado pela norma, expoente de um comando ético-valorativo, ou, como preferem os puristas, um enunciado lógico-abstrato. Neste particular, distancia-se o tipo penal dos demais tipos em outros ramos do direito, na medida em que o primeiro já, de antemão, prescreva conexões de encaixe entre fatos tidos como ilícitos, incriminados, em antagonismo ao tipo para a teoria geral, na qual há de se perquirir não mais um critério de ilicitude, porém, meras prescrições avaloradas, quando se visualiza, por exemplo, o preceito legal atinente à aquisição de personalidade. Segundo Kelsen, ausente encontra-se, neste modelo, o preceito secundário, visto que relacionado à sanção ante o descumprimento do postulado contido em termos primários (Se A é, B deve ser).

  11. Não é outra também a posição doutrinária do mestre Von Liszt em sua obra. Tratado de derecho penal. Trad. L. de Asua. op. cit.
  12. É de se ressaltar que o comportamento em questão pode ou não ser observado, ante às relações de implicação lógica de ser e dever ser, guardando coerência com o pensamento jurídico-positivo.

  13. Apud. MEZGER, Tratado de Derecho Penal. Parte General. Trad. Conrado Finzi. Buenos Aires: DNT, 1989.

  14. BASTOS, Cleverson, KELLER, Vicente. Aprendendo Lógica. 4ed. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 40

  15. WELZEL, op. cit. p. 58-59.

Referências bibliográficas:

ASÚA, Luis Jiménez. Tratado de Derecho Penal. 3 ed. Buenos Aires: editorial Losada S.A, 1976.

BASTOS, Cleverson, KELLER, Vicente. Aprendendo Lógica. 4ed. Petrópolis: Vozes, 1995

BETTIOL. Guiseppe. Direito Penal. Campinas: Red Livros, 2000

BITENCOURT, Cezar Roberto. Manual de Direito Penal. Parte Geral. 5 ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional. 5ª ed., Coimbra: Livraria Almedina, 1991.

HUNGRIA, Nelson. Comentários ao Código Penal. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1977

JESUS, Damásio E. Lei dos Juizados Especiais Criminais Anotada. 4ª ed., São Paulo: Editora Saraiva, 1997.

JESUS, Damásio. Direito Penal. 1º v. 21 ed. São Paulo: Saraiva, 1999

LUISI, Luiz. O Tipo Penal, a Teoria Finalista e a Nova Legislação Penal. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, 1987.

LUISI, Luiz. Os Princípios Constitucionais Penais. Porto Alegre: Sérgio Antônio Falus Editor, 1987.

MEZGER, Tratado de Derecho Penal. Parte General. Trad. Conrado Finzi. Buenos Aires: DNT, 1989.

MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de Direito Penal. Parte Geral. 17 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2001

NORONHA, Magalhães. Direito Penal. São Paulo: Saraiva, 1980

PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal Brasileiro. Parte Geral. 2 ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2000

TELES, Ney Moura. Direito Penal. Parte Geral. 2 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2000

TOLEDO, Francisco Assis de. Princípios Básicos de Direito Penal. . 5ª ed., São Paulo: Editora Saraiva, 1994

VILANOVA, Lourival. Lógica Jurídica. 4ª ed., São Paulo: José Bushatsky, Editor, 1976

WELZEL, Hans. Derecho penal alemán: parte general. 11 ed. Santiago: Juridica de Chile, 1970

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Alessandra de La Vega Miranda

mestre em Direito Público pela Universidade de Brasília, professora universitária, advogada criminalista em Brasília (DF),Doutoranda em Direito Público pela Universidade de Brasília - UNB, Pesquisadora do Grupo de Ações Afirmativas e Direitos Humanos na Diversidade - UnB.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

MIRANDA, Alessandra La Vega. Estudo analítico do tipo penal e sua "ratio essendi":: da teoria da identidade de Beling e Von Liszt à estruturação de um modelo explicativo. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 12, n. 1320, 11 fev. 2007. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/9486. Acesso em: 19 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos