K

    Karen Prado Terça, 04 de junho de 2013, 20h54min

    Olá, boa noite.
    Gostaria muito de saber como faço e qual órgão publico devo procurar para mudar meu primeiro nome.
    Bem, eu me chamo Karen e tenho 19 anos. Desde minha infância sofro muito com piadas em relação ao meu nome.. tipo aaah kari de dente é ?
    É super desconfortável e constrangedor. De tanto ser motivo de gozação mais ou menos a partir dos 12 anos comecei a me apresentar pelo apelido de família que é Karol. Todos na minha família inclusive minha mãe e irmã me chama assim, e hoje em dia todos me conhecem como Karol. Hoje me sinto mais confortável por meu amigos me chamarem de Karol e eu não ser mais a piada da roda. Porem quando tenho que apresentar documentos e coisas do tipo volta o constrangimento. Por isso queria mudar o nome. Tenho chances? Como faço?

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 04 de junho de 2013, 21h07min

    KAREN

    Você deverá contratar um advogado cível para ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum de sua cidade. Mas a probabilidade de mudança de seu nome KAREN é pequena, pois não é constrangedor do ponto de vista judicial.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    G

    Gustavo Rodrigues Quinta, 31 de julho de 2014, 11h49min

    Olá , meu nome é Enoc Gustavo Vianna Rodrigues, mas eu queria mudar o enoc para enoque, já que sou evangélico e essa é a grafia correta e também muita gente faz piadinhas tipo nhoc de carne, etc, e se possível colocar Gustavo Enoque. O dr. acha que seria possível?

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 31 de julho de 2014, 12h05min

    GUSTAVO

    Seu primeiro prenome ENOC é muito simples de excluir porque proporciona inúmeros trocadilhos, portanto, expõe ao constrangimento. É possível aproveitar o mesmo processo para incluir algum sobrenome avoengo para evitar a homonímia. Mais detalhes veja o blog abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    G

    Gustavo Rodrigues Quinta, 31 de julho de 2014, 16h53min

    então seria possível colocar Gustavo Enoque??

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 31 de julho de 2014, 19h21min

    GUSTAVO

    Depende do juiz que julgar seu processo. Meus processos vão para o juiz de registros públicos de São Paulo e ele julgaria excluindo o Enoc (e não alterando a grafia e nem a posição) mediante inclusão de um sobrenome avoengo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    G

    Gustavo Rodrigues Quinta, 31 de julho de 2014, 20h41min

    ok, muito obrigado Dr. Me ajudou muito.

    K

    K.N Quinta, 31 de julho de 2014, 22h04min

    Boa noite!!!
    Meu nome é KLEIDIRNEA e tenho 30 anos,pode parecer simples em vista de muitos nomes,mas só quem passa por esse problema sabe o quanto sofro e sofri por isso. Sinto "inveja" de quem tem um nome normal,era só isso que queria,que fosse pelo menos normal. Ouvir pessoas dizerem: tadinha...onde sua mãe estava com a cabeça,que nome horroroso me dói muito.Me dói a ponto de não conseguir ir a uma consulta médica,fazer uma faculdade e até mesmo me casar ...qualquer tipo de coisa que peça documentos me trava de uma forma inexplicável. Me chamam de tantas coisas que seria até difícil escrever aqui,todos tem dificuldades para dizer,ler e escrever. Emfim,quando soube que existe uma luz no fim do túnel,senti uma alegria tão grande,e esperança de uma nova vida.
    Tudo isso foi apenas um resumo do quanto sofro com essa situação.
    Espero ansiosa por uma resposta,seja boa ou ruim.
    Muito obrigada pela atenção e estarei orando!!!

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 31 de julho de 2014, 22h13min

    Kleidirnea

    Seu prenome é muito simples de ser alterado pela via judicial. Veja mais no blog abaixo.

    Herbert
    www.mudarnome.blogspot.com

    K

    K.N Sexta, 01 de agosto de 2014, 9h57min

    Moro no Espirito Santo. O Dr poderia pegar o meu caso? Ja entrei em seu blog e fiquei mto segura com seu trabalho.
    Muito obrigada pela atenção.
    Meu email é [email protected]

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 01 de agosto de 2014, 10h21min

    KN

    Eu advogo somente no Estado de SP. Mas a alteração pretendida é muito simples e qualquer advogado de sua cidade poderá realizar.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 18 de outubro de 2014, 8h06min

    COLEGA

    É possível alterar NOMES por motivos de constrangimento, erro de grafia, homonímia, unissex, transexualidade, apelido, cacofonia, estrangeirismo, regionalismo, religiosismo, etc.

    É possível alterar SOBRENOMES para incluir ou substituir por sobrenomes de avós ou bisavós, incluir sobrenome de companheiro, por constrangimento, comum, transposição, cidadania, etc.

    Ambas as possibilidades devem ser através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado no fórum da cidade onde o requerente reside ou trabalha.

    Por experiência é um processo judicial simples, rápido, barato e que pode ser feito em qualquer IDADE (criança, adolescente, adulto) e em qualquer ESTADO CIVIL (solteiro, casado, divorciado).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com
    http://mudarnome.blogspot.com

    VEJA MAIS NO BLOG ACIMA SOBRE:
    -Alteração de Nomes Constrangedores
    -Alteração de Prenomes Constrangedores
    -Alteração de Sobrenomes Constrangedores
    -Alteração de Nomes Ambíguos e Unissex
    -Mudança de Nome e Sexo de Transexuais
    -Mudança de Nome Homônimo ou Comum
    -Mudança de Nome e Sobrenome de Criança
    -Inclusão de Sobrenomes em União Estável
    -Inclusão de Sobrenomes de Bisavô Falecido
    -Inclusão de Sobrenome para Dupla Cidadania
    -Inclusão de Sobrenome de Padrasto e Madrasta
    -Inclusão de Apelido Público e Notório ao Nome
    -Inclusão ou Exclusão do Sobrenome do Cônjuge
    -Exclusão das Partículas de Ligação: Da, Dos, De
    -Transposição da Ordem dos Nomes e Sobrenomes
    -Alteração no Brasil de Nomes Alterados no Exterior
    -Transliteração de Sobrenome Estrangeiro Abrasileirado

    DR. HERBERT C. TURBUK - OAB/SP 138.496
    Mestre em Direito - USP - Professor de Direito

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 02 de setembro de 2015, 14h38min

    '