tenho um inquilino a dois anos, sempre paga o aluguel em dias,mas no momento ele não esta pagando as contas de agua e luz en dias,já tem quatro contas de agua atrazadas e tres de luz,fui lá e pedi o imóvel,só que ele min disse que tem direito do aluguel por tres messes de graça, só que não temos um contrato nenhum, só de palavras, o que devo fazer?

Respostas

    N

    NG Domingo, 24 de janeiro de 2010, 20h05min

    Minha mãe mora em uma casa em que na parte de baixo existe uma outra casa que tem a mesma luz(ñ tem relógio próprio) e água ñ tem entrada independente e eu acho que nem pode ser considerada uma casa que possa ser alugada a uma outra pessoa separadamente!!!
    Acho que se um consultor fosse avaliar diria que fazia parte da casa de cima porque ela nada mas é do que um aproveitamento do quintal.... então ficaria difícil alugar a uma outra pessoa, sem contar que ñ teriamos privacidade!
    Minha mãe paga o aluguel em dia, e fica com a chave da casa de baixo pois já aconteceu da casa inundar com a chuva e as vezes ela abre as janelas e portas pra casa ñ ficar com um cheiro de mofo e tudo mais, pois a casa é pouco arejada, mas a proprietária queria ficar com a chave, depois desistiu qnd a minha mãe contou o que acontecia...porém a minha mãe coloca algumas "bagulhadas" lá, e algumas vezes uitizava o banheiro qnd fazia alguma festinha no quintala proprietária chegou a pedir a minha mae um aluguel a mais por isso, porém a minha mãe disse que ñ teria condições (foi ai que aconteceu dela pedir a chave). Isso acontece a dois anos!!!
    A uma semana a minha mãe começou a usar a cozinha para trabalhar e chamou um pedreiro para fazer um orçamento para melhorar a cozinha que nem embousada é, e conversaria com a prorietária sobre o aluguel e o desconto desses serviços,porém a dona foi antes de tudo isso acontecer chegando sem avisar querendo ver a casa e falou que queria alugar a casa de baixo por R$ 170 para uma outra pessoa, e a minha mãe conversou sobre isso tudo com ela, pediu um mês de carência porém ela decidiu que minha mãe tem que pagar um aluguel de 100 reais a mais... a minha mãe sempre tem problema com ela em termos de obras a serem feitas pois a proprietária ñ quer descontar no aluguel, e ela tbm aumentou o aluguel de 400 pra 460(acho que a inflação nem subiu tanto assim)!!!!
    A minha mãe decidiu tirar todas as coisas de lá e entregar a chave e qnd acontecer alguma coisa com a casa de baixo ligar pra ela e mandar ela resolver o problema, minha mãe vai pagar 100 reais a mais esse mês!!!!
    A minha mãe esta agindo certo?O que ela deveria fazer?Quem tem direito a "casa" de baixo já que acontece tudo que citei?O que ela tem direito e qual é o dever dela!!!!
    Por favor responda depressa!!!!
    Desde já AGRADECIDA!!!!

    E

    elainesalvadorsouza Domingo, 24 de janeiro de 2010, 22h31min

    Olá, Boa noite gostaria de uma informação, minha mãe reside em um imóvel ou seja no mesmo endereço há 30 anos,através de contrato verbal não possuindo assim nenhum recibo que comprove,somente testemunhas e através de contas de agua e luz ocorre que o dono veio a falecer há 3 anos atrás e os sobrinhos receberão a casa como herança, então os novos donos demolirão a casa em que minha mãe morava e construíram uma casa bem menor no mesmo local e colocaram ela pra morar lá e foi feito um contrato entre o o dono e minha mãe registrado em cartório, passando 3 meses o dono colocou nas mãos de uma administradora sendo assim pago diretamente a adminstradora o contrato é de 30 meses que venceu em setembro/2009 e agora no mês de janeiro/2010 minha mãe recebeu uma carta da administradora pedindo a desocupação do imóvel em 30 dias....qual a melhor medida a ser tomada? o que devo fazer? tem como prorrogar o prazo para desocupação do imóvel,minha mãe possui algum direito uma vez que mora lá a 30 anos...e o proprietário pediu a desocupação...agradeço desde já

    D

    daniel_oliveira Domingo, 24 de janeiro de 2010, 23h49min

    Olá Boa Noite, gostaria na realidade de fazer uma pergunta, pois comprei um imóvel em setembro de 2009 que havia um inquilino morando nela e o dono, já havia dado a preferência na compra e esse inquilino tentou realizar a compra pela Caixa Econômica Federal e no correr do processo ele havia perdido o emprego e o Banco não aprovou a compra, e com isso o dono fez um "acordo" verbalmente com este inquilino, que ele moraria na casa como se fosse aluguel e iria descontando o valor que ele havia gasto com a Documentação e reformas na casa, e que também o dono iria continuar vendendo o imóvel. Dai eu comprei e dono na época disse que eles teriam que ficar somente mais 2 meses (outubro e novembro) no imóvel pois assim já daria o valor que restava, mas também esse "acordo" foi realizado verbalmente (por inocência minha), e até hoje o inquilino não desocupa o imóvel porque diz que agora o Ex-dono ainda deve para eles e que não vão sair se ele não pagar o que deve, então eu entrei em contato com o ex-dono e neste sábado dia 23/01/2010 ele veio até minha residência saber o que estava acontecendo, e que realmente ele não devia mais nada para eles, e mesmo assim fomos atrás dos inquilinos este sábado e domingo dia 24/01/2010 e não conseguimos encontrá-los, então ele deixou o dinheiro que os inquilinos diziam que ele devia comigo para resolver essa pendenga e ele voltou p/ a cidade dele, e mais a noite consegui falar com os inquilinos e disse para eles que eu estava com o dinheiro e só iria dar quando estive o imóvel desocupado e com as chaves, e mesmo assim eles estão dando problemas para desocupar, então minha pergunta, o que posso fazer legalmente para removê-los o mais rápido possível, pois estou tendo prejuízos, preciso casar, e os meus móveis chegando, preciso realizar uma reforma na casa e tudo, então que medidas tomar legalmente para que não me traga mais problemas.

    Desde já Agradeço

    Daniel

    A

    ANA123 Segunda, 01 de fevereiro de 2010, 16h51min

    ola moro em um AP a 5 meses com contrato verbal e com recibo, agora no mês de janeiro o proprietario do imovel resolveu aumentar 40 reais no aluguel do predio inteiro sendo que ninguem possui contrato ( somente o verbal)
    fizeram uma reunião de condomínio com o dono para não ocorrer aumento, pq ele nem usa taxa nenhuma, ta aumentando porque quer, ele não aceitou e agora quer cobrar da gente o estacionamento e fez um documento pra gente ter que assinar concordando com o aumento e quem não concordar ele disse que tem 30 dias pra sair do imóvel.

    quero AJUDA POR FAVOR!

    quais são os meus direitos como inquilino?
    ele pode cobrar o estacionamento?
    como ir contra esse aumento abusivo do aluguel?

    obrigada

    G

    gustavo_sp Quinta, 04 de fevereiro de 2010, 15h20min

    ola boa tarde,

    eu moro no cdhu em sao paulo, zona leste. e moro a 3 anos no apto e sempre paguei o aluguel certinho todo mes, so que nao pode alugar, fizemos contrato de boca. e tbm eu sempre paguei o aluguel p cunhada da dona, e nunca vi essa dona durante 3 anos. e agora a 3 dias atras a dona vai la no apto e manda eu sair da casa. me deu 1 mes p sair, e disse que nao vai voltar mais la. o que eu posso fazer para resolver isso. se a dona nao sabia que eu morava la e do nada aparece, ela sabia ou nao. pq a cunhada sempre disse p mim que ela tinha perdido o apto. e eu estou a 10 meses sem pagar o aluguel pq eu nao quis mesmo. nao tenho contrato nem recibo, ela disse que nao vai dar recibo. o que posso fazer p me ajudar..

    M

    MARCIO MINETTI Quarta, 24 de fevereiro de 2010, 20h54min

    O locador pegou meus dados para fazer o contrato residencial e disse que seria de 3 anos. Mas, não o fez.
    Já se passaram um ano e agora ele me pediu a casa, alegando que precisa morar nela. Ele tem outra propriedade onde mora atualmente.
    Gostaria de saber se sou obrigado a sair, se terei prazo ou se fico até completar os 3 anos.
    Ele não fez o contrato porque não quis, uma vez que já estava com os dados em mãos.
    O aluguel, a conta de agua e de luz estão completamente em dia.
    Por favor, me esclareça.
    Obrigado.

    M

    MARCIO MINETTI Quinta, 25 de fevereiro de 2010, 7h45min

    gostaria de saber se o dono pode subir o aluguel a cada 6 meses.

    A

    André Luizz Sábado, 29 de maio de 2010, 14h26min

    Boa Tarde.

    Minha companheira aluga um kitnet no centro do Rio ha 8 meses, no valor de $250, sendo que agora o senhorio (proprietário) aumentou o aluguel em $50 de uma hora para outra, alegando que "As coisas estão aumentando". Há um contrato, não sei se reconhecido em cartório ou não (acredito que não), não cheguei a ver o conteudo do mesmo, mas pelo que sei são só formalidades indicando condições do apto.

    Gostaria de saber se esse aumento e cabivel. Se ha algum regulamento e/ou INDICE para o aumento. Por onde é averiguado isso? De quanto em quanto tempo os valores podem ser reajustados e se a locação (por contrato ou não), ou seja, a permanencia da pessoa no local, com todos os pagamentos em dia, tem algum prazo ou limite. Ex: Aluguei hoje e obrigatóriamente por lei tenho direito de ficar no local 1 ano.

    Desde já agradeço a atenção

    R

    Rodolfo Z. Segunda, 31 de maio de 2010, 21h27min

    Ola...
    Me chamo rodolfo, minha esposa tem uma casa alugada em que estamos tendo problemas, pois o inquilíno me ligou falando que o portão quebrou(alegando que estava ruim antes) e que tem um soldador perto da casa dele, e que ele pagava mas para descontar do aluguél do mês seguinte. Disse pra ele que eu iria ver primeiro o portão antes de arrumar para ver se o problema era antigo, ou se era por uso que o portão havia quebrado. Ele não gostou ficou bravo disse que iria sair da casa, e que se eu quizesse que entrasse com um processo, pois queriam o conserto do portão na hora.
    Acredito eu que, quando o inquilíno quebra o portão, não seria por conta deles arrumar?
    E se caso for eu quem tenha que arcar com os custos, eles teriam que esperar que eu visse o portão primeiro?

    Obrigado...
    Rodolfo Z.

    A

    André Luizz Sexta, 04 de junho de 2010, 13h58min

    Gente não há respostas desde 12/07/2009....
    Enfim .,...

    S

    sirlene carneiro Quarta, 23 de junho de 2010, 16h16min

    bom, meu pai autorizou uma conhecida morar nos fundo da casa, apenas com contrato verbal, ela prometeu que iria pagar: agua, luz, iptu antes de morar lá, mas não cumpriu e gastou muita agua, pois ela construiu nos fundos e comprou material, e quem contruiu para ela foi meu pai, claro sem a ordem de ninguém, minha mãe não aceitou só apenas ele. não pagou absolutamente nada e disse que não vai pagar e causa constrangimento para minha mãe com palavras de baixo calão. não tem nehum mês que ela esta morando lá. quero retira ela! como faço? ela fala que teremos que pagar a construçao!.

    C

    Cristina SP Original - No FAKE Sexta, 25 de junho de 2010, 3h37min

    A Todos os Locadores e Locatários deste Tópico

    Se tivessem consultado um advogado por ocasião da confeccção do contrato de locação, ou para os que tem contrato verbal, se tivesssem feito uma consulta. Não estariam hoje passando por esses dissabores.

    Consulte SEMPRE um advogado de sua confiança.

    E

    edilima Quinta, 12 de agosto de 2010, 16h02min

    oi boa tarde!

    olha eu sou enquilino, a três anos e sempre pagauei em dia o meu aluguel ate pagava antes do dia 12 de cada mês agora o dono,que fazer uma reforma na casa mais só falou para minha mulher e minha mulher me ligou e falou que ele parou ela no meio da rua e disse que agente teria que arruma um canto para ficar que ele ia fazer um reforma e queria que a gente fica-se três a quatro dias fora e deu a opinião da gente ficar na casa da minha sogra mais lá esta reformando e nós temos uma filha de quatro mês e ele disse que iria colocar nossas coisas em uma arrea que fica na frente da casa ai eu pensei se estragar as minhas coisas ele não vai quere pagar porque já queimou duas tv e estragou um sofa agora oque tenho que fazer?

    E

    edilima Quinta, 12 de agosto de 2010, 16h02min

    oi boa tarde!

    olha eu sou enquilino, a três anos e sempre pagauei em dia o meu aluguel ate pagava antes do dia 12 de cada mês agora o dono,que fazer uma reforma na casa mais só falou para minha mulher e minha mulher me ligou e falou que ele parou ela no meio da rua e disse que agente teria que arruma um canto para ficar que ele ia fazer um reforma e queria que a gente fica-se três a quatro dias fora e deu a opinião da gente ficar na casa da minha sogra mais lá esta reformando e nós temos uma filha de quatro mês e ele disse que iria colocar nossas coisas em uma arrea que fica na frente da casa ai eu pensei se estragar as minhas coisas ele não vai quere pagar porque já queimou duas tv e estragou um sofa agora oque tenho que fazer?

    C

    Celle Segunda, 18 de outubro de 2010, 10h49min

    Olá sou inquilina a 6 anos,a casa já é bem velha fizemos alguns consertos,só que de um ano prá cá a casa piorou quando começa a chover molha de mais está com muita goteira,alias uma enchorrada,uma das paredes esta até trincada,a parede ja deu uma boa afastada da calha e ela é de telha e forrada o que piora asituação mais ainda,já informamos para o dono da casa, para a imobiliaria que ficou de ir lá,só que ja passou a epoca da chuva e ninguém apareceu.Estavamos com medo até da parede cair pois passa muita agua quando chove.O proprietario mudou para outra cidade e deixou a casa ha uns 2 anos para a imobiliaria que por sinal nunca foi fazer uma vistoria o que é de praxe.Ja pedimos um engenheiro civil pra dar uma olhada na parede,ele falou que cair ela não cai mais que teria de consertar a parede.Eu queria saber quem tem que fazer esse conserto,se sou eu a imobiliaria que ja esta sabendo do problema tanto por nós e tanto pelo dono do imovel.

    A

    Andrezza 1980 Segunda, 25 de outubro de 2010, 16h05min

    Oi,meu contrato vai vencer no dia 12 de novembro de 2010,a proprietária do imóvel quer o imóvel só que eu não achei nem um outro pra poder desocupar o imóvel dela.Então queria
    saber se após o final do contrato eu tenho por direito uns meses de prorrogação pra
    encontrar um lugar?Sei que os meses que eu ficar vou pagar normal só queria saber se
    eu tenho algum prazo.Obrigada!

    A

    Andrezza 1980 Terça, 26 de outubro de 2010, 18h12min

    oi,por favor como eu posso está obtendo a resposta para a minha pergunta,muito obrigada.

    R

    ren.cesar Quarta, 01 de dezembro de 2010, 0h53min

    ola tenho uma grande duvida! Moro em um imovel ha 2 anos aproximadamente e o contrato não existe é tudo feito no recibo. Ha 1 mes e meio a casa foi vendida para a construtora e a corretora disse que a gente poderia ter um reembolso , mas ela sumiu recebeu a comissão dela e nem deu mas as caras por aqui. ela apareceu aqui e pediu para assinarmos um papel dissendo que a gente tinha a preferencia da compra. so que como não temos esta fortuna eu assinei a ela e coloquei uma observação dissendo que gostaria de um reembolso como ela havia prometido. e agora a antiga dona da casa que mora nas casas do fundo fica pressionando a gente a sair porque ela diz que nao vai receber o dinheiro enquanto os inquilinos nao saem. gostaria de saber o que pode ter de verdade nisto ? e se realmente eu tenho direito a um reembolso?

    M

    MARIA IZABEL LIMA Quinta, 13 de janeiro de 2011, 16h52min

    sou inquilina de um apartamento que apresentou problemas, os quais, as minhas expensas promovi reparos/conserto etc. Hoje fui tomada de surpresa quando tocou a campanhia DOIS policiais (PMs) que vieram lavrar um boletim de ocorrencia que a procuradora do Imóvel registrou contra mim sob a alegaçao de eu eu NAO quero devolver o imíovel. Cite-se que nao tenho o contrato formal(apenas verbal) estou residindo no imovel há apenas 10 meses, todos os pagamentos em dia. Indago que o procedimento da procuradora tem amparo na lei, ou seja, se a Policia pode vir a minha residencia para lavrar este tipo de ocorrencia. Qual caminho devo percorrer, pois NUNCA em toda minha vida tive um carro da policia estacionamento na porta da minha casa, policiais fardados, armados como se quisessem simplesmente me "intimidar" ? Estou nervosa, apavorada, DESESPERADA. Sei que ela tem a justiça para pedir a retomada do imóvel, mas daí a ir a POLICIA????? Quais os meus direitos diante deste fato devastador, ameaçador, intimidador, sei lá o que mais (desculpem-me estou muito nervosa). Posso fazer alguma coisa contra a ida dela a policia? a vinda da Policia a minha casa ? Me mudei para esta cidadezinha (gastei muito dinheiro com a mudança) APENAS e TAO SOMENTE porque o apartamento me fora alugado, pois do contra'rio eu NAO TERIA VINDO. POR FAVOR ALGUME ME AJUDE !!!!!!!!!!

    L

    Lucasr Terça, 01 de fevereiro de 2011, 23h19min

    moramos numa casa vai fazer 6 meses , Há no quintal 5 casas , nossa agua e luz é conjunta com outras pessoas , A Dona é de idade tem 60 anos , ela implica conosco e causa contrangimento e nos fala palavra de baixo calão , e minha mãe também faz isso com ela , Minha mãe alugou a casa verbalmente , pagou 2 meses de depósito 600,00 , a Dona pediu a casa e não quer receber o aluguel então vai vencer os deposito agora dia 12/02/2011 , Não estamos conseguindo encontrar nenhum imovel , ela disse que não vai aceitar o alguel e quer de qualquer maneira que nós desocupemos a casa .

    Ela ameaça cortar agua e luz , inclusive deixou nó 2 dias sem agua, gostaria de saber o que podemos fazer não há casa para alugar ''dificilmente'' estamos 2 meses procurando casas diariamente , vencendo o deposito quais são os nosso direitos sendo que ela não vai receber o aluguel , minha mãe disse a ela que se ela quiser que a gente saia ela que arrume um imovel para a gente pois precisa de fiador nas imobiliarias e é muito Dificil , não há condiçoes de morar lá inclusive alugamos a casa toda quebrada , e entra até ratos !