Direito ao Nome pelas pessoas Naturais.

Leia nesta página:

A identificação da pessoa se dá pelo nome, que a individualiza; pelo estado, que define a sua posição na sociedade política e na família, como indivíduo; e pelo dmicílio, que é o lugar de sua atividade social Maria Helena Diniz

Todos temos direito ao nome, que é direito da personalidade, conforme Art. 16 do Código Civil, Toda Pessoa tem direito a nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome, este direito é irrenunciável e intransmissível.

Conforme Maria Helena Diniz:

O nome integra a personalidade por ser o sinal exterior pelo qual se designa, se individualiza e se reconhece a pessoa no seio da família e da sociedade, daí ser inalienável, imprescritível e protegido juridicamente CC arts 16, 17, 18 e 19

O nome é amplamente protegido, integrando a reputação da pessoa.

Ainda o Art. 17 do CC O nome da pessoa não pode ser empregado por outrem em publicações ou representações que a exponham ao desprezo público, ainda quando não haja intenção difamatória.

Comercialmente falando, temos a proteção no Art. 18. Sem autorização, não se pode usar o nome alheio em propaganda comercial.

Os artistas, literatos, também são protegidos, Art. 19. O pseudônimo adotado para atividades lícitas goza da proteção que se dá ao nome.

Sobre o prenome a Lei 6.015/73.

Art. 58. O prenome será definitivo, admitindo-se, todavia, a sua substituição por apelidos públicos notórios. (Redação dada pela Lei nº 9.708, de 1998) (Vide ADIN Nº 4.275)

Parágrafo único. A substituição do prenome será ainda admitida em razão de fundada coação ou ameaça decorrente da colaboração com a apuração de crime, por determinação, em sentença, de juiz competente, ouvido o Ministério Público. (Redação dada pela Lei nº 9.807, de 1999)

Sobre os autores
Fernando César Nogueira

Advogado, Professor e Orientador de Direito Civil, FAUSP.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos