Olá, tenho um filho com 4 anos que não possui um sobrenome em comum que eu, meu marido e minha filha temos. Queremos mudar antes que ele inicie na escola. Gostaria de saber como fazer, se precisa ou não ordem judicial, por onde devemos começar para acrescentar esse sobrenome. Gostaria muito que os filhos tivessem os mesmos sobrenomes. Atenciosamente

Respostas

    G

    GLC Quarta, 19 de janeiro de 2011, 17h07min

    Como já expliquei e existem alguns posts explicando como deve proceder, os sobrenomes não se retiram, mas pode acrescer outros sobrenomes. Quanto vai custar terá que saber do cartório, pois há diferença de estado para estado.

    C

    Cintia Candido Quarta, 02 de março de 2011, 8h42min

    Meu nome é Cíntia Monteiro Candido, meus pais são: Antonio Carlos Candido e Selma Antonia Monteiro Candido, já passei dos 18 anos (há algum tempo), e quero acrescentar o sobrenome (Caliman) de minha avó paterna Angelina Caliman Candido, como proceder?

    G

    GLC Quarta, 02 de março de 2011, 9h20min

    O sobrenome não se encontra inserido no nome de sua genitora, portanto não será possível acrescentar.

    G

    Gabriel Henrique2 Segunda, 14 de março de 2011, 22h54min

    eu gostaria de saber se eu posso acrescentar no meu nome o sobrenome do meu avó materno, que no caso é '' almo ''.

    caso eu puder acrescentar ele so pode ficar dessa forma : gabriel henrique almo de souza azevedo? ou eu posso retirar o souza?

    obrigado.

    G

    GLC Terça, 15 de março de 2011, 8h56min

    Caso o sobrenome esteja inserido no nome de sua genitora é possível acrescentar, quanto a retirada no sobrenome souza a lei não permite retirada.
    Abraços.

    G

    Gabriel Henrique2 Terça, 15 de março de 2011, 11h42min

    entao eu so posso colocar se a minha mae colocar também, é isso?

    G

    GLC Quarta, 16 de março de 2011, 11h13min

    Ela conseguindo, certamente você poderá incluir o sobrenome desejado.

    C

    carolina fl Domingo, 20 de março de 2011, 21h00min

    há algum tempo quero acrescentar o sobrenome de minha bisavó... porém ela já faleceu, tem a possibilidade de eu fazer isso?? e quanto custa acrescentar o sobrenome??

    G

    GLC Segunda, 21 de março de 2011, 9h39min

    Caso o sobrenome esteja contido nos nomes de seus pais, é possível acrescentar. Quanto as despesas com o advogado deve pesquisar o site da OAB de seu estado e mais as custas do processo.

    M

    Matheus S. Souza Sábado, 26 de março de 2011, 10h04min

    O meu nome e o da minha irmã são os únicos da familia que não possuem o sobrenome do meu avô materno, que é TEODORICO.
    Como é que eu faço? Eu acrescento ou troco?

    G

    GLC Sábado, 26 de março de 2011, 10h36min

    Caso o sobrenome esteja inserido nos documentos de seus pais, procurar o cartório para a inclusão, caso o Cartório não queira fazer, procurar um advogado para requerer o que deseja.

    L

    leandra p. Quarta, 30 de março de 2011, 10h25min

    Bom Dia ,eu gostaria que alguem pudesse me ajudar ,quando a minha filha tinha 5 anos eu dei a guarda dela ,eu achei que seria melhor para ela,agora ela está com 15 anos e me procurou para ajudar ela.ela que vir morar comigo o que eu faço em relação a documentação ,tem que esperar até ela completar 18 anos ou se eu pegar um advogado eu consigo a guarda devolta.
    obrigado.

    G

    GLC Quarta, 30 de março de 2011, 20h26min

    Para reaver a guarda de sua filha é necessário que se prove que ela não está sendo benéfica a menor, ou seja haja um motivo para revogar a guarda. Para tal é preciso requerer em juizo mediante ato judicial fundamentado, após ouvir o Ministério Público.

    A

    Angelica Vieira. Segunda, 18 de abril de 2011, 17h16min

    Olá.
    Meu caso é meio complicado e bem constrangedor, quando nasci minha mãe ainda não tinha trocado o documento de quando era casada com outro, então na hora de me registrar deu o documento dela de casada e como eu chorava muito, ela nem disse nada só disse o meu nome e deu o documento dela, e no cartório tbm nem perguntaram nada, então eu acabei ficando com sobrenome que nem é da minha mãe e nem do meu pai, fiquei com sobrenome do ex-marido dela que nem é meu pai, e que ela se divorciou e nem tem mais o nome dele, e vivo com isso até hj, as vezes passo por muito constrangimento, e por não ter o sobrenome da minha mãe as vezes tenho dificuldades, pois tenho que provar que minha mãe é minha mãe mesmo, e o meu pai nem sei por onde anda, só a minha mãe me criou, e esse ex-marido da minha mãe que tenho o sobrenome dele nem gosto dele, e tenho que carregar o sobrenome dele e o nome dele no meu registro, queria saber se posso mudar o meu sobrenome e ficar só com o da minha mãe. Minha mãe é Angelina Silvestre de Jesus // O meu é Angélica Aparecida Vieira. Como pode ficar ???? Gostaria que fosse Angélica Silvestre. Será que pode ???

    A

    Angelica Vieira. Segunda, 18 de abril de 2011, 17h19min

    E esqueci de perguntar se posso tirar o nome dele dos meus documentos, pois aparece o nome dele como meu pai.

    Desde ja agradeço.

    A

    ADMILTON Quinta, 21 de abril de 2011, 15h29min

    Olá boa tarde!!!

    Gostaria de uma informação, Meu nome é Admilton Suzart Chabi e minha esposa, Aline de Jesus Cerqueira, registrei minha filha como: Kamilly Cerqueira Chabi, hoje aos 6 anos ela sempre cobra porque ela não tenho o meu outro sobrenome Suzart, desde quando só coloquei o meu último sobrenome Chabi, Tem como me informar se posso acrescentar ao nome dela o outro meu sobrenome SUZART, sendo KAMILLY CERQUEIRA SUZART CHABI, SE SIM QUAL O PROCEDIMENTO QUE DEVO TOMAR, AGRADEÇO. ABRAÇO....

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 30 de maio de 2011, 7h20min

    Admilton, bom dia...

    É possível acrestar sobrenome de pais e/ou avós omitidos na ocasião do registro civil. Para isto, é necessário ajuizar Ação de Retificação de Registro Civil por intermédio de advogado. Se a requerente for menor de idade, será representada pelos pais, se maior de idade, desnecessário esta representação. Providencie 2a. via atualizada da certidão de nascimento dela (com validade de 30 dias), mais certidões de protesto civil, criminal, trabalhista, eleitoral, federal, caso ela seja maior de idade.

    Atenciosamente
    Herbert Curvelo Turbuk
    www.hcturbuk.blogspot.com

    E

    Edu Freitas Sábado, 18 de junho de 2011, 23h16min

    Olá, boa noite para todos!

    Tenho uma dúvida. Minha familia vem de descendencia Alemã e durante gerações mantinha em todos os filhos o sobrenome "Schramm" minha mãe é Evanilda Schramm dos Santos e meu Pai é Reginaldo José de Freitas. Porem meu nome é Eduardo Santos Freitas. Como sou filho unico temo que o nome Schramm termine na minha Mãe. Tem como eu acrecentar o Schramm no meu nome? Se sim quanto isso em média pode me custar? Que documentos preciso? preciso de um advogado? Tenho 27 anos.

    Obrigado!

    A

    Anderson Peixoto Domingo, 19 de junho de 2011, 5h03min

    Segundo o que li, não é possível a retirada de quaisquer sobrenome. É possível alterá-lo? Quero modificar meu ''de Sousa'' (com s, e que muitas vezes é substituído em situações envolvendo documentos pelo 'z', tornando-se, portanto, ''de Souza'') pelo 'Sosa', do espanhol, sem que fique, necessariamente, 'de Sosa', e sim apenas 'Sosa'. Seria, então, 'acrescido ao meu nome de usuário' : Anderson Sosa Peixoto.

    Tenho 17 anos. Preciso ter algum parente com ligações espanholas? Acredito que isso não seria problema.

    Aguardo uma resposta,
    obrigado desde já.

    (1° post aqui, espero não ter feito nada desnecessário.)

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 19 de junho de 2011, 9h30min

    Edu Freitas, bom dia.

    É possível acrescentar sobrenome de pais e/ou avós omitidos na ocasião do registro civil. Para isto, é necessário ajuizar Ação de Retificação de Registro Civil por intermédio de advogado. Quanto aos documentos, providencie 2a. via atualizada do seu registro civil (com validade de 30 dias), mais certidões de protesto civil, criminal, trabalhista, eleitoral, federal. Este processo leverá de de 1 a 4 meses para julgamento e os honorários podem ser vistos nas tabelas divulgadas nos sites da OAB de cada Estado.

    Atenciosamente
    Herbert Curvelo Turbuk
    www.hcturbuk.blogspot.com