Tempo de espera na fila de um Banco
Olá, Gostaria de saber qual é o tempo máximo permitido por Lei que uma pessoa pode ficar em uma fila de um Banco? Existe essa Lei? se existir como fazer para provar que uma pessoa ficou na fila do Banco além do tempo permitido?
Se alguem puder me ajudar, agradeço, é porque conheço situação de fila de Banco que demora tanto tempo para ser atendido que realmente é uma humilhação.
Tempo de espera na fila de um Banco 1 comentário
suellen | florestopolis/PR há 2 dias
Olá, Gostaria de saber qual é o tempo máximo permitido por Lei que uma pessoa pode ficar em uma fila de um Banco? Existe essa Lei? se existir como fazer para provar que uma pessoa ficou na fila do Banco além do tempo permitido?
Se alguem puder me ajudar, agradeço, é porque conheço situação de fila de Banco que demora tanto tempo para ser atendido que realmente é uma humilhação. EditarPermalinkMensagem inadequadaMensagem inadequada Responder
Leva a sua senha (contem o horario em que voce a retirou) e o comprovante do pagamente que tambem tem o horario que foi pago e ve o tempo que demorou para ser atendido. Seria fácil tambem caso o funcionario que te atendeu colocasse o numero da senha e rubricasse para que nao tivesse duvidas de que era a sua senha mesmo.
COMPLICOU. HAHAHA Mas quem tem que provar algo são eles e não você. Ocorre a inversao do onus da prova, se nao me engano. Mas se insiste tanto, sei la, talvez colocar o horario que chegou e pedir o caixa so pra assinar ou o gerente e depois o horario que efetuou o pagamento deve ajudar. O problema vai ser se eles não quiserem ... até pq estarao fazendo prova contra eles mesmos. Mas ai voce afirma que ainda pediu o gerente para que fizesse tal coisa e ele se recusou.
Olha, entrar com processo todo mundo pode, o negócio é ter êxito na demanda judicial. Trabalho em um escritório que presta acessoria jurídica para um banco. Até o momento não vi nenhum êxito. As sentenças são sempre no mesmo sentido.. pois aguardar em filas de banco não gera dano moral... trata-se de mero dissabor.. facilmente suportado pelo autor. Os autores mencionam as leis estaduais... mas a competência é federal.. e por ai vai... várias são as argumentações dos juízes, mas o resultado final é sempre o mesmo... não caracteriza dano moral. Vejam a jurisprudência do TJRJ:
RESPONSABILIDADE CIVIL - SERVIÇO BANCÁRIO -TEMPO DE ESPERA NA FILA DE BANCO - DANO MORAL NÃO CONFIGURADO - Não merece prosperar o pedido do autor, haja vista que o mero aborrecimento não implica na reparação de ordem moral, até por que, no presente caso não houve ofensa a qualquer direito subjetivo da personalidade. O fato de ter permanecido o autor na fila do banco por mais de uma hora para ser atendido, caracteriza, sem dúvida, a prestação defeituosa de serviço pelo apelante. Entretanto, a prestação defeituosa do serviço não gera, por si só, a obrigação de indenizar se não ficar caracterizado o dano. Verbete de Súmula nº 75 do TJERJ. Provimento ao recurso.
Suellen, são leis municipais que legislam sobre o tempo de espera em filas bancárias. Cada cidade tem uma lei específica. Há cidades que não têm essa lei.
O que você deve fazer e saber qual decreto e lei que fala sobre isso na sua cidade. Procura saber isso que fica mais facil responder com clareza sua pergunta.
Abraço.