Aposentadoria por esquizofrenia.

Há 17 anos ·
Link

Olá!

Estou com um problemão....Minha filha tem 28 anos foi diagnosticada com esquizofrenia paranoide.Sempre teve instabilidade nos trabalhos e seu ultimo emprego com registro foi de 2 meses no final do ano passado,onde ela pediu demissão por um surto da doença... Gostaria de saber se ela tem o direito de aposentadoria por invalidez. Obs.o ano passado (2008),ela trabalhou com registro de agosto a outubro somente,e num surto pediu demissão pois acreditava que estava sendo perseguida. Agradeço desde já! Esqueci de mensionar,ela tem um filho de 8 anos que depende somente dela.

27 Respostas
página 1 de 2
Walter Rodrigues Filho
Há 17 anos ·
Link

Bruna

V precisa tomar as redeas desta problemática. Precisa de muita diplomacia e presença de espirito. Sua filha precisa reconhecer em V a única tabua de salvação.

Para ter direito a Beneficio do INSS por CID 10 - F20.0 esta é a codificação da esquisofrenia paranoide (ilusões auditivas + manias de perseguição) sua filha precisará:

1 - Ter qualidade de segurado quando da entrada do requerimento. Se ela tiver periodos espaçados sem contribuiições precisa estudar a possibilidade de ter perdido a qualidade de segurada e como contribuir para salvaguardar a qualidade de segurada.

2 - Ao tempo da Data de Inicio da Doença e da Incapacitação ter satisfeito o periodo de carencia com bem mais de 12 contribuições mensais consecutivas. Seja como empregada recentemente registrada e por largo periodo (melhor) ou como contribuinte autonomo ou avulso se tiver como provar formação própria para atividade independente.

3 - Precisará de um ou mais Laudos de médicos psiquiatras especialistas atestando a data de inicio da doença, a evolução para estado cronico, a caracteristica incapacitante para trabalho estudo etc, o prognóstico e a medicação ante psicótica adotada ao longo do acometimento.

4 - Se ficar patente que a doença teve inicio antes dela filiar-se ao RGPS ela muito provalvemente não conseguirá nada. A menos que prove que a doença era latente tanto que permitia a sua filha ocupações profissionais, de estudos e de cuidados com a casa, filhos etc e que a doença se agravou com sua filha já filiada ao RGPS e com o periodo de carencia superado e preferencialmente de longe.

5 - Evite partir desde logo para pedido de aposentadoria por Invalidez. Já iria demonstrar que se sabe do histórico e da Incapacitação definitiva. Ademais ela precisaria se Interditada o que é um passo muito sério que a familia via de regra reluta em dar. O mais aconselhavel é pleitear pelo Auxilio Doença e somente depois de demonstrado a perseverança, a irreversibilidade e agravamento da doença requerer pela Ap por Inv.

boa sorte

Gustavo iniciante
Há 17 anos ·
Link

Dr. Walter,

Aproveitando a discussão e considerando que V.Sª demonstra profundo conhecimento sobre o tema, pergunto se a pessoa aposentada por invalidez em decorrência da esquisofrenia tem direito ao adicional de 25%.

Em caso positivo, deve-se requerer administrativamente ou pode-se ir direto ao Judiciário? Em qualquer dos casos pode-se pedir retroatividade à data da concessão do benefício?

Grato

Walter Rodrigues Filho
Há 17 anos ·
Link

Ricardo

Não importa se o cidadão a que se refere é seu amigo ou parente etc. O adicional de 25% é concedido em casos onde fique muito bem comprovado a real necessidade de acompanhamento por largo periodo do dia de pessoa profissional relativamente especializada. Donde se conclui que não cabe o adicional para cobertura de despesa com uma empregada doméstica. Pode-se tentar. Nada impede. E vai que de repente cola...

Sempre bom começar segotando a via administrativa. Mesmo porque a data do requerimento administrativo é o marco inicial para concessões outorgadas pelo poder judiciario

Retroativo ? Afora o acima exposto? Nunca ouvi falar.

Alida
Há 16 anos ·
Link

Um pessoa ainda jovem(entre 17 a 20), diagnostificada com esquizofrenia, mas que ainda nunca trabalhou, pode pedir algum tipo de aposentadoria?

Walter Rodrigues Filho
Há 16 anos ·
Link

Não. Mas é bom documentar a caracterização da incapacitação quando ainda menor pois poderá ter direito à pensão de ascendente

Edilzete Cordeiro
Há 13 anos ·
Link

Hoje fui no psiquiatra ele diagnosticou que estou com F20.0 F31.9,isto e grave ?

Edilzete Cordeiro
Há 13 anos ·
Link

Ele me deu 6 meses para reagir a medicaçao.Vou passar na pericia dia 26,se por acaso eu nao reagir ele pode me aposentar?

Soldado Ferido
Há 11 anos ·
Link

Ola Amigos eu Estou a 5 anos Afastado da empresa devido ter Desencadeado uma doença crônica degenerativa Esquizofenia paranoide tenho aproximadamente 18 Laudos por medicos diferentes comprovando o mesmo CID 10 f 20 agora eu passei pela pericia e recebi a Posentadoria por invalidez preciso de Ajuda na empresa que eu trabalhava era em um Supermercado Muito Grande no Setor de Acouguer sair de Lar Surtado Fui para um Hospital e não tive mais como volta ao trabalho não Aguento mais barulhos ha momentos que eu nem mesmo sei quem sou eu ja trabalhei em outras empresas poucos tempos devido não mim sentir bem pedia para Sair nunca conseguir Concluir os estudos agora eu preciso saber como e mesmo que uma esquizofrenico tem condições de volta ao trabalho estou perdido no tempo por favor mim ajude quem pode

Aguardo Informações

Adolfo Jose
Há 11 anos ·
Link

Soldado Ferido, eu tenho esquizofrenia e estou afastado do INSS a 1 ano... foi dífícil você se aposentar ? vc consegue interagir com outras pessoas ? eu tenho perseguição acho q meu ex chefe me persegue ate hoje.

Erica Lemos Stumm
Há 11 anos ·
Link

SOLDADO FERIDO vc quer voltar ao mercado de trabalho?

Soldado Ferido
Há 11 anos ·
Link

Olha Erica Lemos eu ate tinha vontade como relatei porem eu não tenho mais força queria ser alguem normal Porque a sua pergunta ??

Erica Lemos Stumm
Há 11 anos ·
Link

eu tenho alguem na familia na mesma situacao soldado ferido, o inss te aposentou?

Imagem de perfil de roberto vieira martins
roberto vieira martins
Advertido
Há 11 anos ·
Link

EU FUI APOSENTADO POR INVALIDEZ TOTAL E PERMANENTE POR DEPRESSÃO PSICOTICA RECORRENTE CID F33.3 PELA JUSTIÇA FEDERAL. QUALQUER ASSUNTO A O RESPEITO DESTE TIPO DE APOSENTADORIA MEU EMAIL É [email protected].

Vivian Olivia
Há 10 anos ·
Link

Fomos todos afetados e estamos todos na família sofrendo com a condição de meu filho não existe mais conforto, Paz, estabilidade ou qualquer tranquildade no meu Lar minha vida desmoronou e quem também terminou doente em uma cama, sou eu! http://www.novelasdavidareal.comunidades.net/ podem acessar o site e ver pelo tudo que estamos passando. É triste, é uma condição perigosa, eles tentam se matar, fazem coisas estranhas... só Deus para salvar meu filho e um dia limpar minha mente de tudo que ja viví até agora

Elison Nunes
Há 10 anos ·
Link

Voce consiguiu se aposentar eu tambem estou com esquizofrenia e nao sei o que fazer

araujo
Há 10 anos ·
Link

gostaria de saber se uma pessoa que tem 29 anos hoje, tem esquizofrenia desde os 16 anos, comprovados com laudos médicos, trabalhou em 3 empregos de carteira assinada, neste ultimo com 7 meses. Fazia tratamento, mais parou seu tratamento por conta própria, e pretende voltar. Estava passando por problemas novamente, alucinações, não esta conseguindo trabalhar, ja passou por médicos que o encaminharam para voltar a fazer o tratamento novamente. Queria saber se essa pessoa teria algum direito se conseguiria algum beneficio ou não.

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Depende se ele perdeu a condição de segurado.

Essa pessoa não pode decidir parar o tratamento, o que ele tem não é virótico como uma gripe, que tratou e acabou a doença. Ele tem de entender que ela faz parte dele, até que a ciência encontre um modo de mudar isso, ele não tem cura, só tratamento. Se ele não quiser ser internado ele não pode parar.

Daniel Antônio
Há 9 anos ·
Link

Sou servidor público do Tribunal de Justiça de determinado Estado da Federação. Estou há aproximadamente um ano afastado de minhas funções por conta de Esquizofrenia Paranóide. Passei por três médicos diferentes, os quais me diagnosticaram da mesma forma. O que devo fazer?

Henrique
Há 9 anos ·
Link

Dr boa noite , minha mae tem esquizofrenia a mais de 10 anos temos varios laudos medicos que comprovao a doença recentemente minha vo montou um prosseço de aposentadoria no inss e ja passou pela pericia medica e tudo mais estamos aguardando um resultado e de forma ppossivel uma aprovação ?

Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Não temos como saber, terão de aguardar o resultado

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos