tenho um inquilino a dois anos, sempre paga o aluguel em dias,mas no momento ele não esta pagando as contas de agua e luz en dias,já tem quatro contas de agua atrazadas e tres de luz,fui lá e pedi o imóvel,só que ele min disse que tem direito do aluguel por tres messes de graça, só que não temos um contrato nenhum, só de palavras, o que devo fazer?

Respostas

    V

    vanessa assis Terça, 21 de abril de 2015, 10h06min

    bom dia venho por meio desta solicitar que me tiem uma duvida.morrei em uma vila com minha mae durante 8anos sendo que aluguei a casa ao lado eu e meu esposo e sendo assim a inquilina pediu deposito de 2 meses pagamos e apos nos mudarmos 4 meses depois ela pediu a casa,nao tinhamos contrato tudo feito de boca.pois bem ela nos devolveu apenas o mes de um aluguel.essa atitude dela foi correta nos deu apenas um mes pra sairmos do imovel

    V

    vanessa assis Terça, 21 de abril de 2015, 10h15min

    ola venho por meio destas palavras que vc me tirem outra duvida.minha mae mora em um imovel ha 8 anos e a proprietaria decididiu aumentar o aluguel e registrar em cartorio um contrato sendo assim pos taxas absurdas para os moradores dessa vila de 5 casas pagarem .sendo que ela nao comunicou nada a ninguem impos a regra dela e equem nao tivesse satisfeito saisse do imovel dela.minha mae nao aceitou as exigencias dela e informou a ela que arrumaria uma oportunidade de moradia melhor.ela disse que iria notificar minha mae pra sair do imovel em tres meses.ha no contrato dela absurdo ela se referia aumento de aluguel anual e 3 meses de deposito sendo que qdo minha mae entrou no imovel ela pagou o deposito .e o mais absurdo e como alguem que reside em um imovel ha 8 anos pode pagar deposito novamente.sendo assim essa proprietaria esta agindo de má 'fé ?

    Ednardo Quintiliano Cabral Filho

    Ednardo Quintiliano Cabral Filho Quinta, 21 de maio de 2015, 15h48min

    Boa tarde.

    Minha casa foi alugada, e a pessoa pagou a fiança e pegou a chave com o compromisso de me entregar as documentações para fazer o contrato, so que se passaram 2 meses e nada da documentação e nada dos pagamentos dos aluguel e nem energia.

    Qual o procedimento que posso tomar?

    Helen Costa

    Helen Costa Sábado, 18 de julho de 2015, 16h45min

    Olá, tenho um inquilino a 5 anos, nesse tempo ele acumulou uma dívida referente ao não pagamento do aluguel, não possuímos contrato formal, apenas verbal. Ele já desocupou o imóvel, mas não quitou a dívida. O que devo fazer para receber o dinheiro, e são quais os direitos dele?

    Jeniffer Nascimento Silva

    Jeniffer Nascimento Silva Quinta, 03 de setembro de 2015, 14h52min

    aluguei a casa de um amigo que foi ate a casa onde eu residia para ,me oferecer a mesma aceitei ...faz so um mes que estou na casa e ele pediu para que eu a desocupasse ate dezembro...ele ficou com os meu dados para formalizar em contrato de um ano sendo assim seram so seis meses de locaçao ...enfim ele nao fez o contrato e agora quer que eu saia estou desempregada so o meu marido tem renda e nao temos como arcar com deposito de outra casa,dei um de deposito pro mesmo e ja paguei o primeiro aluguel antes da data combinada ...quais os meus direitos tenho dois filhos adolecentes e um bb de dois anos

    V

    Valdir Nogueira da Silva Sexta, 23 de outubro de 2015, 10h51min

    Tenho um inquilino que mora a 10anos num kit net nao tem contrato gostaria de saber se ele tem direito no imovel por que ele vivi dizendo que depois de 10 anos ele tem direito no imovel

    R

    Rafael F Solano Sexta, 23 de outubro de 2015, 15h07min

    Valdir, o doido não tem direito algum ao imóvel.

    J

    Jô Fraga Segunda, 16 de novembro de 2015, 9h17min

    Bm dia queria saber se no caso de contrato verbal em que n tem recibos, tem valor legal. Tipo fui inquilina no apartamento de uma garota q ja era locatário do msm . P diminuir o valor do aluguel p ela, ela alugava quartos. Fiquei la por 5 meses, sem contrato nem nada. No meio d outubro avisei a ela q sairia d la por n ter mais condições d pagar mas ela n deixou sair dizendo q baixaria o aluguel e realmente baixou mas agora no meio d novembro disse q iria manter o valor alto anterior, entao disse q sentia mt mais iria sair no dia seguinte, permaneci lá 21 dias desde o pagamento do último aluguel então achei q seria certo eu pagar apenas o proporcional ao q eu fiquei sendo q so n sai antes pq ela disse q iria baixar o aluguel p mim....ela quer me cobrsr aluguel integral como se tivesse ficado mais 31 dias,quem ta certo??

    P

    Pedro Marins Quarta, 18 de novembro de 2015, 16h00min

    Olá! Sou estudante e moro em uma república onde nao sou o inquilino que alugou o imóvel. O inquilino nos cobra valores específicos para permanecermos no apartamento, acredito que sem conhecimento do dono (proprietário). Entretanto, duas pessoas saíram, e o inquilino não tem condições de manter o apartamento alugado com duas vagas sobrando. Ele disse que entregará o apartamento. Eu pago para o inquilino todo dia 10 do mês, mas ele disse que vou ter que desocupar até o dia 1 do próximo mês e ele não quer me devolver a diferença! Como eu faço? Eu tenho algum direito de exigir o reembolso da diferença mesmo não tendo contrato nenhum? Muito obrigado!

    R

    Rafael F Solano Quarta, 18 de novembro de 2015, 19h26min

    Jo, vc não alugava nada, vc sublocava, portanto, não lhe assistem os direitos proprios sobre locação, é na verdade um acordo entre vc e a moradora do imóvel, tipo, ela te quebra o galho e vc dá uma ajuda financeira.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 18 de novembro de 2015, 19h26min

    Pedro, seu caso é a mesma coisa que da Jô.

    J

    JOAO MARIA DE JESUS Terça, 24 de novembro de 2015, 9h58min

    Bom dia, tenho um inquilino a mais de 20 anos, por muitos anos e anos não subi o aluguel de 5 anos ate agora venho colocando o aumento segundo a lei me autoriza, minha duvida esta o meu inquilino esta pagando metade do aluguel por 5 meses existe a possibilidade de entra com ação de despejo?

    R

    Rafael F Solano Terça, 24 de novembro de 2015, 11h00min

    João, se vcs combinaram um determinado valor e seu inquilino não está pagando este valor, sim, vc pode pedir o imóvel por falta de pagamento, pois pagar a menos configura o não pagamento.

    M

    Maria Lucia Coelho Segunda, 30 de novembro de 2015, 14h25min

    Boa tarde. Fiz um contrato de locação verbal e minha inquilina está devendo 5 meses. Me disse que pagará tudo este mês e que sairá em janeiro. Sei que o mais provável é que saia sem me pagar nada. Caso isso aconteça, há algo que eu possa fazer?
    Obrigada!

    R

    Rafael F Solano Segunda, 30 de novembro de 2015, 16h02min

    Aproveite que ela ainda precisa morar no imóvel e a faça assinar uma confissão de dívida e promissorias, e tmb um contrato com a data retroativa. Assim, vc poderá executar a cobrança depois.

    J

    Junior Crôco Terça, 08 de dezembro de 2015, 18h50min

    Tenhouma casa que alugo e a pessoa foi embora sem pagar o ultimo mes,não tenho contrato só testemunhas e depositos anteriores na minha conta,como posso reclamar e aquem meu direito de receber

    R

    Rafael F Solano Terça, 08 de dezembro de 2015, 20h59min

    Se nunca fez contrato com ela, se ela nunca assinou confissão de divida, lamento, vc não tem como cobrar dela na justiça.

    N

    Nena Cadu Terça, 05 de janeiro de 2016, 10h37min

    oi tenho o locatário que tem 06 anos que ta no meu imóvel mais ele não que pagar o aluguel a um mês e não tem contrato o que eu faço e ele fala que tem direito a mora de graça e imóvel

    Luana R. P. Marques

    Luana R. P. Marques Terça, 15 de março de 2016, 17h06min

    Boa tarde, aluguei uma casa apenas com contrato verbal há 20 dias. A proprietária alegou que a casa era ótima e permitiu que eu entrasse com a mudança na área coberta externa da casa até que ela desocupasse a mesma. Meus pertences ficaram lá por dois dias, choveu muito nesses dias e eu questionei se minhas coisas estavam pegando chuva e ela negou. Quando paguei o aluguel, e fui retirar minhas coisas das caixas estava tudo encharcado! Perdi móveis novos, roupas, sapatos etc, devido a uma cratera na telha da casa onde estavam minhas coisas. Fui comunicar a mesma do ocorrido e ela disse que se eu não estava satisfeita era pra sair da casa e disse ainda que nao tinha obrigação de avisar nada sobre a "goteira" e ainda alegou que foi chuva de vento que veio e molhou minha mudança. Enfim, hoje ela quer que eu saia da casa apenas porque está com orgulhinho ferido pela minha reclamação. Quero saber qual deve ser minha conduta, pois o aluguel está em dia, tenho todos os recibos do que gastei nessa casa nesses 20 dias (pintura, pois estava puro mofo; telas nas janelas, porque aqui é quase um criadouro de aedes etc) e mesmo assim ela está me enxotando do imóvel. Ah, ela tem casa própria e mais N casas de aluguel, enquanto eu tenho meu marido e meu bebe de 7 meses, moramos em outro estado longe das nossas famílias de origem e aqui não tem outra casa para alugar. Sem contar que meus móveis estão destruídos, impossivel sair daqui pra outra casa agora pq não tenho dinheiro pra comprar moveis novos. O que devo fazer?

    Francisco Silva

    Francisco Silva Quarta, 16 de março de 2016, 13h29min

    moro a vinte anos sem contrato .se por exemplo me pedir a casa mesmo pagando corretamente o aluguel .qual são os meus direitos como inquilino.