Franquia vale a pena?

18/01/2022 às 17:11
Leia nesta página:

Você que está pensando investir em uma Franquia fique atento no que escrevemos nesse artigo. É necessário entender se Franquia vale a pena!

Você que está pensando investir em uma Franquia, está pesquisando sobre o assunto na internet, deve ter encontrado diversos artigos, blogs especializados e vídeos no Youtube recomendando este investimento e afirmando que franquia vale a pena.

E de fato, franquias podem valer a pena, desde que diversos pontos sejam avaliados antes da compra.

Mas não pense que não existem riscos Muito pelo contrário!

Diariamente atendemos diversos franqueados e ex-franqueados, desesperados, pois se encontram altamente endividados e com a renda familiar comprometida.

Alguns entregam até mesmo a própria casa como garantia de pagamento à Franqueadora, com a esperança de estar investindo em um negócio altamente seguro e rentável.

Pode parecer absurdo, mas situações assim são mais comuns do que se imagina.

Por isso, nosso objetivo hoje, é falar a VERDADE, que poucas pessoas contam, e se franquia vale a pena mesmo!


Garantia de sucesso e lucratividade

Se algum vendedor ou consultor de franquia te apresentou números expressivos, altamente chamativos, com promessa de faturamento e lucro líquido, garantia de retorno de investimento em poucos meses FUJA DESSE NEGÓCIO!

Não existe como garantir sucesso ou lucro em nenhum negócio!

Até as maiores franquias estão sujeitas a riscos, inclusive aquelas super famosas!

E sabe porque eles prometem esse retorno financeiro? Pois sabem que JURIDICAMENTE, nenhum (absolutamente nenhum) negócio, tem garantia de retorno de investimento ou garantia de lucro.

Então, se daqui a 6 (seis) meses, você não tiver conseguido vender UM chocolate daquela marca famosa na sua Unidade Franqueada, a Franquia não vai se responsabilizar, e o Judiciário pode dizer que: isso é absolutamente normal!

Dá uma olhada nesta decisão judicial, em um caso em que se discutiu justamente sobre lucratividade prometida:

Vale ressaltar que neste tipo de contrato a organização e a gestão do negócio são de inteira responsabilidade do franqueado, que assume os riscos do negócio.

À época da contratação, o autor encontrava-se desempregado e viu na franquia em questão a possibilidade de sucesso, porém não se sabe se o autor possuia a experiência necessária na área, não sendo possível imputar à franqueadora o insucesso do negócio.

Caberia ao autor, franqueado, analisar as vantagens ofertadas, realizando as devidas pesquisas para ver se o que lhe foi apresentado condizia com a realidade e ai então avaliar os benefícios e os riscos de celebrar o negócio, razão pela qual não convence o argumento de que a ré teria agido com má-fé ao estimar os lucros, ou ainda que os lucros seriam inatingíveis.

Ou seja, se você avalia se a franquia vale a pena, pela garantia de lucro, então já descarte esta possibilidade!


Pressa no retorno de investimento

Sobre a questão financeira, vale ainda ressaltar que se você tiver pressa para o retorno destes valores, se ficou desempregado, tem um único valor guardado e quer investir

Então neste caso, franquia vale a pena? A resposta com certeza é NÃO!

Jamais comprometa toda a sua renda em algo que não possui qualquer garantia de retorno.

Inclusive, considerando que sempre é gasto um valor maior que o planejado.

Ou seja, você pode acabar em uma bola de neve de dívidas, e se quiser sair da Franquia, ainda lhe será cobrado um valor EXORBITANTE de multa por rescisão antecipada.

Mas se, você tem um dinheiro totalmente de sobra, que não irá lhe comprometer caso perca, e fez um excelente planejamento de negócios, considerando fatores como fluxo de caixa, por exemplo, então sim, uma boa franquia, pode valer a pena.


Suporte e know-how

Outro ponto que costuma atrair possíveis Franqueados, é a possibilidade de ter uma equipe altamente preparada, disponível para ajudá-lo em todas as áreas do negócio: gestão de equipe, gestão financeira e contábil, marketing, gestão de estoque, auxílio com consumidor, etc etc

Enfim, são vários assuntos a serem solucionados no dia a dia de qualquer empresa e em uma Unidade Franqueada não é diferente.

Assim, ter uma Franqueadora que possa te auxiliar em tudo isso, pode parecer muito atrativo!

Mas na prática, muitas franqueadoras fogem desta responsabilidade.

E imputam ao Franqueado toda a responsabilidade pelo negócio.

O ideal é que:

  • Você converse com franqueados e ex-franqueados da Rede de Franquia. Isto é extremamente importante, pois somente eles poderão lhe contar de fato como funciona o sistema daquela Franqueadora;

  • Pesquise possíveis processos judiciais movidos contra essa Franqueadora;

  • Pergunte quem são as pessoas responsáveis por fornecer o suporte no dia a dia, canais de comunicação e prazos de resposta.


Cobrança de royalties sobre produtos ou sobre expectativa de lucro

Outro problema recorrente com relação às Franquias, é quando a cobrança de royalties é realizada sobre os produtos, e não sobre o faturamento.

Isto porquê, boa parte das Franqueadoras controlam o valor mínimo de compra, e os produtos são adquiridos com a própria Franquia.

Ou seja, a própria franquia vende, e a própria franquia decide quanto você deve comprar.

E assim, por mais que você não possa pagar ou mesmo que não tenha expectativa de conseguir vender aquela quantidade de produtos em sua Unidade, poderá receber um caminhão de produtos e o boleto de pagamento, mesmo contra a sua vontade.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Parece absurdo não é mesmo?! Mas muitos Franqueados de grandes redes acabam assumindo este prejuízo, pois não se atentam aos contratos.

E recentemente, tivemos notícia de outra forma absurda de cobrança de royalties: pela mera expectativa de lucros.

Ou seja: A Franquia te entrega diversos produtos, e cobra um valor fixo, com base na mera hipótese do que você poderia lucrar. E isso, mesmo que os produtos estejam vencidos, com defeito, e sem condições de venda ao consumidor final.

Por isso, fique atento quanto à forma de cobrança de royalties (e de outras taxas), pela Franqueadora.


Pressa para assinar contrato

Por fim, um outro ponto a se atentar, é se o vendedor da Franquia tem muita pressa para que você assine contrato!

Pode ter certeza: boas franquias possuem excelentes e demorados processos de seleção de franqueados, justamente para evitar problemas.

Se um vendedor, ou consultor ou até mesmo o dono da Franquia, querem te vender (e quase empurrar) uma Unidade Franqueada com muita pressa, então, esta franquia certamente não vale a pena!

Dessa forma, nossa dica novamente é: Pesquise! Pesquise muito antes de investir o seu dinheiro, para não acabar caindo em um negócio furado, ou até mesmo em um golpe (pois isso também existe muito).


Mas, afinal, Franquia vale a pena?

A resposta é: Depende! Depende muito e de diversos fatores. Não acredite neste papo de garantias, promessas, ficar rico investindo ou trabalhando pouco

Isso não existe!

Nós listamos somente alguns pontos iniciais que devem ser analisados antes de pensar em investir em uma franquia, mas existem diversos outros fatores a serem considerados.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Pedro Miguel

Um escritório para a nova economia. Aqui, simplificamos o direito e a forma de comunicação com os clientes.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos