Meus pais necessitam fornecer uma procuração para uma tia afim de vender um imóvel. Meu pai não pode comparecer a transferência pois sofreu derrame recentemente e qualquer locomoção é difícil. Para a minha mãe também seria um transtorno pois o local é muito distante. Ouvi dizer que não pode ser feita procuração particular, somente pública, isso é verdade? Qual seria o modelo para fazer essa procuração? Agradeço a quem puder ajudar.

Respostas

    A

    Ana Moura Sábado, 31 de março de 2012, 18h48min

    Pergunta. Sim. Entendi. Eu pretendo vender o imóvel sem corretor, mas para isso preciso ter argumentos para não levar a advogada junto e a corretora dela. o que eu quero saber é: Então basta a inventariante ir sozinha com o comprador no cartório, sem necessidade de advogado ou corretor. Aí como eu devo proceder? A Inventariante tem que reconhecer a firma e apresentar o Alvará na hora de registrar a venda? Porque se a advogada se recusar a me acompanhar eu vou ter que fazer sozinha e não quero errar....

    A

    Adno Carvalho Quinta, 17 de maio de 2012, 0h10min

    Boa noite, meu pai tem um imóvel para vender, ele quer passar uma procuração para que eu venda, este imóvel ainda não registro de imóvel, ele pode passar uma procuração particular pra mim e eu para o comprador, já que o imóvel ainda nao tem esse documento?

    A

    Adv. Antonio Gomes Quinta, 17 de maio de 2012, 1h56min

    Não. Só vende ou autoriza vender que é proprietário. Proprietário para efeito legal é aquele que cujo imóvel consta a matricula regular no Registro de Imóvel competente.

    G

    Gatil Rio de Janeiro Sexta, 15 de junho de 2012, 20h30min

    Um amigo da minha família de nacionalidade americana está interessado em comprar um imóvel no Brasil, mas ele não tem tempo para passar meses no Brasil . A compra de imóvel leva tempo, pois ao receber o sinal o vendedor pede 30 dias para tirar as certidões para escritura. Além disso, há outro problema: eu encontro um imóvel em boa localização e preço compatível. Então ele terá que pedir permissão no trabalho , verificar disponibilidade de vôos etc. E se ele chega aqui e o dono do imóvel resolveu não esperar? Então precisaríamos de uma procuração para que eu possa fazer todo o processo de escritura em nome dele. Pergunto: Pode ser escritura particular? E que documentos são necessários para que se registre o imóvel em nome dele? Lembrando que ele não possui CPF nem nenhum documento brasileiro. O consulado do Brasil somente emite procuração pública para brasileiros ou residentes no Brasil. Outra pergunta: Como faríamos quando ele precisar vender o imóvel? Já li que para venda a procuração deve ser pública. Imagine um estrangeiro passando vários meses no Brasil até vender seu imóvel. Ele teria que ficar desempregado no país dele.
    Desde já agradeço qualquer esclarecimento.
    Att
    Regina

    A

    Adv. Antonio Gomes Sexta, 15 de junho de 2012, 21h31min

    Síntese é tudo. Exclusivamete atraves de procuração pública constando poderes especificos seja para compra e/ou para venda de bens imóveis. Digo, procurar um cartório de notas para receber instruções pontuais sobre o questionamento.

    L

    Laerte Rech Sexta, 22 de junho de 2012, 23h55min

    PERGUNTA: Comprei um imóvel, através de um contrato de compra e venda, em uma imobiliária. O contrato foi assinado pelo procurador do vendedor do imóvel. Nesse imóvel foi edificado uma casa que foi construída por conta do procurador. No contrato consta que: ”a casa não foi averbada na matrícula, ficando por conta do comprador todas as despesas necessárias para a regularização do imóvel.” Estou ciente que vou ter que pagar INSS e a averbação. Quero saber se posso enfrentar algum tipo de problema com relação a regularização do imóvel, caso o procurador ou o proprietário tenha alguma irregularidade com relação a declaração do imposto de renda ou outro tipo de irregularidade? Quem deve assinar a escritura pública e o registro é o procurador ou o vendedor? Quem pode ou deve encaminhar o pedido de regularização do imóvel, junto a receita federal, eu, o vendedor do imóvel ou o procurador?

    O

    ONDA Sábado, 23 de junho de 2012, 17h46min

    Cortarão a minha luz com 1 mes e8 dias de atraso e não mim a vizarõ isso e certo

    L

    Luiz Gustavo Quarta, 08 de maio de 2013, 12h21min

    Estou comprando um terreno onde o vendedor que mora em Tokio(japão) forneceu uma procuração através do consulado e que foi traduzida par o portugues- Gostariande saber se tal procuração ja tem força publica- e o que devo fazer para saber se é valida para a aquisição do terreno?