Capa da publicação RPPS: pensão por morte e prescrição do fundo de direito no Piauí
Capa: Reprodução / Correio Braziliense

Prescrição do fundo de direito do benefício de pensão por morte no RPPS do Estado do Piauí

01/06/2022 às 16:27
Leia nesta página:

O Estado do Piauí diz que o direito à pensão por morte prescreve em cinco anos, contados da data da morte do segurado.

No Estado do Piauí, o art. 68 da Lei Estadual nº 4.051/86, garantia a imprescritibilidade do fundo de direito dos benefícios, incluindo a Pensão por Morte, com esteio na seguinte redação: O direito ao benefício não prescreverá, mas prescreverão as pretensões respectivas não reclamadas no prazo de 5 (cinco) anos, contados da data em que forem devidas.

Entretanto, em 2019, a Lei Estadual nº 7.311, fruto da Reforma da Previdência local, ao alterar a redação do mencionado art. 68 da Lei Estadual nº 4.051/86, abandona a garantia da imprescritibilidade do fundo de direito, adotando uma nova orientação: Aplica-se ao benefício de pensão por morte o disposto no art. 1º do Decreto nº20.910, de 6 de janeiro de 1932, com termo inicial na data da morte do segurado.

Ora, o art. 1º do Decreto nº20.910/32, por sua vez, estabelece que: As dívidas passivas da União, dos Estados e dos Municípios, bem assim todo e qualquer direito ou ação contra a Fazenda federal, estadual ou municipal, seja qual for a sua natureza, prescrevem em cinco anos contados da data do ato ou fato do qual se originarem.

Sobre o tema, já temos as Súmulas 443 do STF e 86 do STJ, que trilham em sentido contrário ao caminho adotado pelo Estado do Piauí. Ademais, o próprio STJ, no informativo 706, ao esclarecer o teor do acórdão nos embargos de declaração do EREsp 1.269.726, reconheceu que só ocorre a prescrição do fundo de direito, se houver ocorrido prévio e expresso indeferimento administrativo do benefício requerido. Particularmente, compreendemos que este esclarecimento do STJ ainda é passível de discussão, por entendemos que o fundo de direito de benefícios é sim imprescritível.   

Mas, o que importa ressaltar, é que, com sua nova regra, o Estado do Piauí, a despeito do entendimento dos Tribunais Superiores, não mais reconhece a imprescritibilidade, ao estabelecer que o direito à Pensão por Morte prescreve em cinco anos, contados da data da morte do segurado, independentemente de ter havido ou não expresso e prévio indeferimento administrativo do benefício.

Portanto, os beneficiários de Pensão por Morte no Estado do Piauí, precisam estar atentos à esta modificação, que poderá ser facilmente revertida judicialmente.              

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Alex Sertão

Professor de RPPS.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos